segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A Life-Changing Post

Olá queridos.

Esse final de semana foi um pouco diferente. Muitos compromissos e entre o tempo livre descobri um outro blog sensacional - de culinária, lógico. Vocês devem ter percebido que minhas receitas estão um pouco sumidas e vou dizer por que: está na hora de rever todos os meus conceitos.

Já faz um tempinho que comecei a gostar MESMO de cozinhar, como vocês puderam perceber, e razão pela qual criei este blog. Criei numa versão francesa imaginária desse "time of my life" mas ainda sem aprovar 100% o título, com outros temas, mas as receitas ainda predominantes. E aí calha que neste mês do cachorro louco iniciei uma busca por mim mesma. É estranho escrever assim, e ao mesmo tempo revigorador - sinto-me uma adolescente escrevendo nas agendas kkkk.

E aí que eu me lembro de palavras sábias da mãe da minha amiga carioca Ana, a tia Luiza (linda!) dizendo que "Livinha, você é quem é responsável por escolher o que vai comer ou não, e pense muito bem antes de ingerir qualquer alimento..." alguma coisa assim vai. Aquela coisa sim que você é o que você come. Na época, nem dei bola - e ela lá, lavando folhinha por folhinha de alface orgânica na água filtrada. Pensei "alimento orgânico, ah pfff?" E todo mundo sabe que minha paixão por doces é maior que mim mesma. Me inspirei muito também pelo blog da Paty que foi onde tudo começou pra mim. Posso dizer que foi minha inspiração. Virei oficialmente uma foodie. Obrigada! Obrigada pelas trocas de e-mails e a paciência comigo! E por tanta água na boca. Pois daqui 5 anos quero chegar nesse patamar. Aliás, agora me considero uma foodie de verdade. Tá. Ainda não tiro foto direito nem tenho a máquina ban ban ban, mas um dia eu chego lá. E nisso tudo, na hora de rever meus conceitos, tá na hora de mudar alguma coisa do esquema aqui de casa. Já avisei o Gio, que não gostou muito, mas vai ter que engolir, afinal quem cozinha aqui sou eu hihihi.

Comecei as mudanças cometendo orkutcídio. Facebook ainda não, pois falo muito com minha irmã, vejo fotos e mantenho um relacionamento um pouco mais "próximo" do que seria exlusivamente por e-mail. E tenho bem menos "amigos" do que tinha no outro site. Já é algo a se pensar positivamente. Comecei a fuçar mais por aí. E fuçando alguns blogs na internet, li esse post ma-ra-vi-lho-so da Ana Elisa e fiquei de queixo caído. A real life-changing post. E conversei MUITO sérios com os meus neurônios.

Conversei que na minha próxima viagem internacional, não quero ir atrás de H&M e Sephora... eu quero comer. E comer BEM. Tá, fui pra Itália ano passado, comi em algumas Trattorias que eu falaria que a melhor comida italiana é a brasileira pois é muito mais saborosa. Ainda não tenho paladar aguçado, mas não gostei mesmo. O melhor raviolli ao pesto que comi foi em Barcelona, coisas do destino. Quero ir em lojas de cozinha, respirar livros culinários, mergulhar nos novos aromas e utensílios. Quero trazer coisinhas que não tem aqui - e que não me prendam na alfândega.

E sobre o meu ponto fraco... mas aqui mesmo na minha cozinha-inha.

Não tenho idéia nas minhas aventuras culinarísticas o quanto de açúcar eu já consumi nesse quase 1 ano. E ainda do refinado. Ovos e farinha então nem sei. Sal não consigo contabilizar também até porque uso aquela mistura pronta de alho e sal, mas acho que não uso em excesso e na minha mesa não senta saleiro. Descobri que os caldinhos Knorr tem aquele tal de glutomato e muito, mas muito sódio - o que descobri também no La Cucinetta que pode dar dores de cabeça e semana passada elas foram uma companhia em todos os meus dias. Óleo, uso o de soja ou o de girassol. Tentei introduzir mais saladas e frutas nas minhas refeições que ainda são baseadas em arroz e feijão. Tenho aquele meu porta tempero com mil temperos que nunca uso. Não lembro quando foi a última vez que comi um tomate! Não lembro que gosto tem um espinafre! Não sei nem o que é quinua! Não fiz NENHUM peixe ainda. Não descobri aonde fica a feira aqui perto de quarta. Então queridos, a partir da próxima compra de supermercado quero ver minha geladeira cheia de coisa boa, de alimentos saudáveis. Porque abri-la agora dá desespero, credo. Tem 2 litros de leite - um integral que uso pra cozinhar, um desnatado. Requeijão, minha geléia caseira, pasta de amendoim. Uns dois limões perdidos. Resto de um frango assado, sobras de arroz. A jarra de água, um resto de vinho, chocolates ainda da lua de mel. Ah é  e nem vou falar sobre a quantidade de coisa que jogo fora senão me mato.

Tá, enquanto você é jovem tudo é uma beleza e o fato de ter sido sedentária por longos 28 anos e 1 mês - pois entrei na academia em março - ão ajuda em nada porque to preocupada com o meu futuro. Estou preocupada com o tanto que meu corpinho agüentou. Não quero nem ver quando fizer meu check up. Eu estou com medo, de verdade, MEDO. Não quero nem ver meus níveis de colesterol, glicose etc. Mas acho que o estrago ainda não foi feito. Ainda dá tempo. Eu melhorei muito desde que saí do shopping e é super difícil eu comer lanches, Mcdô, batatas recheadas com freqüência posso dizer que nem 1 vez por mês. Ontem alías fui num aniversário de 1 aninho do filho de um amigo do Gio e que deu desespero: pipoca, batata frita, lanchinho de calabresa, cachorro quente, pastel, algodão doce e morangos com chocolate. Isso era o cardápio. Não é criticando no sentido de "ah que porcaria"  ou"vamos falar mal da festa" pois eu sei que de um lado isso é bem mais prático e mais barato do que servir comida mesmo. Afinal depois que você tem um filho os gastos mudam. Mas, quando comi o pastel pensei "esquece, vou comer bem pouco". Isso porque no sábado teve chá de babê da minha cunhada e eu também já tinha comido salgadinhos, pão com beringela e bolo, doces etc. Minha sogrinha até me parabenizou pela força de vontade e a naturalidade como comi ontem 2 lanchinhos de calabresa, 1 pastel de queijo, 2 tecos de algodão doce pequenos, 2 copos de água e nem meio e coca. Tá bom, confesso que arrasei na sobremesa, comi meio pedaço de bolo, 2 beijinhos, e uns 10 brigadeiros, mas eles eram micro brigadeiros. Mas não há estômago que agüente. O meu pelo menos...

Então é isso! Mudar hábitos alimentares é saudável e pretendo me comprometer a isso daqui em diante. Começar a baby steps pra ninguém sentir demais, especialmente o Gio. Obrigada Ana Elisa, mesmo sem te conhecer, você foi responsável no bom sentido pelo melhor tapa na cara virtual que eu precisava!

Um beijo e boa semana a todos.

8 comentários:

  1. Bom dia Liv,
    Obrigada pelo recadinho cheio de carinho :)
    Eu tenho aquela foto do banner em tamanho maior sim, se você quiser eu posso te enviar por e-mail.ok?
    bjs e uma boa segunda-feira pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Li amada!!!

    É bom ver que vc decidiu levar uma alimentaçao mais saudavel! Parabens pela iniciativa!!!! Eu sempre que posso, tb evito porcaria e vou sempre na academia...

    Bjos e boa sorte na nova "empreitada"!!!

    Juliana

    ResponderExcluir
  3. Oi Elza! Quero sim a foto, pelo menos pra eu guardar... to querendo revitalizar a cozinha como vc pode perceber por esse post!
    Bju

    É Ju, espero q qdo a gente se encontrar eu já tenha voltado a usar 36! Fui pro 38! Afff engordei 10kg! Fiquei desesperada. E mto feliz com 2 comentários logo cedo! Vamos ver se agora consigo alcançar meus objetivos pelo menos na comida! Um beijo enorme cheio de saudades!

    ResponderExcluir
  4. Liv, voltei para agradecer seu recadinho carinhoso. Estou com um pouquinho de medo e preocupada com a reação do Arthur, mas no fundo a gente sabe que no fim, tudo se acerta :)
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Li amore!!!

    Vestir 38 ta otimo!!! Nao se desespere...
    Oh, uma coisa, alterei o nome do meu blog...Consegui o dominio que eu queria com a escrita correta...anota ai:

    http://miscelaneadajuju.blogspot.com/

    Bjossss
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Liv, querida, boa sorte na sua missão. Espero que você consiga mudar aquilo que não te agrada.

    Só acho que não precisa ser tão radical, o que quero dizer é que tudo em excesso é ruim, se você for viajar nada te impede de ir à H&M e tb fazer comprinhas de comida. :)

    xx

    ResponderExcluir
  7. Oi Elza! Não fique preocupada não, tenho certeza de a ele vai adorar ter um irmãozinho ou irmãzinha, eu amo a minha!! Bju

    Oi Ju! Anotado seu novo endereço! Que saudade de vc! Engraçado né, como q na facul a gente mal se falava e agora a gente fala direto kkk Lembrei da sua tattoo no pé esses dias e qdo fiz a minha - q agora parece mais uma lagartixa kkk. Lembrei de qdo a gente passeou por SP e no Iguatemi eu vc e a Re... acredita q eu não dirijo ainda? Mais uma mudança que quero fazer! Mas eu fiquei mal msm, afinal tinha 20 - sim, 20 - calças jeans q eu AMO e não passam nas minhas pernas agora... fazer o q? Dieta! kkk
    Beijocas

    Paty! Podexá q não vou radicalizar. Apenas melhorar! Adorei sua visita, venha sempre! Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Entao menina, a gente muda né?! Naquela epoca acho que tinhamos interesses diferentes...Agora, casadas e blogueiras, temos mais incomum! hahahhahahah

    Calma que daqui a pouco vc vai entrar nelas denovo!!!

    Bjossss

    ResponderExcluir