terça-feira, 14 de setembro de 2010

Risotto de alho poró e limão siciliano



Mais uma receita tirada do blog da querida Paula, maravilhosa e feita sem pressa, com muito amor e seguindo as dicas preciosas desse post da Ana Elisa (recomendo todos a lerem!). Voilá, um risotto perfeito - na minha humilde opinião. Eu adorei, me esbaldei horrores... o Gio, não sei. Disse que o primeiro reboco, risotto que fiz foi o melhor. Eu particularmente não me lembro. Mas virei fã de cítricos e esse risotto pra mim, é o melhor! E que venham outros senão o arroz arbóreo vai estragar!!

Beijos

Risotto de Alho Poró e Limão Siciliano
adaptada ligeiramente do ... de salto alto na cozinha

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

1 + 1/2 xícara de arroz arbóreo
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picadinha
Suco + raspas de 1 limão siciliano médio/grande
1 talo grande de algo poró picado em rodelinhas finas
1/2 xícara de vinho
6 xícaras (1440ml) de caldo de legumes*  (mantenha fervendo)
60g de queijo parmesão ralado grosso
60g de manteiga

Método - um pouco mais detalhado

1. Coloque os 1440ml de água para ferver e quando chegar à fervura, dissolva o caldo. Mantenha em fogo baixo, pra o caldo ficar sempre quentinho. A conta que utilizo é na proporção 1 xícara - 3 de água. Pra essa receita seriam necessárias 4 e meia, mas precisei usar mais.
2. Em uma panela grande refogue a cebola no azeite - não deixe dourar e junte o alho poró e cozinhe até ficar transparente e bem macio.
3. Acrescente o arroz e deixe fritar por alguns minutos até que ele comece a soltar um pouco do amido, transparente também.
4. Coloque o vinho e mexa até evaporar completamente. Faça mesmo com o suco de limão. Vá acrescentando conchas do caldo de legumes uma a uma, até que o arroz fique al dente, mexendo sempre. Não deixei o caldo secar completamente. Assim que restar um dedinho de caldo, acresente mais uma concha.
5. Vá experimentando o risotto durante o preparo. Se o arroz ainda estiver duro, farinhento e o caldo estiver acabando, coloque mais água no caldo. Não interfere em nada o sabor. Eu coloquei 6 xícaras para ferver e ainda deixei mais 2 na chaleira em caso precisasse.
6. O risotto demora em média uns 17-20 minutos (entre colocar o arroz e a mistura do queijo) para chegar ao ponto - variação entre uma panela e outra e a chama do fogão e outra. Ao experimentar ele deve estar macio, mas resistente à mordida, sem aquele gosto farinhento e sem grudar nos dentes.
7. Corrija o sal se necessário um pouco antes de ficar pronto - pois o caldinho possui MUITO sódio concentrado, por isso uso menos do que o recomendado na embalagem.
8. Acrescente o queijo ralado, mexa, e por fim, a manteiga, desligue, misture a manteiga delicadamente para dar brilho ao risotto e deixe secar tampado até a hora de servir.
9. Dica Crucial da Ana Elisa: nos cinco minutinhos durante os quais seu risotto está coberto, com fogo desligado, descansando, antes de servir, ele tende a absorver o resto do líquido e ficar mais firme do que quando você tampou a panela. É comum terminar o risotto na consistência perfeita e, na hora de servir, perceber que ele está mais "reboco" do que você gostaria. Quando você estiver terminando seu risotto, já experimentou, e ele está cozido, com uma suave resistência à mordida, mas sem grudar nos seus dentes, verifique quanto líquido há na panela. Se a textura do risotto JÁ estiver do jeito que você quer, acrescente mais uma ou duas conchas de caldo ou água. Assim, quando você juntar o queijo, este terá um excesso de água para absorver, e o risotto final terá a consistência correta.
*usei meio cubinho de caldo de galinha, dissolvidos em 1440ml de água

Rend. 3 a 4 porções.

7 comentários:

  1. Liv que saudades do seu blog e saudades de vc. Estava meio sem tempo de entrar aqui e confesso que senti falta de suas mega dicas.
    Eis que quando entro me deparo com recitinhas ligth, que bom esse calorzão pede isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Hmmm eu amo alho poró!!! Que delícia... Será que um dia chego nesse nível? hahaha Beijo, flor!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que você gostou!
    Cada vez mais receitas salgadas no seu blog...
    Eu ainda apanhando dos doces! Fiz um bolo esta semana... de coco... mas juro que não dava nem para colocar no blog! Acho até que ficou como devia... mas achei tão sem graça! aiaiai
    Vou olhar as dicas da Ana Elisa paa risotos. Faço todos de olho... é a coisa mais complicada escrever a receita depois...
    beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Hummmmmmmmm! Que delicia!!!
    Amo risotto! E acredita que um dos pratos do jantar do meu casamento foi exatamente risotto de alho poro e limao siciliano? Mas a ultima vez que tentei fazer de limao siciliano nao deu certo...ficou super amargo:/
    Vou tentar a sua receita...

    Bjos
    Juliana

    http://miscelaneadajuju.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Livia... vi o seu outro risoto... o de limão. Deve ter sido este o que o Gil gostou! Concordo com você! Este novo é que etá no ponto certinho - inclusive de acordo com a descrição da Ana Elisa... e mestre dos risotos! Beijos, sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Sandrinha! Tava com saudades de vc!!! Calor pede mesmo comidinhas mais leves né? Beijos!

    Cá!! Cozinhar é mto fácil! É só querer e ter prática! Bju

    Paula! O Risotto reboco q fiz foi um no ano novo só de alho poró e parmesão... Não publiquei aqui...Mas na hora de servir né, já tava aquela coisa... esse de limão ficou bom, mas o campeão foi de siciliano! Vou fazer mais, afinal, prática leva a perfeição! E faça doces sim, eu sou suspeita...

    Ju querida! Eu achei q ficou muito boa, o Gio já, não comeu muito... mas faça de novo e me conta! E posta foto naquele pratão lindo seu!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Esse risotto deve ter ficado um CRIME!!! de tão gostoso!!

    ResponderExcluir