quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mais uma Odisséia: a minha Lemon Curd



É, a vida não é só feita de flores. Às vezes nos deparamos com alguns limões azedinhos. E põe azedinho nisso! E sim, eu também erro!



(Tão vivos aí? O tombo foi grande?)



Engraçado que é sempre com as receitas mais simples.
Segunda feira estava com a macaca, querendo cozinhar algo... e doida pra usar meus limões sicilianos na gaveta abandonados, fui pegar meu querido livro Baking - One Step at a Time e lá tinha uma receita de Lemon Curd que estava doida pra testar! Linda, e fácil! E nunca tive problemas com receitas desse livro. Tive - pretérito perfeito.

A curd é um creminho/cor de geléia originado na Inglaterra pra adoçar os chás da tarde. Pode ser passado em pães, rechear bolos, scones e pode ser feita de várias frutas como laranja, ou framboesas. E limão. Aqui no Brasil não tem e resolvi fazer a caseira. Bem fácil, como tinha dito.

Ah, se arrependimento matasse...

Fácil? Por isso que o prefixo do título é a Odisséia - assim como a calda de caramelo nesse pudim aqui.
Fui bonita cantarolando separar os ovos - claras e gemas - o açúcar, manteiga, e suco + raspas do limão. É só isso!

Vapt Vupt, ingredientes prontos. Método fácil. "Bata as gemas em um bowl, passe por uma peneira fina e despeje na panela. Adicione o açúcar e o suco de limão e com a panela no fogo médio mexa por 5-10 minutos com uma espátula de silicone, raspando nas laterais da panela." - o livro dizia. Bom, em 5 segundos o negócio estava fervendo, deixei cozinhar mais um pouco, diminuí o fogo e eu lá, mexendo, blá blá blá coloquei até o timer. Mexer de 5 a 10 minutos se subentende cozinhar por 5 a 10 minutos certo? Só pra constar. O açúcar meio que caramela e você consegue ver a massa tomando forma. Próximo passo: (eu fui muito BURRA ingênua aqui, admito) "passe seu dedo na espátula com um pouco de curd: você vai ver um traço limpo se estiver cozido" Aham. Não preciso nem contar né? Queeeeente! "O curd fica mais espesso na medida que esfria", diz o livro - tire do fogo, "despeje as raspas do limão mais a manteiga em pedacinhos e deixe esfriando em outro recipiente". Tchan! Feito isso!

Corri na internet. E gelei....

Lemon Curd da Martha Steward
combinada daqui e daqui

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

4 gemas grandes
1/4 de xícara - 45g - de açúcar
1/4 de xícara - 60ml - de suco de limão siciliano espremido na hora
3 colheres (sopa) de manteiga gelada - 42g - cortada em pedacinhos
Raspas de 2 limões sicilianos

Método

1. Prepare um banho maria gelado - coloque cubos de gelo em um bowl (de preferência de inox) e reserve.
2. Em uma panelinha, aqueça um pouco de água até quase começar a ferver. Deixe em fogo bem baixinho.
3. Em um outro bowl de inox, misture as gemas e o açúcar com um fuê. Adicione o suco e as raspas do limão. Cozinhe em banho maria por cerca de 8-10 minutos, misturando de vez em quando até engrossar e cobrir as costas de uma colher de pau. Cuidado pra não ferver e talhar as gemas. Retire do fogo e adicione um qudradinho de manteiga por vez, misturando até incorporar entre as adições.
4. Passe a mistura por uma peneira para outro bowl.
5. Tranfira para o banho maria gelado e deixe descansando - misture só pra não grudar - até esfriar. Cubra com um filme plástico e guarde na geladeira por pelo menos 2 horas pra terminar de esfriar. Se quiser, pode passar a noite.

Rend. 1 xícara


É, vocês leram né. Não é a toa que fiquei p* da vida. O livro não fala que é em banho maria!  Não fala da peneira! O resultado final foi tão desastroso que as fotos parecem purê de mandioquinha,  minha curd ficou com consistência de brigadeiro de colher e com gosto de limão com manteiga. Ugh. Fora o cheiro impregnável de ovo que se instalou na minha cozinha. Quando fizer de novo daqui a muitos meses- pois ela tá largada lá na geladeira pensando no seu destino (a lata de lixo) - eu postarei o meu sucesso! Assim espero!

7 comentários:

  1. Liv meninaaaaa! Que odisséia!!! Por isso que tenho medo da cozinha hahahah... Nunca sei o ponto certo das coisas hahahaha....
    Mas essa receita deve ser uma delíciaaaa!!! Adoro limão hmmm...
    Um beijo, linda!

    ResponderExcluir
  2. Ô, darling, essas coisas acontecem! Não desista!
    Veja bem, 5-10 minutos é algo a ser considerado como um fail da receita - um tempo é o dobro do outro! Para algumas coisas, como um bolo, talvez não faça tanta diferença assim, mas para algo que ganha consistência enquanto é cozido, mexendo, influencia muito.
    Esta curd aqui é feita em banho-maria e fica bem mais gostosa do que a outra que vc publicou minha aqui:
    http://technicolorkitchen.blogspot.com/2009/05/cookies-recheados-com-curd-de-limao.html

    Passar pela peneira vai remover a pele das gemas e diminuir o cheiro de ovo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Liv visito sempre seu blog!!
    E essas experiências ainda terei rsrs
    Beijocas tô seguindo!

    ResponderExcluir
  4. Liiii, estou morrendo de rir aqui! você esqueceu que coisa quente queima o dedo! hahahahah é assim mesmo! Tudo na vida, para se fazer bem, leva tempo e prática. Nao desista! Ah, se serve de consolo, quando eu ralei o chocolate para fazer o brigadeiro no domingo, eu ralei meu dedo também, está doendo até hoje!! hehehehe beijos querida!

    ResponderExcluir
  5. Olá Liv!!
    Estou começando a seguir seu blog, e primeiro quero dizer que é muito fofo, e vc linda e pelo geito muito divertida...

    Sou casada há 8 anos e ainda cometo riscos na cozinha e em toda casa,hahaha...

    Mas é assim que nos tornamos melhor a cada dia!
    Nossa já aprontei cada uma...

    Beijos continuarei a te seguir!
    Carinhosamente,

    Li Spina.

    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir
  6. Rôooo esqueci de vc! kkkk Não preciso nem dizer q eu fui seca na espátula e saí pulando q nem saci. Aff. Acontece. Pisciana sabe? Avoaaaaada.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Cá, é treinando q se aprende! Vamos fazer o curso, vamos? Bjus

    Paty! É a primeira receita desse livro q dá errado, e estranhei pq tem até foto do passo a passo. Enfim. Sei lá q q deu na autora. É esse livro q não especifica o tipo q o sugar é em geral mas em uma receia ou outra fala em caster ou outro lá q é o de confeiteiro. Enfim, já encomendei meu bittersweet e meu sky high. Outro nivel! =P Vou testar essa de banho maria. Vamos ver! Beijocas

    Laís! Depois me conte suas experiências culinárias! Bju

    Eliane! Pois é, cozinhando q se pega prática! E obrigada pelos elogios vc é mto gentil! Beijos!

    ResponderExcluir