quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Fui na nutrí e tô de dieta! Então...receita de Cebolete!



Olá! Todo mundo sabe que estou em luta constante pra emagrecer. Virou meu objetivo de vida (tá, sei que estou exagerando) voltar ao meu peso de 52Kg - quer era o quanto eu pesava quando casei. Já estou há 1 ano em casa, e enquanto não emagrecer não consigo nem pensar em procurar emprego. Não fico feliz comigo mesma e claramente desconto toda minha ansiedade na cozinha. Além de estar perdida profissionalmente - não sei se viro uma boleira ou agente de viagens - estou aqui, bolando planos mirabolantes pra mudar meus hábitos alimentares. Acordo pensando no que vou comer de café, vou pra academia pensando no almoço, volto pensando no lanche da tarde e na janta. A noite, preparo alguns legumes e esse cebolete pro almoço do dia seguinte. Fiquei muito feliz quando meus exames de sangue deram tudo mais do que ok: colesterol, triglicérides tudo baixo e isso foi resultado direto de ter começado em março na academia. Sim, exercícios fazem bem! Incentivo: nota 10!

Na última avaliação ele disse que eu ganhei massa magra - o motivo de ter subido os pontos na balança foi músculo. Menos mal. Só que a gordura que tinha que diminuir, não diminuiu, ficou estagnada. Pelo menos não aumentou! Outro ponto ruim também foi: ao comparar minhas medidas da primeira avaliação física para a segunda, elas aumentaram. Prinicipalmente em pernas, quadril e cintura, o real motivo das minhas calças não subirem mais. De manequim 36 fui pro 38/40 depende da confeccção. E minha habilidade cardio-respiratória continua fraca. Incentivo: 0.

Tava a 1 mês comendo certinho - mais ou menos vai, mas acho que melhor do que muita gente! - diminuí muito o doce, e peguei firme na academia: aumentei meus exercícios aeróbicos, comecei até correr mas ao mesmo tempo percebi que não tomava muita H2O e aumentei meu consumo de laticínios (queijos e derivados) por causa justamente dessa energia toda gasta me dava mais fome. E é incrível como você nota a diferença: nas duas últimas semanas acabou meu $$ e minhas frutas, e saladas fiquei vários intervalos grandes sem comer e já notei mau hálito, indisposição e muita fome na próxima refeição - comia muito mais rápido. Tá eu sei que como rápido. Mas eu já tinha diminuído muuuuuito essa rapidez - o que eu achava, mas não de acordo com meu sogro. Bronca. Eu toda contente e ele direto como sempre. Ele saiu daqui e eu fiquei muito, muito mas MUITO de bode.  Pra essa ansiedade, a endócrino me deu um fitoterápico. Comecei a tomar hoje.

E agora começo minha dieta: corto os açúcares (tentarei né? Comi 1 bem casado hoje! UI Mas calma, congelei o resto) e farinha branca. Refrigerante: já tomava muito pouco (tipo 1 copo ou 2 por semana às vezes mais, mas não chegava a 1 por dia não) já cortei de vez. Leite, requeijão, queijos e iogurtes light. Outra dica que ela deu é comer salada antes do almoço e da janta, pois são as fibras que dão a sensação de saciedade -teoria já posta a teste pois nesses dois dias era o contrário, minha fome não passava por mais que comesse várias saladas. Molho de tomate pomarola natural (eu friso no NATURAL e no POMAROLA) é o único que não é porcaria, maguary de maracujá pode (nas refeições só suco de limão ou maracujá adoçado com sucralose, meu novo amiguinho pra adoçar qualquer coisa - menos meus cookies integrais com passas que estão no forno, me recuso). Minha geladeira? Nunca esteve tão cheia! Alface, agrião, vagem, mandioquinha, cenoura, cebola, alho poró, coentro, salsinha e cebolinha. Morangos, laranjas, limões, bananas. Comprei também castanhas do pará, damascos, uvas passa e avelãs (se o plural estiver errado, desolée.) E meu pãozinho integral de sempre com quinoa - muuuito saboroso. E então para complementar a salada - temperada só com azeite extra virgem passo essa receita de cebolete também pra ninguém se sentir uma vaca no pasto ruminando tanto capim rsrsrsr

Também ela disse que 1 vez por semana eu posso fugir na dieta, o que calha bem nesse sábado e no outro que tem o niver do Gio (huum... bolo diet? Néh.) e 2 casamentos seguidinhos. Fora a famosa pizza de sábado com a família dele.

Enfim, antes da receita vamos aos números!

Dieta começada em: 05.10.2010
Peso: 59Kg e 700g
Dias na academia por semana: no mínimo 3, no máximo 5 dividos em:
Segunda/Quarta/Sexta musculação cedo + 7 minutos de corrida e à noite alongamento e abdominal e Terça/Quinta mais alongamento, spinning e se eu aguentar a corrida
Fitoterápico: 2 cápsulas às 10h e mais 2 às 17h. Contém Garcinia, Passiflora, Gymnena, Cavalinha.
Cintura: 77 cm
Quadril: 99 cm
Glicose: 97 mg/dL
Triglicerídeos: 85 mg/dL
Colesterol total: 177 mg/dL

E vamos ver no que dá...

Cebolete
(até que enfim!)
- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

2 cebolas médias fatiadas em rodelas
2 xícaras (480ml) de azeite extra virgem
1 xícara (240ml) de óleo de girassol
1/2 xícara (120ml) de água gelada
1/4 xícara (60ml) de vinagre de limão
Salsinha e Cebolinha a gosto
1 colher (chá) de sal

Método

Não tem muito segredo aqui, misture todos os ingredientes em uma tigela grande e coloque na geladeira até a hora de servir! Se for para algum churrasco, faça umas 2 horas antes!

Rend. Serve 10 pessoas (mesmo com os outros complementos!) A receita da foto é 1/4 dessa que postei!

4 comentários:

  1. Amiga... é muito bom ver esse seu empenho...Vc sempre tão dedicada... Já colocou seus objetivos em destaque, agora mãos à obra!!!
    Precisando de apoio na salada ou na sopa de mandioquinha, conte comigo? rsrs
    Te amo!!!

    ResponderExcluir
  2. Liv,
    Realmente o que a gente precisa na alimentação, é ter equilíbrio! Parece fácil falar, mas colocar em prática é mais difícil.
    Você está sempre preparando coisas gostosas e receitas diferentes das habituais, isso ajuda muito na hora de comer. Pois comer sempre a mesma coisa, não ajuda em nada!
    É muito importante você fazer exercícios, eu já fiz academia e sinto falta da disposição que ela me dava.
    Achei esse cebolete super, mas super fácil mesmo de fazer. Vou fazer, depois te falo, só preciso comprar o azeite extra virgem, que acabou.
    bjs e uma ótima sexta-feira pra vc.

    ResponderExcluir
  3. Liv amiga, estou contigo nessa, vamos motivar e incentivar uma à outra, e chegaremos nos 50kg!!!

    passarei para vc minhas medidas e peso, foto antes e depois, o que acha??
    beijinhos,

    Li Spina.

    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir