sexta-feira, 18 de junho de 2010

Brownies de Doce de Leite



Vou levar essa sobremesa no jantar com 3 outros casais hoje. Depois de acordar meio dia - sim, a vantagem de não trabalhar é não ter hora pra acordar quando você está com aquela senhora cólica aff-  arrumei a casa, passei e lavei roupa e arrumei a cozinha, e agora mãos a obra! Muito fácil de fazer! Sucesso garantido pra acompanhar um sorvete... Dobrei a receita e usei uma forma de 28cm x 22cm deu certinho! Rendeu 20 pedações.

Brownies de doce de leite
daqui

115g de manteiga em pedacinhos
170g de chocolate meio amargo picados em pedaços
25g de cacau em pó - usei Toddy
3 ovos grandes
200g de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha - usei essência
140g de farinha de trigo
100g de nozes ou pecãs, levemente tostadas e picadas (opcional) - não usei
250g de doce de leite

Pré-aqueça o forno a 175ºC.

Forre uma forma retangular de 22 x 16 cm com papel alumínio, de forma que fiquem partes de papel para fora da forma, formando "alças". Se você não tiver uma folha grande papel alumínio, coloque duas folhas cruzadas. Unte o papel com manteiga. Se quiser grudá-lo bem, unte a forma antes de colocar o papel. Gruda que é uma beleza!

Derreta a manteiga numa panela média. Junte o chocolate e mexa sem parar, em fogo bem baixinho, até derreter. Retire do fogo e misture o cacau em pó (a mistura vai parecer sedosa). Junte os ovos, um por vez, o açúcar, a baunilha e a farinha. Se for usar, adicione as nozes.

Coloque metade da mistura na forma; vá pingando colheradas de doce de leite por cima e dê uma misturada leve com um garfo ou faca, sem mexer demais. Coloque o restante da massa de brownie por cima, pingue o restante de doce de leite e proceda da mesma forma - eu fiz de outro jeito: coloquei toda a massa e pinguei o doce de leite por cima e fiz os "rabiscos" com o garfo. Achei que fazer do modo como a receita indica ficaria muito raso e difícil de espalhar o doce de leite.

Asse por 35 a 45 minutos - os brownies estarão prontos quando o centro estiver levemente firme. Retire do forno, deixe esfriar completamente.

Na hora de cortar, se você quiser, pode levantar os brownies da assadeira (usando as "alças" de papel alumínio) e colocar numa pia ou bancada. Fica mais fácil e não vai arranhar a sua forma.

Rend.: 12 unidades


*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*


Movimento Comente Mais!

Todos os dias o blog recebe centenas de acessos mas, cadê os comentários??
Comente mais!
O blog precisa da sua ajuda pra existir!!


*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*~*

8 comentários:

  1. Eu to aqui... Eu to aqui...
    Amei essa receita amiga... E a de brigadeiro que vc mandou, mas será que com o ovo dá certo??? Vou testar e te aviso...
    Beijooos saudades

    ResponderExcluir
  2. Liv, esse brownie é um crime! Estou entendendo porque vc segue o Criminal Minds...ahahaha série que eu amo tb

    dorei, estou copiando já!

    ResponderExcluir
  3. Ah, vou dividir com você uma dica que aprendi com uma garota americana viciada em brownies, logo após tirar a forma do forno, coloque em um banho de gelo, forma na hora aquela casquinha crocante em cima, que dá um contraste maravilhoso com a textura cremosa do meio. AMO muito brownie!

    Vou pegar na minha lista de favoritos um endereço que vc tb vai amar e volto aqui pra postar.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu visitei e passo aqui para comentar e ajudar a sua campanha! hehe
    Gostei da receita e vou testar. Nunca mais fiz brownie por que os primeiros que fiz ficaram duros =/
    Mas vamos lá de novo! õ/
    rsrs
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga! Taty, já não é a primeira vez que vejo gema em brigadeiro... tenta lá! Vê como fica! Depois me conta, ou melhor, traz pra mim que quero comer!

    Hanna - já vi que temos bom gosto em cozinha, em séries e em maquiagens! Adorei ver vc por aqui! Adorei a dica do Brownie, vou testar! Bjuuu

    Daniel, seja bem vindo! Se seu Brownie ficou mais duro é porque passou do tempo de forno! Esse meu demorou exatamente 45 minutos, mas meu fogão tem a marcação de temperatura 160-180 graus... usei essa! Bjinho e espero ver vc aqui mais vezes!!!

    ResponderExcluir
  6. Liv, vc não sabe a vontade que estou de comer Brownie!! Faz tempo que comprei os igredientes pra fz um que a Hanna mandou, mas tava sem coragem! Agora vou tantar fazer esta sua receita... rsrsrs

    ResponderExcluir
  7. Ai que delicia Liv. Já estava com saudades do seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esses brownies são mesmo uma delícia, querida! Fizeram o maior sucesso no aniversário da minha irmã há alguns anos. Os teus estão tão lindos que fiquei com vontade de fazer a receita novamente!
    Beijão!

    ResponderExcluir