quarta-feira, 16 de junho de 2010

Torta de Chocolate Merengada



Como prometido, a tal da torta! Ela ficou i-gual-zi-nha a foto do livro... com a excessão de que o recheio meio que desmelinguiu - alguém ainda usa esse termo? Acho que foi por causa dos morangos que coloquei, mas não por isso menos deliciosa! Ela dá um pouco de trabalho, mas compensa tudo na primeira garfada!

E o jogo do Brasil? Não deu aquela emoçãaaaao, tanto é que aqui nem parecia que a gente tinha ganho!
Aff, Alemanha jogou bem melhor! O Kaká coitado só de atrapalhou!

Beijos

Torta de Chocolate Merengada

Base
225g (60 unidades em um pacote de 330g) de biscoitos digestivos sabor chocolate*
100g de manteiga sem sal derretida

Recheio
3 gemas
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
4 colheres (sopa) de farinha de milho
600ml de leite
50g de chocolate ao leite picado
50g de chocolate meio amargo picado
2 caixinhas de morangos

Cobertura
3 claras em neve
150g de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Comece pelos morangos, lave-os e pique-os no sentido do comprimento. Reserve.

Cobertura
Bata as claras na velocidade máxima da batedeira até atingir picos firmes. Adicione 2/3 do açúcar e continue batendo. Desligue a batedeira, e adicione o resto do açúcar a colheiradas, mexendo até incorporar e ficar um merengue brilhante. Reserve.

Base
Coloque os bicoitos dentro de um saquinho plástico e esmágue-os com o rolo de macarrão - como não tenho um, amassei todos os biscoitos em um pilãozinho até esfarelar, mas não muito. Tranfira-os para uma tigela. Derreta a manteiga e deite-a na mistura, amassando tudo com os dedos até ficar combinado (a receita pedia metade da quantidade de manteiga mas não achei nem um pouco suficiente, nem umideceu a massa direito!). Forre uma forma refratária para tortas, de 24cm de diâmetro, com mistura no fundo e dos lados, pressionando bem.

Agora, pré aqueça o forno a 160°C.
Derreta o chocolate em banho maria e reserve.
Em uma panelinha, aqueça os 600ml de leite até ferver. Desligue do fogo.

Recheio
Em uma tigela, com um fuê, bata as gemas com o açúcar e a farinha de milho peneirada. Adicione um pouco do leite se necessário. Deite todo o leite na mistura batendo bem com o fuê para que incorpore. Leve essa mistura novamente a uma panelinha, no fogo baixo, mexendo sempre. Deixe cozinhar suavemente até engrossar - uns 3 a 4 minutos. Adicone o chocolate derretido e despeje tudo na base de biscoitos. Coloque os morangos por cima - não existe muita ordem aqui. Achei a quantidade pouca - é porque eu tinha que usar esses morangos senão estragava, mas pro meu marido foi o suficiente pois ele não gosta.

Pegue o merengue reservado, e adicione a baunilha. Misture.

Agora, cubra a torta com o merengue - com as costas da colher faça um acabamento atraente. Leve a torta ao forno pré aquecido, por 30 minutos, ou até que o merengue doure. Sirva quente ou morno**.

Rend. 6 pessoas.

*os biscoitos digestivos são o de maizena, ou aquele maria. Já vi maizena de chocolate mas não achei, usei um marilan simples com esse sabor.

**A torta gelada também não fica ruim! Não sei se por causa dos morangos o recheio ficou bem líquído, depois da geladeira ele firmou.

Um comentário:

  1. MINHA NOSSA SENHORA, é pra quebrar meu regime de vez hein amiga? hehehe.. tudo com uma cara excelente, rs!!
    Bjoooo!!!!

    ResponderExcluir