sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Como prometido: aventuras de carro na lua de mel

(Obs: as fotos serão repostadas em breve)

Boa tarde!
Confesso que estive um pouco sem pique pra escrever essa semana, mas pra não deixar vocês sem nada, resolvi contar mais um pouco da nossa Lua de Mel, contar as nossas aventuras com nosso carro!

Ganhamos a locação dele de presente de um amigo do meu pai que adoraria ter vindo pro casamento - ele é Belga - mas não pôde. E quando dissemos que íamos passar a Lua de Mel por lá, ele já reservou uma Mercedez pra gente. Bom, pelas fotos aí de baixo vocês já viram que não pegamos a Mercedez e sim, um Audi.

Ficaríamos em Roma a pé - até porque é im-pos-sí-vel andar lá de carro e depois no último dia, pegaríamos o carro e seguiríamos viagem. Deu tudo certo, mesmo com o lance da "CNH internacional", conseguimos pegar o carro com a nossa CNH mesmo. Até hoje não entendi o rolo que o amigo do meu pai fez pra tentar emitir essa habilitação pois encontramos outro casal brasileiro e eles disseram que pegaram a deles em 1 dia. Enfim. Não tinham a Mercedes, e nos deram "um similar" um Audi A4 maravilhoso com GPS (em português!!) acoplado! Lá se foram alguns euros perdidos no nosso mapa comprado da Itália. Mas tudo bem. Entre um câmbio automático - da Mercedes - e um GPS num carro com marchas, definitivamente o GPS!

Saindo de Roma, felizes da vida com nosso carrinho!

Adorei a carinha do Gio no retrovisor!

Antes que vocês perguntem: não eu não dirigi. Não consigo fazer isso aqui, muito menos lá!
Fiquei responsável de manter o Gio acordado todo o trajeto. Dormi muito, muito pouco, só quando não dava mais. Aprendi a me maquiar no carro! Afinal, sou meio demorada pra me arrumar, e o trauma das minhas péssimas fotos sem maquiagem e com cara de doente no mochilão com minha irmã, fez com que eu decidisse: não, ficar sem maquiagem NÃO era uma opção.

Saímos de Roma e fomos pra Assis e depois Siena e todas as cidades desse post aqui. Chegamos em Florença a noite, e pagamos uma fortuna por uma diária no estacionamento - 27 euros. Aff. Depois conseguimos parar em um bem mais barato o per noite (acho que pagamos 15, 18 euros) e ainda andávamos um pouco pela cidade até chegar ao hotel. Contar sobre Florença é outro post, afinal ela foi a cidade que menos gostei da viagem toda. Depois de passar por Veneza e Verona, a nossa aventura começou mesmo indo pra Suíça.

Dirigir na Itália é muito fácil. O problema são os parcheggios, a parte de estacionar mesmo. Como todas são cidades milenares, principalmente Roma e Florença vai, que cresceram muito, elas não comportam o número de carros como se fosse o Brasil por exemplo. Não tem espaço devido as muralhas e ruínas por aí. O motivo de existir muita motoca e Smarts, Cinquecentos, Mini Coopers. São carros minúsculos e você pode parar onde couber. Mas isso não quer dizer que você não pague. Toda rua em Roma tem um parquímetro pra você pagar pela vaga. E se não, tem uma placa indicando que só pode estacionar residente. Se você mora naquela rua, seu carro tem uma identificação e você pode parar lá. Ótimo pra eles, uma zona pro resto dos mortais com carro. As placas são diferentes das daqui. Mas conforme você acostuma, você acaba deduzindo o significado delas.

Ambas fotos no Parcheggio em Florença.

Seguindo pra Venezia!

Não tivemos nenhum problema na autoestrada, até os pedágios lá são bem melhores que os
daqui, pois você paga por trecho e pode usar o cartão! Rápido e prático.

Chegando na Suíça, paramos em um Hotelzinho em Stans pra descansar pois passamos o dia viajando. A cidade é uma graça, aquela cara de cidade suíça muito hospitaleira e charmosa. Contarei mais no post da Suíça mesmo, pois essa parada foi muito engraçada! Deixarei vocês curiosos. Montamos nosso roteiro... peguei o nosso guia da europa e o sonho do Gio era conhecer o Neuschwainstein. Dei uma olhada no mapa do GPS e... 300km! Aqui no Brasil 300km nós vamos pra praia! Beleza. Vamos? Vamos! Mas lá eram 6h... ah tudo bem!

Começamos: saímos de Stans e de lá seguimos pra Interlaken, e fomos procurar alguma montanha (alpes) para subir. Ai como fazia frio! E como eu adoro frio! Subimos, subimos e subimos no Jungfrau paramos pra tirar foto na neve e tudo mais! E a temperatura no painel do carro, caindo, caindo, caindo. 0°C! Parecíamos duas crianças e foi uma delícia! De lá começamos o caminho sentido Schwangau (chamávamos de "shimingau") que era a cidade perto do castelo. E anda, anda, anda passando por cidadezinhas e vilarejos a coisa mais linda.
Passamos também dentro de uma montanha, com um trem que leva carros até o outro lado, esse Realp aí em baixo e a primeira foto do post com cara de "yeeeeh" vamos nos aventurar nessa "balsa" terrestre!

Beleza. Chegou uma hora - tínhamos passado por Liechtenstein, e achamos que estávamos perdidinhos. Bom, chega. Estava esgotada, fazia frio, chuviscando e queria uma cama! Paramos numa cidade que não fazíamos idéia da onde era. Depois a muito custo, descobrimos que era Lingenau na Áustria. Fomos em um hotel, maior mas que estava cheio por ser algum encontro de alguma coisa, e aí fomos no hotel do lado. Um hotel familiar com um casal mais velho tomando conta. A coisa mais fofa do mundo! Não falavam muito inglês, a diária era barata e fomos dormir tranquilos. Chuveiro bom, aquecedor ótimo, bem aconchegante!

Acordamos. Ah, nem tava tão frio assim! Vamos tomar café. Descendo a escada, olhei pra janela. Bom, a foto aí de baixo foi a nossa vista....

oO

Neveeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!
Sim, muita neveeeeeeeeeeeeeeeeeeeee igual Natal!!!!! A gente nem acreditava... ríamos que nem dois idiotas!!! E eu achando que estava calor por causa do aquecedor!!! Vimos essa vista e corremos pro quarto pegar agasalhos... e pra sair?
Porque neve + carro = dirigir na neve! Xiiiiiiiiiiiii. Foi um sufoco pro Gio. Pegamos uma bela nevasca. Paisagens de tirar meu fôlego! E mais aventuras pois o nisso carro... bom, as fotos tão aí! Quase desistimos de ir pro Castelo, mas faltavam só 2h e fomos persistentes! Tivemos mais momentos engraçados pois toda vez que achávamos que a nevasca passou, cruzavam na direção contrária a nossa carros com mais neve no capô e no teto! Socorro!

Olha ele lá, abandonado ao frio tadinho!

E assim os encontramos...

E assim, limpamos - eu ajudei o Gio mas ele não bateu foto!

E essa era nossa vista na estrada...

Assim, no meio do nada!

Foi aí que fuçando no GPS descobrimos que tem o caminho mais curto e o mais rápido. O mais curto era o que estávamos fazendo até agora e ele ia cortando caminho por micro cidades e estradinhas e vilarejos. Lindo! Mas agora precisávamos de tempo e selecionamos o mais rápido pra pegar alguma auto-estrada e chegar ASAP no castelo! Deu certo.  Ele é lindo. Divino. E tivemos o tour com um guia pra lá de doidão de ácido ou com TOC, sei lá. O cara dava medo! Mas o Gio amou. Eu amei. Mesmo tendo que andar na chuva até chegar nele. Valeu cada metro, cada centavo!

Falei que eu me maquiava no carro!

Tchau carrinho!

E o nosso tour de carro chega ao fim. Não tinha mais neve, agora sol e calor. Voltamos correndo pra pegar o vôo em Milão pra Barcelona - dorminos em Lugano a cidade mais rica da Suíça acho, pois tudo era uma fortuna e tinha até mais Ferrarris do que na Itália! Entregamos o carro - ninguém confere nada, achei um absurdo, não tinha ninguém no Parcheggio da Sixt no aeroporto de Milão.

Mas 3 meses depois recebemos uma multa! Não faço idéia porque, mas cobraram no cartão, foi em Florença - isso que a gente parou sempre em estacionamentos... sei lá. Vem em italiano e eu não entendi nada!

Enfim, aventuras são assim! Cheia de coisas pra contar! Espero que tenham gostado!