sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Batatinhas Chips Assadas no Vinagre


Descobri recentemente esse blog, e posso dizer que no dia seguinte fui parar no supermercado e comprar os ingredintes pra essa batatinha. Confesso que dei uma adaptada, mas eu acho q ficaram simplesmente divinas - o Gio achou forte - e um ótimo jeito de variar o cardápio. Recomendo que testem!

Beijos

Batatinhas Chips Assadas no Vinagre

475ml de vinagre de vinho branco - usei 450ml de vinagre de limão
500 gramas de batatas bolinha
2 colheres de sopa de azeite de oliva
1 colher de sobremesa de sal grosso moído e + um pouco para finalizar - usei sal refinado
Pimenta do reino a gosto

Lave as batatas e seque-as bem. Não as descasque! Corte-as em fatias de no máximo 4 milímetros de espessura. Numa panela media, ponha o vinagre todo. Arrume as batatas fatiadas dentro da panela de forma que o vinagre cubra todas as batatas, e leve ao fogo alto. Assim que o vinagre ferver, abaixe o fogo e cozinhe as batatas até elas estarem quase cozidas. Isto é, apenas cozidas: as pontas de um garfo não devem entrar na batata facilmente pois senão elas vão se desintegrar na hora. O tempo exato vai depender da batata que for usar e de seu frescor: aqui em casa já levei de 5 minutos a 12 minutos! - o meu demorou uns 5 minutinhos. Apague o fogo e deixe as batatas no vinagre por 30 minutos. Escorra o vinagre e seque com cuidado as batatas com um papel-absorvente; Numa vasilha, ponha as batatas, o azeite o sal e a pimenta do reino e misture cuidadosamente. Ligue o grill médio/alto*. Quando ele estiver bem quente, grelhe as batatas 4 a 5 minutos de cada lado. Sirva quente com algum sal temperado, flor de sal, ou mais sal grosso moído na hora.

Rend. 2 porções generosas

*não tenho grill e nem quis grelhar na frigideira, distribuí todas as rodelas da batata em duas formas redondas de pizza de 30cm e assei no forno -  pré aquecido por 10 min a 250°C - durante 30 minutos. Na metade do tempo, virei as rodelinhas pra assá-las igualmente. Ficaram crocantes e super saborosas!

2 comentários:

  1. Eu querooo essa batata, Liv !!
    Elas ficam com muito gosto de vinagre?? ( o marido não curte )

    ResponderExcluir
  2. Sabe que essa foi a receita salgada que mais fiquei com vontade de comer??? Hummm acho que noivinho iria amar, assim como o frango da última receita.. =)

    ResponderExcluir