sexta-feira, 23 de julho de 2010

Torta da Maria Brigadeiro



Pras minhas amigas noivinhas, casadinhas, namoradinhas aqui está a receita da torta do nosso (mais recente) encontro!

Essa torta é muito simples de fazer. É a nova versão da palha italiana, uma bem chique. A torta é linda - segundo o meu livro, a Maria Brigadeiro diz que "parece que demoramos hoooras pra peparar" e é verdade.
Demorei pra postar pois queria que pegassem a receita base, do melhor brigadeiro primeiro, mas o ponto é diferente já que o que fiz era de colher e esse precisa do ponto de enrolar.

Segue a dica de servir com sorvete - vai ser minha próxima experiência assim que receber alguém em casa. Calorias? O que é isso mesmo? Esqueçam. A vida é curta e temos que aproveitar as boas sobremesas!

Beijos.

Torta da Maria Brigadeiro

4 receitas de brigadeiro -

4 latas de leite condensado
350g de chocolate ao leite em raspas* - usei Garoto, aquele de cobertura, sem dó
4 colheres (sopa) de manteiga extra sem sal

2 pacotes de bolacha maisena

Pra essa receita você precisará de uma forma de fundo removível de 20 a 23cm de diâmentro untada com manteiga. Quebre 1 pacote de bolacha com as mãos (quanto mais desigual, melhor) e reserve. Faça as receitas do brigadeiro até chegarem no ponto:

Em uma panela grande, coloque todos os ingredientes, misture bem e leve ao fogo baixo - essa é a parte mas demorada, afinal são 4 latas de leite condensado  (Abaixo vou copiar a transcrição do livro pra descrever o tal do "ponto")
- Mexa a massa sem parar (com uma colher de pau). O braço doerá um pouco, mas vale o esforço, pois queimará algumas calorias que esperam por você no final da receita.
- Nesta etapa a massa vai ganhando cor e consistência. Fica marrom escuro e um pouco pesada. O suficiente pra você sentir o peso da massa na colher
- Chegamos ao ponto. A sua massa (cor de chocolate e bem pesada) começa a desgrudar do fundo da panela (nota minha: você ouve aqueles barulhinhos quando mexe, não sei transcrever... "tchu" - risos), sinal que ela se transformou em uma massa moldável, base de brigadeiro. Adicione à massa os pedaços quebradinhos de bolacha maisena e misture tudo - na panela mesmo. Quebre o outro pacote na hora e vá misturando até obter uma massa consistente. Transfira a massa pra forma, sem alisar, (quanto mais rústica, melhor e não venham falar que é preguiça!) deixe esfriar bem, desenforme e sirva com sorvete ou creme de leite fresco. Ou coma pura mesmo! =D

Rend. 8 porções grandes, mas comemos vários pedacinhos em 18 pessoas!

* sei que na receita de brigadeiro usei 150g gramas, não quis multiplicar por 4 pois é MUITO chocolate e como o chocolate ao leite é mais doce, achei que ia ficar muito enjoativo. Use essa quantidade que dá certinho.

2 comentários:

  1. Lindonaaaa q delicia!
    E super facinho de fazer,agora preciso pegar a
    receita da palha italiana e ver no que dá!!
    Super bjs

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Amanda!Eu particularmente prefiro essa receita à palha italiana... mas me conta depois!
    Beijos

    ResponderExcluir