sexta-feira, 25 de junho de 2010

Muffins de Banana


A receita que eu fiz ontem está a rumo do desastre - trufas de maracujá que eu não consigo fazer bolinhas com a massa! Maldita gelatina =/ Será que eu coloquei a mais sem querer? A massa está fora da geladeira agora, vamos ver se amanhã dá certo. Mas acho que vou mudar de idéia e rechear um bolo! Estou louca pra fazer trufas, farei outra receita pois esta daquelas revistinhas Ana Maria não valeu.

Em compensação esses Muffins ficaram maravilhosos. Fáceis de fazer, e nutritivos. Ótimos para servir os sobrinhos quando crescerem!

E o Brasil, pra variar, fez um joguinho xoxo. Fazer o que? Pelo menos os times "mais fortes" foram pro grupo da Argentina. Será que ganharemos a 6a estrela?

Beijos

Muffins de Banana

135g de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de cada: bicarbonato de sódio, fermento em pó e canela
Uma pitada de sal
150g de açúcar
1 ovo
40g de manteiga derretida morna
25ml de leite
1 banana picadinha bem fina - usei uma banana média, não vou lembrar o tipo!

Pré aqueça o forno a 180°C. Coloque 7 forminhas de papel em formas próprias para muffins.

Em uma tigela, misture os ingredientes secos: a farinha, o bicarbonato, o fermento, a canela e o sal. Em uma outra tigela, bata com um fuê o açúcar e o ovo até obter um creme claro. Adicione a manteiga e o leite e misture para incorporar. Por último coloque a banana picada a colheiradas e misture tudo com o preparado seco delicadamente - não precisa bater com a batedeira não, é só misturar bem e garantir que não sobre farinha no fundo da tigela.

Encha as forminhas com 1/3 de xícara (80ml) de massa e leve ao forno pré aquecido por 25 minutos ou até dourar. Sirva com café ou chá em um lanche da tarde, é ma-ra-vi-lho-so.

Rend. 7 muffins.

3 comentários:

  1. Eu gosto muito de coisas feitas com banana, e gostei muito da idéia de cortar pequeno a banana, pois as receitas que mandam amassar resultam em um bolo tipo sola de sapato. Vou fazer a sua receita de muffin e vou usar açucar mascavo (eu acho que combina bem, e tb tem mais minerais) e vou apresenta-la no meu blog!
    Deve ter ficado otimo!

    ResponderExcluir
  2. Eu tb adoro qualquer coisa feita com banana, seja doce ou salgado. Preciso muito estrea minha forminhas.

    te contei da receita de muffins salgados, ahammm, de mussarela de búfala com tomate seco e cebolinha verde. Comi no Starbucks e to procurando uma receita pra fazer em casa.

    ResponderExcluir
  3. Oi Dani! O livro fala em "2 small ripe mashed bananas" mas eu não quis amassa-las não. Fatiei em rodelinhas e ai piquei as rodelas em tirinhas, depois piquei de novo. E não acho necessário o açúcar mascavo, talvez beeem pouquinho pq o aroma de canela que perfuma a cozinha... nem te conto que delícia huuuum, faria mais mil vezes pra perfumar a casa assim. E ele já fica bem marrom, não sei se cvom o açúcar eles escureceria mais. Faz e depois me conta! Bjus

    Hanna querida, do Starbucks amo o de blueberries... fui ver o preço aqui das blueberries e quase cai pra trás! Não sou mto fã de muffin salgado não hahahahaha Gosto bem de um açúcar! Bjus

    ResponderExcluir