domingo, 24 de outubro de 2010

Curso de Cupcakes, Macarons e Bem Casados 23.10.10



 Olá queridos (as) leitores (as)!
Vim aqui super empolgada nesse fim de domingo contar tudinho do curso pra vocês!

Primeiro, acho que criei uma superexpectativa, mas mesmo assim foi divertido! Eu queria pôr a mão na massa, bater, misturar, pingar as massas, as coberturas e não foi bem assim. O chef Elias que fazia quase tudo e nós alunas observávamos. Mas isso foi bem esclarecedor também. Aí quando ele quis assistentes pra fazer os cupcakes lá fui eu me voluntariar! Quase ninguém fazia nada! Fiz 2 massas de cupcakes com ajuda de 2 ou 3 alunas - uma delas era só bater no liquidificador quase todos os ingredientes e todos já estavam medidos/pesados então era bem mais fácil.






Descobri pontos certos do buttercream, até aquela que eu fiz pro chá da May, tava bem errada pois vocês precisam bater muito, mas muito mais na batedeira, a consistência dele é tipo do chantilly! Não fica tão leve lógico, mas fica BEM MAIS cremoso! Assim como vi que "bater o açúcar com os ovos até ele dobrar de tamanho e ficar com uma consistência cremosa" também é possível, depois de você bater muito, mas muito na batedeira. Nota 0 pra minha paciência aqui.

Auto conclusão 1: só quem cozinha sabe o verdadeiro valor de uma batedeira planetária ou ainda uma Kitchen Aid. Aceito de presente de Natal! kkkkk 








Desvendei os mistérios dos chamados macarons e os conselhos da Paty foram bem úteis  - lembrei muito de você querida! - pois apesar de ser bem fácil a receita (leva somente três ingredientes) a chave para a perfeição é a temperatura do forno. Deve ser exata... e por causa disso, (Auto Conclusão 2) preciso de um termômetro de forno. O meu é graduado por intervalos de 140°C/160°C depois 160°C/180°C, 180°C/220°C e por aí vai. Também, nessa empolgação entre minha lista de milhares de livros na Amazon, tenho loucura por esse aqui. E agora que descobri que eles entregam livros e cds no Brasil, ahá, tô falida.
 


Nunca tinha comido macarons e confesso que gostei, mas achei muito doce. Pra quem não conhece ele é tipo um suspiro recheado. A diferença é que vai farinha de amêndoas, o que encarece bem o custo, mas vale a pena pegar esse nicho aí. Tenho um projeto de começar minha confeitaria artística e incluiría os macarons aqui sem problemas. Cupcakes, mini bolos, bolos, bolos artísticos e macarons. Vou começar a bolar sabores e um cardápio eba! Quem sabe eu me torno uma Ladurée du Brésil! Meu encanto foi tão grande por esses docinhos que  justifica esse monte de fotos passo a passo. Adorei!




Por último, os bem casados! Não ficaram absolutamente heavenly como os da Araí, mas ficaram muito bons! Não são secos, e dá pra fazer pro Gio quantas vezes ele quiser agora! Preciso só diminuir a receita, pois 1 inteira faz um cento.  Montado! Não tenho tantas assadeiras assim pra fazer tudo isso de uma vez! Mas achei muito fácil. Preciso praticar  no saco de confeiteiro agora. Não tirei fotos deles, só na assadeira que parece um monte de pão de queijo mas tudo bem... A aula rendeu, fizemos 3 tipos de cupcakes, 2 macarrons - uma massa dividimos em 2 pra fazer 2 cores - e mais 2 bem casados! Agora é só começar a testar essas receitas em casa! Se preparem por uma invasão desses docinhos aqui.

É isso! Espero que tenham gostado do post e me desejem sorte para um começo de carreira culinária!

Um beijo e bom fim de domingo!

10 comentários:

  1. Amiga... eu comi os macarrons que uma amiga da Rô levou de Paris para Amsterdam e, HONESTAMENTE, eu não gostei!!! Muito doce... Eu imaginava ele como se fosse uma bolacha, mas a consistência é bem diferente...
    Mas que eles são DIVINAMENTE LINDOS, ISSO ELES SÃO!!!
    Parabéns amiga!!! Orgulhosissima de vc!!!
    Te amo!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Que delícia Liv!!!!!!! E que invejinhaaaaa. Queria ter ido =( e ia ser bom já que não tinha que por a mão na massa hahahahaha.... Os macarons ficaram lindos! Deu vontade de fazer! Mas como você disse, são como suspiros e suspiros já são difíceis por causa da temperatura do forno né??! Mas vale tentar!! Sobre abrir sua empresa, vai fundo!!!!!!!!! Você leva muito jeito! =) ♥

    ResponderExcluir
  3. AHHHHHHHHHHH, Liv... não faz vontade, não...
    Snif... como me arrependi de não ter ido, viu??

    ResponderExcluir
  4. Ai, que lindos!!!
    Adorei as fotos que vc tirou!!! Já estou com água na boca... rs
    Te desejo MUITO MUITO MUITO BOA SORTE na sua nova empreeitada! Tenho certeza que sua confeitaria vai ser um sucesso. Avise qd for a inauguração que eu faço questão de ir.
    E, se possível, leve uns docinhos no encontro CM que eu já estou com lombriga adiantada... hahaha
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. nao sei o que acontece, mas meu comment de ontem nao foi.. que droga, aconteceu isso já em outros blogs
    Bom, enfim, essas fotos sao do curso? ficaram otimas!!
    Li, boa sorte no futuro culinario, que comcerteza vai ser um sucesso! vc já tem o essencial para dar certo: paixao pelo que faz!!
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Taty! É isso msm, ele é um suspiro com farinha, nem tão leve nem tão com consistência de bolacha! Mas adorei faze-los! Foi bem divertido! E tb achei mto doce, o segredo é colocar um recheio mais cítrico de limão msm pra quebrar isso! Bju

    Cá e Lê vcs são umas chatas, adoraria q tivessem ido! Ele vai me mandar email qdo tiver outros cursos e eu aviso vcs! Um beijo!

    Lari! Vou tentar levar uns cupcakes pra vcs, mas não vai ter pra todo mundo! Vou ver se consigo 6 e vcs se matem kkkk Um beijo!

    Rô, o seu comentário foi sim, no post aqui de baixo! Obrigada pelos elogios das fotos, fiz o máximo q pude com minha câmerinha ruimzinha!
    Bju

    ResponderExcluir
  7. lívia!

    acabei de te envia um email com um experimento de macaron noisette!

    menina, deu super certo, e o sabor ficou maravilhoso, bem mais intenso do que com as amêndoas.

    adorei seu blog, já está no meu reader, adorei te conhecer.

    uma dica de lugar pra comprar livro lá fora: www.betterworldbooks.com

    já comprei vários títulos, e além do preço, eles têm uma proposta bem legal. entre lá!

    bj

    ana claudia

    ResponderExcluir
  8. Olá.
    Quem me deu o endereço de seu blog foi a Ana Flávia Manrich, que trabalha comigo. Como ela sabe que eu gosto de mexer com coisas de cozinha e tenho me aventurado pelo universo dos muffins e cupcakes, ela me deu seu blog.
    Dei uma olhada rápida e uma das coisas que me chamou a atenção é o bom humor e sua capacidade de rir de si mesma (quando errou a receita de Lemon Curd, por exemplo). Essa é uma capacidade cada vez mais raras nas pessoas, embora seja fundamental para mantermos a sanidade. Gente que se leva demais a sério é muito chata! (rs)
    Gostei das suas receitas e pretendo testar algumas. Se quiser algumas ideias e sugestões, tenho um livro de muffins e quickbreads que é bem interessante - e que foi bem difícil de achar um novo (estava com o de uma amiga). Tem receitas rápidas e fáceis e que fazem a alegria de um café da tarde.
    Um grande abraço!
    Flávio

    ResponderExcluir
  9. Ana e Flávio sejam bem vindos! Adoro conhecer gente nova e espero mais visitas dos senhores! Fico mto feliz em saber q meu blog é indicado e q não escrevo somente para meia dúzia de pessoas! Adorei ler o q os dois escreveram! Cozinhar leva prática e a gente erra às vezes... agora fui fazer meus prometidos cupcakes de halloween! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Liv:
    Obrigado pela acolhida. Vou visitar seu blog muitas vezes, pode deixar. No momento estou contando as horas para a chegada de meu forno elétrico (a promessa de entrega era para hoje - imagine a ansiedade).
    Através do seu link para a receita de lemon curd (que eu talvez me arrisque a fazer neste fim de semana), vi a receita de cookie com o mesmo. Fiz ontem, mas usei uma geléia de cítricos no lugar do lemon curd. Ficou ótimo e o pessoal daqui do trabalho está querendo que eu abra um "quiosque" na Sala São Paulo :)
    Já expliquei que faço essas coisas (e divido) porque gosto. Se tiver que fazer por obrigação, para cumprir compromisso, para mim perde a graça.
    Um grande abraço,
    Flávio

    ResponderExcluir