quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Tagliatelle al pesto, mas esse é de rúcula!



Na minha onda de variar cardápios, lembrei de um programa que tinha visto no Fox Life que fazia uma abóbora cabochá com pesto de rúcula e avelãs. Resolvi adaptar a receita pro macarrão mesmo. Primeiro desafio? Achar a tal da avelã. Nada no supermercado, nada na vendinha aqui do lado. Aff. Vai nozes mesmo. E como estava com preguiça sem forças pra ficar batendo a rúcula no meu pilão de pedra sabão, fui atrás da receita no blog da Paula. Pronto: bater tudo no liquidificador! Ótima solução! E rápida. Aliás recomendo muito esse blog da amiga da minha irmã. Fico passada como ela cozinha muito bem - tá, ainda não provei =D tira fotos lindas de pratos dignos de chefs!  Coisas muito diferentes, chiques! E eu aqui no meu macarrão, ops, tagliatelle.

Preciso dizer que ficou uma delícia. A princípio duvidei do sabor pois o cheiro de rúcula era MUITO forte, mas com o macarrão ele suaviza. Eu.. amei. O Gio? Como foi a última refeição decente que ele comeu antes de pegar a virose, disse que esse pesto virou a criptonita dele. Ou seja, quando vou fazer de novo? Talvez ano que vem! Ou esse seja conhecido como prato-que-fiz-uma-vez-só. =/

Beijos! 

Tagliatelli al pesto

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

Pesto de rúcula:
1 maço médio de rúcula
4 dentes de alho esmagados
1 xícara de azeite
1/2 xícara de nozes
3 colheres (sopa) de parmesão ralado
Sal
Pimenta do reino

Tagliatelle:
4 a 6 ninhos de massa - vai depender da sua fome!
Água fervente salgada e com um fio de azeite suficiente para cobrir os ninhos

Método
 
1. Limpe o maço de rúcula, separando os talos. Quebre as nozes com as mãos em pedaços menores.
2. Coloque todos os ingrediente no liquidificador e bata. Experimente o sal e a pimenta do reino.
3. Faça o Tagliatelle seguindo as instruções da embalagem para ficar al dente. Escorra rápido, volte para a panela e misture cerca de 1/2 xícara (120ml) de molho ou a quantidade que você acha necessária, mas não despeje tudo. A quantidade é grande. Sirva com parmesão fresco ralado e se desejar, um filé de frango grelhado.
 
Rend. de molho, para essa receita eu calcularia 1 xícara - 240ml ou um pouco mais. Com a quantidade recomendada, serve bem 2 pessoas. Sobrou um pouco (150ml) e agora?
 
Tenho algumas dicas da Paula:
Este pesto pode ser armazenado na geladeira: é só acrescentar um pouquinho de azeite para evitar que ele mofe. Pode ser usado tanto quanto molho para massas... quanto para fazer um aperitivo prático: mozzarella de búfala e tomate cereja com um pouquinho de pesto, ou acrescentado na salada e pode ser usado até como molho de carnes! Bem versátil.

3 comentários:

  1. Liv, quando ficar pronta sua reforma, manda uma foto pra mim sim, adoro ver cantinhos de casas reais :)
    bjs.

    ResponderExcluir
  2. Hey, Líva!
    Que propaganda maravilhosa do meu blog!
    Obrigada!
    Assim que eu me animar a fazer um doce mais complicado... prometo que tento um dos seus!
    muitos beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Elza, podexá! Vou depois do feriado começar a ver essas coisinhas! Bju

    Hey Paulets! Imagina, seu blog é lindo, fico babando nesses pratos chiques e eu aqui mal consigo acertar o ponto de um risotto! Tô querendo ir pra SP um domingo desses e podemos combinar de nos ver! Que tals? E perca o medo dos doces eles são beeeem mais fáceis!
    Mil beijos!

    ResponderExcluir