quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Há 1 ano atrás: eu estava passeando por Assis, Siena, Pisa e San Gimignano


Vista de Assis

Olá! Bom, estou meio atrasada no meu roteiro de Lua de Mel, mas vamos lá. Essa altura do campeonato - na data de hoje especificamente eu já tava indo pra Barcelona mas tudo bem. Quero passar o antes! Pode?

Saímos de Roma dia 10 e seguimos em direção a Florença de carro, num lindo Audi chiquérrimo A4 acho- pois não me lembro mais! Nosso hotel "base" era em Florença mesmo mas de lá iamos pra várias cidadezinhas próximas. No caminho da ida passamos primeiro por Assis e depois Siena, e 2 dias depois Pisa e San Gimignano. Vou fazer um post só pois são cidades que literalmente passamos, não dormimos lá. Então, dos dias 10 a 13 estávamos no centro da Itália praticamente. Dia 13 seguimos pra Veneza.

Assis

     Escadas e mais escadas em Assis.

Não sei se todo mundo sabe que eu amo animais, não sou católica, apesar de ter estudado em uma escola bem católica, sou mais espírita vai, mas sou um pouco "devota" de São Francisco de Assis. Não acredito muito nessa parte de santificar qualquer coisa como a Igreja católica faz, nem de substituir sua crença em Deus por outros considerados semi-deuses ou santos mesmo, o que os evangélicos pregam já que não acreditam em santos, mas acredito em pessoas especiais e acredito que São Francisco foi uma delas e ele é conhecido justamente por ser patrono dos animais e da natureza. E o dia dele é 04.10 dia do meu niver de namoro! No wikipedia tem um texto muito bom - e muito longo - contando a vida dele.

                                                                          Mural e padaria.

A cidade é linda!!! Pra quem gosta de medieval, ela é riquíssima nisso. Ruas de pedra, casinhas antigas, muralhas... simplesmente linda! Foi uma delícia se perder ali, ir na Basílica de São Francisco, conhecer o túmulo dele, foi muito especial pra mim! Das 4 cidadezinhas foi a que eu mais gostei. Até teve uma amiga minha que ia passar 2 dias nela, e disse que não era necessário pois ela é minúscula! Passamos horas agradáveis - mesmo com o frio chegando - tomamos um café numa padaria linda, gastei toda minha energia subindo escadas de pedra e me perdendo em vilas onde você via o cotidiano... carros estacionados, roupas no varal, grama verde. E vi também outra noiva, batendo fotos com os padrinhos e convidados na frente de uma igreja! Que lindo! E é uma cidade alta, tipo num morro. Você estaciona o carro e sobe, sobe sobe, sobe. Tinha uma escada rolante inclinadíssima pra ajudar! E aí você anda, anda muito! A Basílica dele é bem longinha. Mas vale muito a pena. Eu saí de lá revigoradíssima e com um São Francisco grandão na mala!
 

Basílica de São Francisco de Assis.


Estátua em homenagem ao retorno dele.


Até uma dica para comprar os santinhos... na cidade mesmo tudo era muito caro e na volta, na frente do estacionamento tinham várias "banquinhas" com todos os souvenirs possíveis e bem mais barato. Acho que paguei uns 10 euros no máximo no meu "santão" enquanto a maioria, dos menores era mais caro que isso nas lojinhas normais ao longo da cidade.


Siena

Piazza del Campo, Siena


Fonte Gala, na Piazza del Campo


Essa cidade deu um pouco de trabalho. As leis de trânsito italianas são muito chatas principalmente quando envolvem carro x cidade medieval x estacionamento. Ou seja, todo lugar é assim com estacionamento pago e não pode parar na rua.
Demoramos um pouco pra estacionar e o fim da tarde estava chegando e a chuva também...
Era sábado e reparamos em vários detalhes do cotidiano deles. A cidade também é pequena e passamos nas ruas principais onde tem muito comércio, lojinhas de roupas e ... gente jovem! Me senti como as adolescentes que estavam lá com as  amigas, em rodinha, paquerando a outra rodinha cheia e meninos! Todos moderninhos! E quem disse que italiano é fácil, não ouviu eles conversando. É igual grego, você não entende niente!


Ainda na Piazza del Campo  e na fente do Duomo, uma das principais igrejas de Siena
                                                 

Visitamos dois pontos turísticos famosos: uma praça, em formato de concha, a Piazza del Campo onde todo ano em 12 de julho e 16 de agosto occorem uma das tradições da cidade desde a Idade Média: uma corrida de cavalos em três voltas, é disputada por 10 cavaleiros em roupas medievais. O Gio me contou e tem  no guia também. Depois, fomos no Duomo, principal igreja da cidade e ficamos maravilhados. Não reparem que 1) na Itália tem muita, muita, muita igreja e catedrais. 2) Várias delas tem o mesmo nome, como Duomo! O Gio diz que é a mais bonita de todas - mas pra mim a mais linda ainda é a Catedral da St. Eulália de Barcelona. Preciso fazer outro TopTop.
O chão era inteiro de mármore, todo trabalhado com vários desenhos contando várias histórias, mitos e lendas. Das fotos, selecionei essa de baixo com o famoso conto de Rômulo, Remo e a loba. Também tinha um órgão espetacular e ficamos de queixo caído! Não reparem só na qualidade dessas fotos, tava escuro, não queríamos bater com flash, então saiu o que saiu.





Na volta, nos perdemos mas foi tudo divertido. Os meus pontos de referência eram lojas! hahahaha Sabia que loja tinha ou não tinha visto! E assim, como João e Maria, conseguimos voltar pro carro sãos e salvos e seguir para o nosso QG em Florença, que fica para um post único.

Pisa



Pisa é do ladinho de Florença e decidimos ir passear por lá e tirar foto da famosa torre inclinada. Foi bem bate e volta, fomos e seguimos pra San Gimignano depois. Mesmo com tempo nublado, um pouco de chuva a ponto de comprar um guarda chuva, adoramos.

A torre é linda, a praça é linda e no verão deve ser uma delícia fazer piqueniques ao redor dela. Recomendo muito passar pela cidade!




Não tenho muito mesmo o que falar de Pisa, mas tenho aventuras com nosso carro pelo caminho... isso ainda vai render um post!

Primeiro: fomos achando que os italianos eram mais chatos do que o de costume e exigiam uma CNH internacional. Toda agência recomenda, mas a gente se enrolou com um probleminha na carteira cassada do Gio e não deu, não conseguimos fazer, e eu não dirijo, então era um problema pois sem carro, nada de viagem. Bom, sem carro iríamos atrás de passagens de trem na pior das hipóteses. Mas isso graças a Deus não aconteceu. Pegamos o carro, com a CNH normal e não falaram nadinha! Então assim, não acho que eles exijam mesmo... a CNH internacional é recomendada se você for morar lá, acredito eu. Mas não fomos parados por ninguém e não aconteceu nada!




Estávamos com GPS e vira e mexe a "portuga" nos mandava para estradinhas e vilazinhas... Foi tudo lindo, mas demoramos mais pra chegar em San Gimignano por causa do GPS. Ou a rua tinha feira, ou parava numa fazenda no meio da estrada... mas era muito engraçado!!! Valeu cada momento!

San Gimignano

 Deserto no meio da Itália.

É a cidade mais deserta do mundo! Pelo fato de termos nos perdido, chegamos um pouco tarde e um temporal estava a se formar. Todo mundo correu pras suas casas, restaurantes etc e a cidade ficou va-zi-a! Me senti numa cidade fantasma, muito legal! Ainda mais com as muralhas, ruínas e tudo o que San Gimignano tem a oferecer como uma cidade medieval, pequena!

Sessão guarda-chuvas.

O episódio do dia foi correr para um restaurantezinho chamado Locanda di Sant´Agostino (tenho o cartão guardado por isso sei o nome!) pra fugir da chuva. Caiu o mundo e acabou a força por uma meia hora e almoçamos a luz de velas! Achei mega romântico. E aí nesse rolo todo, conhecemos um senhorzinho, que era a cara do Jim Broadbent e estava lá de férias pela milionésima vez e amando. Ele era inglês - super educado e adorando puxar papo diferente dos italianos mau-humorados e grossos. Como foi bom conversar com ele! Adorava escrever cartões postais, escrever mesmo, com todos os detalhes para os amigos, não só um "olha estou me divertindo e lembrei de você!" Um fofo.



De lá, passeamos mais um pouco e seguimos de volta pro QG dormir um pouco, estávamos mortos!

Um beijo e até a próxima!

5 comentários:

  1. Que delícia de viagem Liv! Adorei a "cidade fantasma" hahaha... Já fui para Assis com minha irmã, e lembro que eu estava subindo e descendo aquelas ladeiras com um sapato super desconfortável hahahah... =P Ah, gostei também de seu apoio à torre de Pisa! Hahahaha =) Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Liv, que delícia de post... nossa... que vontade de viajar, amiga !!!

    Não sei o que é mais gostoso... seus posts de comida ou seus posts de viagem =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Ai que lindo!!! Eu fui citada no seu post como "amiga"! QUE ORGULHO! Adorei!
    Assis realmente é linda. É para vc viajar no tempo e voltar à época medieval, maravilhosa!
    Não conheci Siena e Pisa infelizmente mas é verdade que na Itália tem M-U-I-T-A igreja, acho que nunca entrei em tantas igrejas em tão pouco tempo... rs
    Estou adorando ler suas memórias de lua-de-mel!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Lily, passei pra dar um "oi", dizer que estou com saudades, dar uma reclamadinha da minha/nossa falta de tempo e afirmar que seu blog é literalmente uma delícia! Passo quase todo dia aqui pra fugir do amargo do escritório. Te amo! beijo

    ResponderExcluir
  5. Que delícia Cá, é mto bom viajar né? Bju

    Le!!! Saudadona de vc!!! Eu sou suspeita pq toda vez q faço algo gostoso quero a morte pro meu regime e toda vez q lembro da viagem quero fazer as malas e voltar! Enfim, dilemas da vida! Um bjo!

    Lari sua louca vc já é minha amiga! E realmente o q mais tem na Itália são Igrejas, Duomos e Madonnas com Bambinos... chega dia 30, chega!
    Bju

    Anaaa! Passe mesmo e escreva mais! Estou morrendo de saudade de vcs! Precisamos marcar de nos encontrar pra vc ver meu álbum!
    Um beijo enorme! Te amo!

    ResponderExcluir