sábado, 9 de outubro de 2010

Bolo branco recheadíssimo especialmente pro niver do maridão!



Parabéns para o Gio! Nesta data querida! Muitas felicidades e muitos anos de vida ao meu lado!! É! 29 aninhos! E o segundo aniversário dele casado! Que lindo! =D

Bom, a rima da musiquinha "Happy Birthday" não colou, mas venho aqui sair do meu regime e postar a receita de bolo escolhida pelo meu marido! Ele não gosta de bolo de chocolate então queria um pão de ló branco. Check. Recheio de doce de leite. Check. Cobertura de merengue. Check. Fiz uma improvisação. Coloquei outro recheio, de creme de baunilha do pavê dele - que virou (o recheio, friso aqui) o doce que mais gosto. Calorias? O que é isso mesmo? Bichinhos que entram no seu armário e diminuem o tamanho das suas roupas? Acho que é isso.... Pra constar: dividirei esse bolo com o mundo porque nem a pau vou ficar com ele em casa pra acabar com meu regime nos outros dias...


Bolo branco com recheio duplo e cobertura de merengue

Ingredientes:

Pão de ló branco
do livro Bolos Especiais, série Dona Benta para Avon (não achei o site!)
4 ovos
1/2 xícara + 1/3 xícara de açúcar refinado
1 xícara + 1/3 xícara de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Recheio 1 - Doce de leite
1/2 lata de doce de leite para corte
1/2 caixinha de creme de leite

Recheio 2 - Creme de baunilha
1/2 lata de leite condensado
A mesma medida de lata de leite integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 gemas

Cobertura
2 claras em neve
1/2 xícara de açúcar refinado

Método:

do Pão de ló
1. Pré aqueça o forno a 200°C.
2. Unte uma fôrma redonda de fundo removível de 22cm x 6cm de altura com manteiga, ou uma fôrma redonda normal com manteiga + papel manteiga untado também.
3. Na batedeira em velocidade baixa, bate o açúcar e os ovos (um a um) até dobrar de tamanho e ficar um creme fofo;
4. Desligue a batedeira e adicione a farinha, o fermento peneirados e por último a baunilha. Misture de baixo pra cima, com uma espátula de silicone até incorporar, sem bater.
5. Despeje a massa na fôrma preparada e asse no forno por 30 minutos ou até inserir um palito no centro e sair seco - a minha demorou 27 minutos.
6. Depois de 5 minutos, desenforme e tranfira para uma gradinha. Aguarde 2 horas para recheá-lo.

do Recheio 1: Doce de Leite
1. Na tigela da batedeira, bata o doce de leite com o batedor em forma de espiral até o doce de leite ficar cremoso - cerca de 30 seg.
2. Adicione a caixinha de creme de leite e continue batendo com o mesmo batedor, até inorporar.
3. Cubra com papel filme, e leve a geladeira até a hora de rechear o bolo.

do Recheio 2: Creme de baunilha
1. Em uma panela pequena, coloque o leite condensado, a medida da lata de meia lata de leite integral, as 2 gemas e a baunilha.
2. Misture tudo com um fuê para as gemas incorporarem, troque por uma colher de pau e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela, até ferver, engrossar e obter uma consistência de um creme - cerca de 10 minutos, rapidinho. Reserve.

da Cobertura
1. Bata as claras na velocidade máxima da batedeira até atingir picos firmes. Adicione 2/3 do açúcar e continue batendo. Desligue a batedeira, e adicione o resto do açúcar a colheiradas, mexendo até incorporar e ficar um merengue brilhante. Reserve.

Rend. 8 porções

5 comentários:

  1. Nosaa Li!
    Vc quer me matar né!?
    Gente, que delicia!!! Quero fazer!!!
    E é engraçado, pq sera que homem nao gosta de bolo de chocolate? O Pascal tb nao gosta...Esse ano ele me pediu pra fazer um bolo de cenoura pro aniversario dele...hahhahahaah

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Li que lindo o bolo!! e ficou fofinho hein!! Parabéns para o Gio!! Muitos anos de vida, muita alegria saude e tudo de bom!!!
    Já achei que eu vou te dar de presente de casamento!! Segredo nao adianta perguntar!!

    ResponderExcluir
  3. Hmmmmmm que deícia! Água na boca aiaiaiaiaiiii
    Me ensina uma receita bem gostosa e recheada de bolo de cenoura?! =D ♥

    ResponderExcluir
  4. Oieeeeeeeeeeeeeeeeee...
    Estou de volta ao Brasil, feliz e contente, e no meu primeiro dia de atualizações "internéticas", tive que passar no seu blog, É LÓGICO!
    Parabéns para o Gio, parabéns para vcs pelo aniversário de casamento e não vejo a hora de chegar dia 30!!!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Meninas obrigada pelos parabéns! Meu marido agradece!

    Ju, acho q é normal homem não gostar de bolo de chocolate...eu tb não sou mto fã, a pessoa tem q ter uma bela mão pra ele não ficar seco e enjoativo!

    Rô, to curiosíiiiiiiiiissima, mas vc sabe q não precisa se preocupar! Vc veio é o q me fez mto mto mto feliz! Bjus e te amo!

    Cá, só penso em rechear bolo de cenoura com brigadeiro! vou tentar!!! Bju

    Lariiiii! Bem vinda! E até dia 30! Vou adorar seus comentários, tb sinto como se vc fosse minha amiga há séculos!
    Bjus

    ResponderExcluir