quinta-feira, 8 de julho de 2010

Escondidinho de Frango



Ontem tive uma noite diferente! Depois de brigar com o Gio antes dele ir pro treino e querer morrer porque a p*rra da academia não tá funcionando - alguém já viu a pessoa engordar 5kg depois de começar a malhar??? Isso porque eu já mudei meu treino e estou fazendo mais aulas de aeróbicos! PQP viu! Então, anyway... tive amparo e ótimos bate-papos no MSN com a Taty e a Paula. Acreditem, vocês salvaram a minha noite! Porque justo ontem eu resolvi liga-lo! Eu NUNCA entro no MSN, os meus contatos devem perceber. Enfim, amigas, obrigada. Vocês me fizeram dormir melhor. E acordar sem vontade nenhuma de ir pra academia.

Agora sobre a receita! Na semana de pratos salgados.... testei essa receita da Paula. Troquei o purê de mandioca pelo de mandioquinha. Ai que divino! Um pouco trabalhoso se o seu processador queimou na primera vez que você usa como eu, e ai você tem que desfiar o frango na mão. Mas, valeu todo o esforço!

Segue a receita, com créditos especiais!
Beijos

Escondidinho de Frango

- xícara medidora de 240ml

Purê de mandioquinha
1Kg de mandioquinha descasacada
1 xícara de leite
50g de manteiga
Sal e pimenta a gosto

Recheio - pastinha de frango e tomate*
1 peito de frango grande
1/2 cebola picadinha
1/2 dente de alho amassado - eu usei 1/2 colher (sopa) daquela pasta de alho
150g de requeijão
2 tomates - comprei um orgânico lá - sem pele, sem casca e em cubinhos (descobri que isso se chama tomates concassé!)
Salsinha - esqueci de por!
Sal e pimenta do reino a gosto

130g de parmesão ralado pra gratinar

Coloque em uma panela o peito de frango cobertos com água. Acrescente sal e um caldo de frango (eu useio caldo de galinha comum Knorr). Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos até que, com o garfo, consiga desfiar. Espere esfriar e desfie.

Ao mesmo tempo, cozinhe a mandioquinha. Em outra panela cubra-as com água e cozinhe até ficarem bem macias - cerca de 30 minutos também. Enquanto o frango esfria, vá preparando o purê.
Escorra a água e coloque as mandioquinhas de volta na panela. Acresente a manteiga e com um amassador de batatas, amasse as mandioquinhas. Ou passe por um espremedor - eu não tinha esse, então fiquei com o amassador, mas ficaram alguns pedacinhos sólidos e estava com preguiça de pegar meu liquidificador inalcançável, já que não tenho um mixer. Acrescente o leite aos poucos até homogenizar. Se ainda tiver sólidos, bata com o mixer - ou deixa pra lá, como eu fiz. Tempere com sal e pimenta a gosto.

Com o purê pronto, e o frango já desfiado faça a pastinha. Antes, pré aqueça o forno a 220°C (deixei uns 15 minutos). Em uma panela, refogue a cebola e o alho até amoceler - coloquei um fiozinho de azeite pra dar aroma. Acrescente o frango desfiado e os demais ingredientes, deixando por último a salsinha ou a cebolinha, e mexendo sempre. Experimente o sal e a pimenta. A pastinha está pronta quando estiver homogênea.

Monte o escondidinho: em uma forma refratária (usei uma de 29cm X 18cm com 7cm de altura), coloque uma camada fina de purê, cubra com a pastinha de frango e depois com mais purê. Cubra tudo o parmesão e leve ao forno por 30 minutos. Sirva com arroz e batata palha.

Rend. 4 porções generosas.

*Essa pastinha é muito versátil! Você pode usar pra servir de lanche ou montar um folhadinho.

4 comentários:

  1. Que receita BARBARAAAAAAA AMIGA!!!
    Amo purê de mandioquinha, essa combinação deve ter fica DIVINA!!! Huuuuumm...

    Amiga... Lembre-se RELAXE E RESPIRE... Feriadão vamos caminhar em Joaquim que tal???

    Te amooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Ai li, fiquei preocupada com vc? está melhor? e que historia é essa de fazer academia e engordar? para isso acontecer a ingestão de alimento está superando o gasto diário de calorias, dá uma analisada nas suas refeicoes! humm e que jeito fazer dieta com esses pratos maravilhosos que vc faz ai? beijos

    ResponderExcluir
  3. Tati amiga amo vc! To quebrada da academia hj... hahahahah Teste essa receita é muito boa! Ou vc vem aqui e eu faço kkkk

    Rô como eu fiquei feliz de falar com vc pelo telefone! Quero ir ai te ver!!! Te amo! Mto!

    ResponderExcluir
  4. oi receita maravilhosa meus parabens fim de semana abençoada pra ti bejao

    ResponderExcluir