sábado, 28 de agosto de 2010

Bolo de Pera e mel



Olá queridos! Com essa minha onda natureba + a virose que o Gio pegou, minha mãe trouxe 500 mil peras aqui pra gente. Elas estavam frescas, mas o Gio não come e eu tinha outras frutas pra acabar antes, depois de 1 semana elas estavam quase passando e como um milagre lembrei desse bolo da Paty. Ah, na hora! Tanto é que fiz ontem a receita e já estou postando hoje de tão gostoso que ficou! Fazia tempo que não fazia bolos. E adorei o sabor desse!  Só achei que ele passou um cisco do ponto. Tava um tico ressecado. Mas servindo com a calda, resolve! Ele fica úmido e muito bom! A única diferença que não percebi - só agora que entrei de novo pra pegar a receita dela - foi que descasquei as peras. Não precisa, mas como as minhas estavam meio feinhas, achei melhor.
Segue a receita para um bom chá da tarde nesse fim de semana de inverno tão calorento e seco! Ufa!

Beijos

Bolo de pera e mel

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

3 peras (600g), cortadas ao meio no sentido do comprimento e cada metade em quatro fatias, cabinhos e sementes removidos
1/2 xícara de mel
2 colheres (sopa) de suco de limão siciliano - usei o verdinho, dá quase suco de 1 limão e usei o restinho pra tomar um copo de limonada! =D
3/4 xícara + 1 colher (sopa) - 184g - de manteiga sem sal, amolecida (amolecida quer dizer bem mole mesmo, deixei a manhã fora da geladeira)
2/3 xícara (116g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir
3 ovos
1 1/2 xícaras + 1 ½ colheres (sopa) - 225g - de farinha de trigo
1/2  colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de noz moscada moída na hora - não usei
1/3 xícara (80ml) de leite integral

Método

1. Pré-aqueça o forno a 180°C; unte generosamente com manteiga uma forma para torta canelada, de 23cm com fundo removível - usei uma forma de torta normal, de teflon sem o fundo removível. Consegui desenformar sem problemas.
2. Coloque as peras, o mel e o suco de limão numa panela e leve ao fogo baixo. Cozinhe por 5 minutos* ou até as pêras ficarem macias. Escorra e reserve a calda.
3. Junte a manteiga e o açúcar na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro. Adicione os ovos, um a um, e bata bem. Peneire a farinha, o fermento, a canela e a noz moscada sobre a massa, bata em velocidade baixa até incorporar e então junte o leite, misturando com uma espátula de borracha/silicone.
4. Transfira a massa para a forma preparada e alise a superfície com uma espátula. Arrume as fatias de pêra sobre a massa e leve ao forno por 50 minutos ou até dourar – faça o teste do palito. Dê uma olhadinha no bolo após 40 minutos de forno - Nesse tempo ele ainda não estava pronto, deixei mais 10, mas deveria ter olhado com 5 minutos.
5. Com cuidado, remova o bolo ainda morno da forma, regue com a calda reservada e sirva imediatamente.

Rend.: 8 porções

*cozinhei minhas peras por 10 minutos e não as deixei muito moles com medo do que elas virariam na hora em que assasse o bolo.



5 comentários:

  1. Liv, além de parecer gostosa, ficou linda aos olhos :)
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmmm! Que delicia!!!!

    Deu fominha...

    Bjos
    Juliana

    http://miscelaneadajuju.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. hmmm que delicia que deve ser...vou fazer com certeza!! adorei seu blog, ja estou seguindo!! bjo bjoo
    http://marcelacecilio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Liv menina esse bolo parece fantástico! Que delícia!!!!!
    Adorei saber que temos gostos casamentícios parecidos hahaha... Onde tem foto do seu convite pra eu ver heim?? =) Um beijo!

    ResponderExcluir
  5. Oi Elza querida!
    Eu indicaria pra vc fazer sim, pois não é muito doce, tem açúcar mascavo e as peras! Depois me conta! Bju

    Juuu deu fominha faz! Tenta fazer com peras em calda q aí deve ter de monte e aqui é absurdamente caro. Eu ainda quero aquela sua cesta de pão com bandeirinhas da suíça em tecido! Vira e mexe passo lá só pra babar! kkk e esperando o inverno chegar pra fazer fondue!
    Bjubju across the atlantic!

    Oi Marcela, bem vinda! Apareça sempre, e qdo fizer me conta! Bjubju

    Cá! Não tenho foto aqui no blog... mas mês q vem faço 1 ano de casada e com certeza vai ter outro post com mtas fotos inclusive do convite! E temos o mesmo gosto sim! Adoro! Mto legal isso! É igual mas é diferente! kkkk ah, estou te seguindo no twitter! Follow me too! Bjubju

    ResponderExcluir