terça-feira, 10 de agosto de 2010

Pudim Gelado de Doce de Leite



Esse pudim é super fácil. Foi a minha primeira receita teste, me baseando nesse pudim aqui. E não é que ficou bom? Afinal o doce de leite nada mais é do que leite condensado cozido! Procurei pela internet uma variação de pudins mas os que eu encontrei seguiam o mesmo método do tradicional leite condensado. Ah, nada de ficar assando em banho maria por 2 horas, queria algo mais rápido e consegui!

Beijos

Pudim Gelado de Doce de Leite

- xícara medidora de 240ml

Pudim
300g de doce de leite cremoso - usei um que comprei no Frango Assado, mas quero testar com o Aviação que é mais denso
1 latinha de creme de leite com soro
1 envelope de gelatina sem sabor e incolor*
Água suficiente pra hidratar a gelatina

Cobertura de Caramelo
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de água

Comece pela gelatina: dissolva-a seguindo as instruções da embalagem. Reserve. Misture o doce de leite e o creme de leite no liquidificador e bata, até homogenizar. Acrescente a gelatina dissolvida e continue a bater. Faça o caramelo: em uma panela pequena, coloque o açúcar até que ele derreta, e ficar um tom de dourado claro. Cuidado para ele não queimar e passar do ponto da cor. Adicione a 1/2 xícara de água aos poucos - ele vai fazer um barulhão, sair fumaça, gritar "socorro!!" etc. Cuidado para não espirrar. Mexa sempre. Aí eis que você vai achar que está tudo perdido - o açúcar vai juntar tudo, formando um torrão só, parecendo balas puxa-puxa. Continue a mexer, até entrar em fervura e calma, os gominhos irão dissolver. Continue mexendo, até a calda engrossar - a fervura vai parecer bolhas de óleo, várias juntinhas. O ponto certo será quando você mexer e no cantinho da panela ficar um resquício da calda. Ela vai grudar de levinho. Você vai ver um brilho na panela. Transfira bem rápido - senão ele endurece - para uma forma com um buraco central - a minha é a de sempre, 23cm de diâmetro. Despeje a mistura do liquidificador na forma, e leve à geladeira por pelo menos 12 horas. Quando for servir, esquente um pouco a forma para o caramelo aquecer - 15 segundinhos - e desenforme em um prato ligeiramente fundo, para que o caramelo não escorra pra fora.


Rend. 10 porções.

*eu usei dois envelopes mas ficou muito duro, com consistência de gelatina mesmo. Recomendo um só que ai ele deve ficar mais molinho!

4 comentários:

  1. Li, ficou lindo seu pudim!! vc está empenhada nas receitas hein! que gostoso!! Domingo fiz um bolo de maça, peguei uma receita no technocolor kitchen mas acabei mudando totalmente a receita!! e ficou bom tbm!! quero ver eu repetir! hehehe Estou no trabalho agora e a tati está passeando pela cidade! hehehe a tarde vamos para o Red Light!imagine! hahahah beijos sdds

    ResponderExcluir
  2. Que delicia!!!!
    E ficou lindo...lisinho!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  3. Liiiiiiii!

    Tem um selinho "sem compromisso" pra vc la no meu blog! Espero que goste!
    Passa la!!!

    bjosssss

    ResponderExcluir
  4. Oi Rô! Depois me fala qual é q eu quero ver! Mas mudou a receita como? Eu já tomei cada bronca da Paty por colocar mais algum ingrediente kkkk altera na textura! Bju

    Ele fica lisinho Ju pq não vai no forno! Tenta fazer ai e AMEI o selinho já aceitei e coloquei aqui do lado! Beijos

    ResponderExcluir