quarta-feira, 30 de junho de 2010

Bolo de Chocolate com recheio Trufado de Maracujá para um aniversário especial

Dá pra ver pelo meu sorriso que ela é especial né?


Meus leitores por favor não reparem que essa semana muitas pessoas queridas fazem niver! E essa minha amiga é mais do que especial. Quando éramos pequenas ela fez a honra de tornar verdadeira a palavra "melhor amiga". Antes eram poucas que podíamos chamar assim, talvez uma ou duas e hoje temos várias, mas tem aquelas que mesmo quando o tempo passa, continuam seguras no nosso coração. Ana Flávia é uma delas! Gente, só pra vocês terem noção, ficamos uns 13 anos sem se falar. Ela mudou de cidade, eu perdi contato, o tempo passa, adolescência, namorados, faculdade e já viu né? A vida passa. Graças a uma outra amiga que passou no meu trabalho e disse que ainda falava com ela, e me deu o email... pronto, 13 anos afastadas foram recuperados em dezenas de emails. 



Nos encontramos uma vez em Sampa e outra na nossa viagem pra Europa - quer maior coincidência eu estar com minha irmã em Praga no mesmo dia em que ela estava com o marido? Pois é, não é para nos separarmos mais. E tinha dia que sonhava com ela, não me conformava da gente ter se perdido por aí e agora, no meu dia mais especial ela teve a honra de aceitar ser minha madrinha de casamento! E hoje é seu aniver! 28 ou 29 amiga, agora você me pegou?! E dedico esse post a você, que sempre foi linda, carinhosa, amável e principalmente amiga! Desejo muitas felicidades, amor, sucesso, perseverança com a nova família e mais encontros juntas. Calma, meu álbum está quase pronto e a gente marca de se ver. Te amo! Muito! Sempre! E esse bolão gostoso eu dedico pra você também... facinho, e a filhota pode ajudar!
Mil beijos



Bolo de Chocolate com Recheio Trufado de Maracujá
Lembram daquelas trufas que não deram certo? Então, recheei esse bolo! Mas vou passar a receita sem a gelatina porque ela é dispensável, realmente.

Massa
1 caixinha de massa pronta Dr. Oetker sabor chocolate
3 ovos
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de chocolate em pó dissolvidos em 150ml de leite - não estranhem, eu sempre ponho mais chocolate no bolo de chocolate e mais baunilha no de baunilha.

Recheio
1 lata de leite condensado
200g de chocolate branco picado
5 colheres (sopa) de suco de maracujá concentrado
1 caixnha de creme de leite

Cobertura Ganache
100g de chocolate meio amargo picado
1 xícara (240ml) de creme de leite fresco

Comece pela cobertura: em uma panelinha, aqueça o creme de leite fresco e junte o chocolate meio amargo. Leve a mistura a fervura, e cozinhe por mais 3 minutos. Despeje em um pequeno bowl e leve a geladeira por 1h pelo menos - a cobertura vai engrossar e fica mais fácil pra cobrir o bolo. Fora que é uma delícia gelado!
Agora, faça o bolo de acordo com as instruções da embalagem. Usei uma forma redonda de 23cm de diâmetro untada com manteiga e farinha. Enquanto isso, faça o recheio: em uma panela pequena, faça o mesmo da cobertura de ganache:  esquente o creme de leite - mas não deixe ferver. O creme de leite normal, talha ao ferver. Despeje o chocolate - ele vai derreter com o calor do creme de leite. Junte o leite condensado e o suco de maracujá e cozinhe em fogo brando até engrossar. Reserve.
Quando o bolo estiver pronto, desenforme e corte pela metade - acredite, não é difícil! Pegue uma faca enorme e vá em frente. Fiquei tão orgulhosa de mim! Recheie com o preparado trufado e "feche" com a outra metade do bolo. Cubra com o ganache gelado e sirva a seguir.

Ficou maravilhoso.

Rend. 8 porções

5 comentários:

  1. Minha querida, estou tão emocionada com esse presente! A amizade realmente é uma sementinha, que plantamos juntas, com muito carinho, singeleza e dedicação e, ainda que tenham se passado esses anos, nos surpreendeu com esse reencontro, em resultado aos dias e dias de lanchinho na sua casa e das nossas Barbies. Até parece que esse vão no tempo foi para agregarmos mais assunto pros nossos bate-papos, né? Tenho orgulho de ser madrinha dessa união tão bela e a honra de ser sua grande amiga. Muito obrigada pelo lindo post e pelo delicioso presente. O seu bolo vai ser o meu bolo de aniversário! Um beijo grande. Amo você. Ana.

    ResponderExcluir
  2. Rende oito porções?
    Liv querida, eu sendo viciada em maracujá e chocólatra assumida, esse bolo vai render porção única inteiramente minha... kkkk

    Adorei essa de colocar chocolate branco no recheio com a trufa de maracujá, eu sempre faço com gelatina incolor e sem chocolate.
    Obrigada por compartilhar as receitas com a gente!!!

    Bjus mattlicious!

    ResponderExcluir
  3. Oi Li!! Ficou lind seu bolo e parece uma delicia! Eu fiz essa trufa de maracujá, é muito boa mesmo!! E essa de fazer o bolo de caixiha foi perfeita! hahahaah nao tem como errar! Tentei fazer o bolo da Patricia mas nao deu muito certo! nao tive paciencia de esperar batar muito na batedeira! hahahaha enfim! adorei!! beijos saudades

    ResponderExcluir
  4. Ana querida você quer me fazer chorar? Espero que saiba o quanto agradeço todos os dias pelo fato da gente ter se reencontrado! Eu só tinha lembranças ótimas da minha infância e você era parte dela! Esse post foi só uma pontinha do que eu sinto pela nossa amizade! Amizade mais do que verdadeira! Não esqueço até hoje de pensar a sua reação quando lesse aquele meu primeiro email. E não esqueço o seu "AAAAAAAA" na resposta! E que você ligou pra sua mãe! Fico muito muito contente, pq imaginava q ia me chamar de louca e nem lembrasse de mim! Mas lembrou e agora podemos recuperar o tempo perdido! Um bjo enoooorme!

    Lari!!! Que mattlicious te ver por aqui! kkkk Eu calculei mais ou menos 8 pedações mas vc pode comer tudo sozinha sim! Só cuidado com os kg temos q ficar lindas para nosso muso! E o trufado é pelo chocolate, a gelatinha deixa tudo meio... molenga! Não vejo a hora de te conhecer! Sei que vamos nos dar mto bem!
    Gubkisses 4U!

    Rô!!! Bolo de caixinha é o q há! kkkk Eu não tinha uma receita certa pra usar na fôrma que comprei, então peguei um de caixinha q dá a medida certinho. Fora que é beeeem mais prático! Saudades! E guenta coração amanhã! Vamos te ligar com certeza! Bjuuuu

    ResponderExcluir
  5. MINHA NOSSA SENHORA, eu querooooooooo Liv!!! Nossa, fiquei com mtaaaa água na boca.. AMO chocolate, e AMO chocolate + maracuja, rs.. Ai, será que eu acerto???? Vou tentar!

    ResponderExcluir