segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pudim de Maria Mole



Olá e bom dia (ou boa noite porque escrevi esse post cedo) para meus queridos leitores! Esse final de semana foi perfeito! Sexta fui reencotrar minhas amigas especiais, sábado recebi minha outra amiga linda pro almoço com o marido e a filhota mais fofa do mundo e domingo fui ver Shrek 4 - acredita que tinham só 8 pessoas na sala do cinema? Fiquei abismada. A fila estava gigante mas era tudo praquela porcaria de Eclipse. E se você não gosta da saga como eu, assista esse vídeo aqui. Ótimo pra dar muita risada, ouvir ótimos argumentos e concordar 100%.

Agora sobre o post. Essa receita é da minha cunhada e foi a sobremesa de sábado. Muito simples, você faz um dia antes e pronto. Uma delícia e super leve, não é enjoativo- cuidado porque você corre o risco de acabar com o prato inteiro em 10 minutos!

Beijos

Pudim de Maria Mole
(ou Pudim de Geladeira segundo minha cunhada!)

- xícara medidora de 240ml

1 pacote de maria mole sabor coco
1 xícara de água fervente
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de água bem quente

Em uma panelinha, ferva a xíacara de água e dissolva o pacote de maria mole nela. Enquanto ela esfria, coloque no liquidificador o creme de leite e o leite condensado. Adicione a maria mole e bata tudo até incorporar.

Faça o caramelo: em uma panela pequena, coloque o açúcar até que ele derreta, e ficar um tom de dourado claro. Cuidado para ele não queimar e passar do ponto da cor. Adicione a 1/2 xícara de água aos poucos - ele vai fazer um barulhão, sair fumaça, gritar "socorro!!" etc. Cuidado para não espirrar. Mexa sempre. Aí eis que você vai achar que está tudo perdido - o açúcar vai juntar tudo, formando um torrão só, parecendo balas puxa-puxa. Continue a mexer, até entrar em fervura e calma, os gominhos irão dissolver. Continue mexendo, até a calda engrossar - a fervura vai parecer bolhas de óleo, várias juntinhas. O ponto certo será quando você mexer e no cantinho da panela ficar um resquício da calda. Ela vai grudar de levinho. Você vai ver um brilho na panela. Transfira bem rápido - senão ele endurece - para uma forma com um buraco central - a minha é a de sempre, 23cm de diâmetro. Adicione a mistura do liquidificador na forma e leve a geladeira por 1 dia. Quando for servir, esquente um pouco a fôrma para o caramelo aquecer - 15 segundinhos -  e desenforme em um prato ligeiramente fundo, para que o caramelo não escorra pra fora.

Rend. 10 porções

2 comentários:

  1. Querida Lily, quero deixar meu comentário a respeito desta ma-ra-vi-lho-sa sobremesa. O almoço já havia sido ótimo e foi coroado com este pudim que além de leve, é muito saboroso. Vamos ver se um dia me arrisco!! bjão!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Arrisque sim, afinal não tem segredo. Se precisar de ajuda pra calda - q é o mais "trabalhoso" digamos assim - pode me ligar no celular q terei o maior prazer em ajudar! Um beijo!

    ResponderExcluir