quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pavé au Giowander



Ai feriados. Feriados me matam. O que foi que eu fiz? Comi, comi e comi mais. Comi muito! Dieta? Praticamente nenhuma...tá, comi bastante, mas moderadamente - dá pra entender? Tive muitos programinhas e aí fui na medida que conseguia... churrasco aqui, almoço maravilhoso ali, pizza acolá. Aproveitei né? Mas precisava tanto de uma confort food que ontem me dei o direito de dencanso - aliado àquela data da mulher uma vez por mês sabem? Afinal todo mundo sabe que eu passei uma bela TPM na sexta....

Primeiro fui de tabela na nutri com minha mãe. Ouvi tudo e peguei algumas coisas - lógico que a dieta pra minha mãe será muito diferente da minha, mas algo como MARGARINA É PROIBITIVO me animou! Ahá! E ponto extra pra Ana Elisa! Vocês que comem margarina, saibam que ela não é nem um pouco natural. Gordura hidrogenada não é reconhecida pela natureza. Então dizer que ela vem do vegetal, é natural, é nesse caso, balela. Não é bem assim que funciona... falarei mais pra vocês quando EU for na nutri. Por enquanto, endócrino marcado semana que vem.

Enfim, ontem minha programação foi light. Comprei meu livrinho querido, comi de janta um bowl cheio de rúcula, cebola e azeite - ardia até minha garganta! Assisti Julie and Julia - e acreditem, gostei, mas não achei tudo isso não. O sotaque da Meryl Streep me irritou absurdamente! E onde já se viu a menina fazer um blog, cozinhar coisas maravilhosas e não tirar foto? Ah, por favor!

Entre outras coisas que fiz no feriado, foi a sobremesa do Gio! Sim, esse pavê leva o nome dele! Mesmo não sendo muito fã de doce, essa é definitivamente a sobremesa do meu marido. Se existe duas coisas em que ele se esbalda posso dizer sem pestanejar: esse pavê e bem-casados. E depois de tanto enrolar... peguei a receita e as dicas "a olho" da minha sogra... aqui está esse post especial! Como o blog tem título francês, assim tem a postagem! Pois o pavé vem do francês "pavimentar, cobrir em camadas" e o doce é em camadas, abrasileiramos pro pavê. A receita é maravilhosa, mas me perdoem as fotos, muito difícil de tirar! Deveria ter tirado o passo-a-passo! Mas... espero que gostem!

Voilá!

Beijos!

Pavé au Giowander
(leia-se pavê ú Giovandér)

-xícara medidora de 240ml

Ingredientes

2 pacotes de bolacha champagne - pra garantir
4 ovos separados
1 lata de leite condensado
A mesma medida de lata de leite integral
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 dose e 1/2 de licor Frangélico
1 xícara de leite integral (separado da outra)
1 lata de creme de leite com soro
4 colheres (sopa) de açúcar refinado
25g de chocolate meio amargo ralado

Método

Creme de Baunilha
1. Em uma panela média, coloque o leite condensado, a medida da lata de leite integral, as 4 gemas e a baunilha.
2. Misture tudo com um fuê para as gemas incorporarem, troque por uma colher de pau e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo da panela, até ferver, engrossar e obter uma consistência de um creme - cerca de 10 minutos, rapidinho. Reserve.

Calda
1. Em uma tigelinha, misture o chocolate em pó, dissolvido na xícara de leite, e o Frangélico. 2. Reserve para umidecer as bolachas.

Cobertura Cremosa
1. Bata as claras em neve em velocidade máxima até formar picos firmes. Adicione o açúcar e continue a bater, agora em velocidade mínima somente para incorporar.
2. Misture tudo com o creme de leite.

Montagem do Pavê
1. Em um refratário médio/grande (usei um retangular 37x23x6), alterne uma camada de creme de baunilha, uma camada de bolacha champagne umidecida em calda e cubra com a cobertura cremosa e o chocolate ralado.
2. Deixe o máximo de tempo que conseguir na geladeira, pra servir bem gelado de 2 a 4 horas. Eu fiz um dia antes, e deixei passar a noite.

Rend. 8 - 10 porções generosas

Dicas da tia Liv:
1. Umideça a bolacha rapidamente, coisa de colocar/tirar na calda senão ela desmancha. Mas molhe os dois lados dela!
2. Usei 2 doses de Frangélico e o Gio achou muito forte. Passei pra vocês um pouco menos.
3. Fiz essa quantidade de receita e coloquei metade do creme, as bolachas, mais creme, mais bolachas - aí usei 1 pacote e meio - e cobri com a coberura. As 4 claras em neve são o suficiente, mas montaria em um refratário um pouco menor pois achei que a quantidade de creme não rendeu. Mas pra duplicar o creme, sobrariam claras e então elas poderiam se tranformar em suspiros! =D
4. Só o período que o pavê ficou fora de geladeira pra eu chegar a minha amiga, a cobertura amoleceu e misturei tudo o chocolate! Tava separadinho antes =/

7 comentários:

  1. Liv,
    Hoje pela manhã, ainda não recuperada 100% dos enjôos, fiquei na cama e assisti "Dorian Gray".
    Gostei da atmosfera obscuro do filme, até o céu parece sempre á ponto de chover!
    Ele é mesmo um encanto, transmite inocência, quer dizer, só nos primeiros 30 minutos de filme, rsrsrs
    Eu gostei mais de premissa da juventude eterna e o preço que se paga por ela e pela obcessão da beleza e as consequências disso. É a grande moral do filme!
    Obrigada pela dica :)
    Sobre "Julie e Julia" eu também gostei bastante, Baixei na internet e ia adiando, quando assisti tive uma agradável supresa.
    Ah! sobre o blog com fotos, eu pensei a mesma coisa quando assisti, porém ela foi uma das pioneiras a inciar no mundo dos blogs, e antes não era possível colocar fotos, somente textos, essa tecnologia veio depois.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Agora vem cá, como eu pude ir embora sem comentar sobre esse seu doce maravilhoso!
    É que estou naquela fase da gravidez que tudo o que vejo...me dá desejo, logo...fui embora correndo dessas imagens, ahahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi querida! Que bom que gostou do Dorian eu amei, concordo com tudo o q vc falou vc vê a mudança dele, e as consequencias disso. Vou ver de novo qualquer dia. O Julie and Julia realmente, acho q esperava um monte dele, todo mundo dizendo q lembrava de mim com o blog e fui com sede ao pote. Gostei, mas não achei tudo isso não. A parte mais engraçada pra mim é a da lagosta! kkkk Nem a pau faria aquilo, credo, nojento - detesto frutos do mar! Mas não compraria o DVD. Não vou deletar do pc, tá aqui quem sabe eu vejo de novo - e assisti sem legenda, adorei pq entendi TUDO inclusive os sotaques franceses e as falas em francês, mesmo tendo parado meu curso faz 2 anos fiquei mto feliz!!! Sobre o pavê - é muito simples mesmo de fazer, e suuuuuuper leve, esse é o perigo. Comi hj uma colherzinha de sopa pra matar a vontade e deixar todo o resto pro Gio afinal o pavê leva o nome dele! E se vc morasse aqui já iria te visitar com um potão de pavê pra vc! Até ia passar no seu blog pra vc ver inspirações de quartos de baby naquele site q a Cá pega as fotos, eu to indo a loucura já montando minha "casa dos sonhos". hahahahahahah

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Só passando para deixar um beijo, dizer que suas dicas me salvaram em Berlin (ciganas malditas! rs), estou amando a Euuropa e recomendei o seu blog lá no meu pq sempre dou uma passada aqui, mesmo que não cozinhe nada... hahahaha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ui ui, deu água na boca!!!! Maldito regime... kkk

    Saudade!

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Putz que delícia este seu blog... Eu leio toda vez.... MAscomo eu vivo em regime não tenho coragem de me arriscar, mas acho que pelo menos uma vez por semana, vou me dar este presente....
    De cozinhar (que eu ADORO) e claro de comer (que eu ADORO muito mais)!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Lari, que saudades imensas de vc! Acompanharei seu blog sempre! Boa sorte aí e estou amando as fotos, principalmente das Gubler Girls! =D

    Raquel!!! Maldito regime mesmo... o meu foi pro espaço no feriado. Mas de vez em quando podemos abusar vai? Beijos!

    Oi querida - preciso saber seu nome de vdd!!! - faça isso mesmo, faça sobremesas assim pra qdo vc for servir um jantar! Esse pavê é maravilhoso e bem leve! Aí vc pode comer um pouquinho e deixar pro povo se acabar! kkk Beijos!

    ResponderExcluir