segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Almoço para 1: sim, miojo às vezes ajuda!



O Gio viajou hoje e estou em casa... depois de passar roupa (na companhia de Dean e Sam), arrumar o quarto e dar um trato na cozinha chega meio dia e junto, o eterno dilema. Calor, preguiça, geladeira vazia (preciso ir no supermercado ur-gen-te acabaram minhas frutas!) e agora, que fazer? Sim, toda cozinheira às vezes não tem vontade de cozinhar. Ainda mais quando é só pra você. Se tivesse a geladeira abastecida, juro, ficar sem um almoço não me mataria e passaria a frutas sem problemas. Ainda mais com esse calor dos infernos em pleno inverno e vontade de passar o dia fazendo nada. Mas, não é o caso.

Refeição rápida aqui vamos nós!

A receita que vou passar sim, é com miojo - mas sem o pozinho - pois optei por ele já que cozinha mais rápido (os outros macarrões ficam prontos em média depois de 7 a 10 minutos). Quando vocês está sozinha quer resolver a coisa rápido. E nada como um atum e um molhinho branco pra encrementar o macarrãozinho... toque final de nozes e queijo parmesão (não o de saquinho pelo amor de Deus!).

(Falando em queijo ralado, faço esse enorme parênteses. Quando era pequena tinha horror a qualquer tipo de queijo, principalmente aquele ralado de saquinho pronto fedido e ugh, não dá nem pra lembrar. Ainda não cheguei no ponto de pegar uma fatia de mozzarela e comer pura, nem adaptei meu paladar ao gorgonzola, mas ao comer exporadicamente parmesão, provolone acompanhado de um bom vinho quando viajei pra Monte Verde, Campos do Jordão e até mesmo ao ponto de entrar em uma Fromagerie em Paris, descobri os sabores do verdadeiro queijo. Sim, VERDADEIRO queijo porque aquele de saquinho é qualquer coisa menos isso! Não é a toa que meu pai reclamava quando minha irmã enchia o pratão de macarronada com esse (não) queijo porque é muito muito fedido e forte o cheiro! Eca! Por isso em casa, sempre que possível temos o verdadeiro pedaço de parmesão para risottos ou qualquer prato de massa e um recém descoberto Rembrandt, saborosíssimo para aperitivo!)

Beijos! 

Miojo com molho branco, atum e nozes para uma pessoa

- xicara medidora 240ml

Ingredientes

1 pacote de miojo - qualquer sabor, pois não uso o pozinho
500ml de água fervente pra fazer o miojo
1 colher (sopa) + 1 colher (chá) de maizena, dissolvidos em 1 xícara de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
3 colheres (sopa) de atum ralado sem o óleo conservante - dá cerca de meia lata
1/2 caixa - 100g - de creme de leite
1/2 colher (chá) de sal
Nozes a gosto
Parmesão ralado fresco, a gosto.

Método

1. Em uma panelinha ponha os 500ml de água pra ferver.
2. Enquanto isso, em outra panela pequena, derreta a manteiga.
3. Dissolva as colheres de maizena no leite, e assim que a manteiga derreter, despeje tudo na panela. Mexa sempre até engrossar.
4. Assim que estiver no ponto, coloque o atum e mexa. Adicione o sal e o creme de leite e misture até homogeneizar. Reserve.
5. Nesse ponto a água já deve estar fervendo e você pode fazer o miojo. Cozinhe por 3 minutos, até ficar al dente, escorra a água, coloque no seu prato, adicione o molho, o parmesão e as nozes e sirva! Não é a refeição mais saldável do mundo mas contém carboidrato e proteínas do atum! De sobremesa coma uma frutinha...

2 comentários:

  1. Liv, eu tb tenho pavor de "queijo" de saquinho... nunca gostei e sempre disse que não gostava de parmesão. Até provar parmesão "de verdade" e me apaixonar! Tb sempre tenho um pedaço na geladeira e ralo na hora de servir!!
    O cúmulo pra mim foi o dia em que, mesmo não gostando, resolvi salpicar um pouco em cima de uma torna, a danada assou e o queijo NÃO DERRETEU... como assim?? Não é queijo?? Definitivamente... NÃO!!! rsrsrs
    Bjooo e desculpa o livro!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju! Pode escrever qto quiser, adoro! É verdade, eu fui descobrir queijo mesmo faz uns 5 anos no máximo. Até então torcia o nariz! Nada como um belo fromaggio pra mudar de idéia! Bju

    ResponderExcluir