sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Heißen Sie Willkommen zu Berlim

Portal de Brandenburg


Faz tempo que não passo algum destino por aqui. E resolvi voltar com um lugar diferente...
Traduzindo o título: Bem vindos a ...

Berlim. Ah, Berlim. Não sei se é um dos destinos europeus mais procurados, mas deveria ser. Tanto pela sua história como pela hospitalidade, comida e paisagens. Berlim é linda. Me surpreendeu muito. 4 dias de emoções diversas: desde alegria e estupefação de ver o Muro de Berlim na sua frente até angústia e raiva justamente por causa do mesmo Muro e como a história se escreveu (um parênteses aqui: assistam Bastardos Inglórios, pra mim o melhor filme sobre o nazismo e com o um final digno de dar pulos de alegria! Quem dera tivesse sido assim?)

Fui para Berlim em 2007 no mochilão que fiz com minha irmã e lembro de quando estávamos decidindo as capitais essa definitivamente tinha que entrar. Tínha muita história envolvida mesmo de família e o que aquele lugar representava.

Eu, minha irmã, minha conjuntivite e a mochila dela.


A antiga Torre de Rádio.

E chegamos. À noite, cansadas, pegamos o S-Bahn do Aeroporto e depois o U-Bahn. O S é um trem que passa nos aeroportos e estações de trem e o U é o underground. Fiquei em um albergue, pra mim o melhor albergue da viagem toda, o JetPak Hostel. Ótima localização, do lado do metrô, limpinho, tranquilo, cama boa, água quente e com convidados especiais afinal conheci um grupo de 3 brasileiros e nos falamos até hoje. Cariocas eXXpertos.


Botero. And me.


Passear por Berlim é maravilhoso. Dos pontos turísticos que você não pode deixar de ver estão: a antiga Torre de Rádio, o Portal de Brandenburg, a parte do Muro que é grafitada lá do lado Oriental - tem 3 partes diferentes do muro espalhadas e essa é a mais legal. A antiga igreja Kaiser Wilhelm qualquer-coisa que só sobrou a torre depois de um bombardeio, também bem central e com várias lojinhas na frente pra conhecer. Andar horas a fio pela Unter den Linden... o Berliner Dom que quando fui tinha uma exposição de esculturas do Botero, lindas e de graça espalhadas pelo jardim. E o antigo se une ao moderno na Alexander Platz com prédios modernos, cinema 3-D e muita tegnologia! E uma girafa gigante de Leggo!

East Side Gallery ou a parte grafitada do muro.


Our room!

A comida alemã é muito boa e muito barata. Se você está passando por muitos períodos a fast food, indico tirar a barriga da miséria aqui. Carnes, batatas, salsichas e mostrada. Muito muito saboroso e não é nada caro. Quando eu digo que não é caro, é equivalente ao preço de pratos que você come fora aqui... bem servidos e divinos.

Dos passeios a noite, como estávamos em grupo saímos para um Pub Crowl - onde pagamos 10 euros para conhecer acho que 6 bares e 1 boate. Recomendo se você é jovem e gosta de uma baladinha. Foi divertido, mas como não bebo muito, valeu por ouvir Franz Ferdinand e outras rock bands que adoro, porque ver o povo se acabando de beber... aff. Eu. Acho. Ridículo. Enfim. C´est la vie - deveria aprender essa frase em alemão!

Alexander Platz.

Weinerei.


Outro programa que recomendo - e esse foi bem mais legal e indicado por uma amiga - é conhecer a Weinerei. É uma casa de vinhos onde você paga 1 euro e pega a sua tacinha, bebe o quanto você agüentar, à vontade, come de um buffet preparado por eles, à vontade e no final da noite você paga o quanto você acha que a noite valeu. Pelo que entendi, tinha que reservar antes e tinha 3 casas Weinerei uma perto da outra. A que eu fui eu ACHO que foi a Frarosa. Mas não me lembro mais. É com hora marcada, das 20h às 0:00h. Muito legal pra ir conhecer uma galera nova. Pessoas sentavam do nosso lado, de boa!

Museu? Fui no Pergammon, mas acho que tem coisas mais interessantes pela cidade. Achei legal, se você tiver tempo, mas não achei a 8a maravilha do mundo.

A hospitalidade alemã é outra coisa que me surpreendeu. Ao contrário dos italianos, e da sua fama, os alemães são bem solícitos. Pelo menos comigo foram. Fofos, simpáticos, mesmo sem falarem inglês. Nos perdemos várias vezes e não tivemos problemas em nos localizarmos com a ajuda deles. Danke!

Indico para mais informações esse site, muito bom!

Kaiser whatever.


Outono... AMO!


E pra finalizar a parte "ruim" de Berlim. Nazismo. Em uma das partes do muro, tinha uma exposição sobre Hitler e seu império e saímos de lá com dor de estômago. Energia muito pesada. Tinha áudio de comícios, encontros e transmissões de rádio da época, com tradução no painel em inglês. Das decisões dos judeus. De como os transportavam as escondidas para os campos através de túneis subterrâneos. Como o muro foi contruído em pouquíssimo tempo em uma madrugada, e dividiu a cidade inteira. Passava na frente do Portal de Brandenburgo - que tem uma vista maravilhosa no outono com folhas por todos os lados.

E por último, não caiam nas fajutas lojinhas de souvenirs que até hoje vendem "pedaços" do muro. Aham. E antes de entrar em qualquer U-Bahn ou S-Bahn não esqueça de validar seu ticket em uma maquininha com um tipo de carimbo automático posicionada na plataforma. Se não: multa. Em euros. Ui!

Beijos.

6 comentários:

  1. Ai ai ... um dia eu vou !!!
    Adoro suas descrições de viagens...

    ResponderExcluir
  2. Deu pra viajar junto Liv!!! =)

    AMEI de paixão aquela foto do Outono... suspirando!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!
    Vc, como sempre, me salvando! Adorei a descrição, as fotos e as dicas. Já está tudo anotadinho no meu guia... rs
    E eu tb adooooooooooro o filme "Bastardos Inglórios"! O cara que ganhou o Oscar trabalhou MUITO bem e o final é sensacional. Seria mto bom se fosse daquele jeito, né?
    Bjus!

    ResponderExcluir
  4. ahhh que tudo... Eu AMO a Alemanha... MEu segundo lar... Eu adoro! Demais!!! :)

    ResponderExcluir
  5. Oi!!!
    Adorei o post!!!

    Ah! Esqueci de te contar...Achei leite condensado igualzinho o do Brasil pra comprar aqui!!! eu sei que vc ta de dieta, mas fiz uma receita inteira de brigadeiro e comi todinha!!! Tava morrendo de vontade!
    Achei também palmito! Fiquei tao feliz hahhahaha

    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  6. Lê, vai sim, vc vai adorar as comidas de lá! Tenho certeza! Bju

    Carol, adoro fotos de outono, folhas de outono, sinto falta q não temos esse clima acentuado aqui... fazer o q? Viajar e tirar fotos lindas! Bju

    Lari flor, não vejo a hora da gente se ver pessoalmente! Adoro o cara q ganhou o Oscar ele tá demais mesmo, vc fica com ódio na alma! Bju

    Oi querida! Já foi pra la? Quero ver fotos! Bju

    Juuuu e quem disse q eu já não fiz um brigadeiro? As vezes vontades servem pra serem feitas kkkk q bom q vc achou leite moça aí! O maridão gostou do docinho? Eles não conhecem né? Com relação ao palmito... dispenso... detesto! ugh! Bjocas

    ResponderExcluir