sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Evitando o desperdício: Bolinhos de Arroz



Vocês perceberam que essa semana foi meio cheia de carboidratos né? Quis mudar um pouco as coisas por aqui, mas calma que tenho receitas backup deliciosas ainda por vir. Ficará para semana que vem. Preciso correr pra cozinha fazer um bolo ou algo especial pro niver de mamãe! Conto depois!
Ah e hoje faço 11 meses de casada! Mês que vem é mês do primeiro aniversário eba!

Lembram que eu tinha prometido a receita de bolinho de arroz para não jogar fora aquele arroz velho? Como promessa é dívida, segue a receita!

Beijos

Bolinho de Arroz
pra você não desperdiçar aquele arroz velho largado na geladeira.

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

2 xícaras de arroz pronto
1/2 xícara de leite integral
1 xícara de farinha de trigo - não precisa peneirar
5 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado fresco - não me use o de saquinho!
1/2 xícara de salsinha e cebolinha picadinhos
1 ovo
Sal e pimenta do reino a gosto

Método

1. Em uma tigela, coloque o arroz, o ovo, a farinha e aos poucos, o leite. Misture com uma espátula de silicone até os ingredientes incorporarem.
2. Se a massa ainda estiver muito líquida, adicione mais farinha (aos poucos, não me coloque mais 1 xícara não!) e se estiver muito grossa, coloque mais leite. O ponto certo da mistura é consistência cremosa-firme, que seja o suficiente par você moldar e fritar os bolinhos sem que eles desmanchem na frigideira de tão moles.
3. Adicione o queijo ralado, a salsinha, a cebolinha e tempere com sal e pimenta do reino. Tempere se necessário mais de uma vez, em poucas quantidades para neutralizar o sabor da farinha. Experimente antes de temperar de novo! Sempre fiz com o "olho" da minha mãe do lado, e dessa vez que fiz sozinha, o bolinho ficou com gosto de farinha. Se desejar pode colocar mais queijo, mais salsinha. É o que dá o sabor!
4. Em uma frigideira, coloque óleo o suficiente para praticamente submergir o bolinho. Frite até dourar, um lado de cada vez. Sirva enquanto está quentinho.

Rend. 20 bolinhos.

Obs. Eu resolvi fazer essa receita logo cedo e reservar para o almoço. Não recomendo. Faça mesmo na hora programada pra começar seu almoço ou quando estiver todos os outros pratos encaminhados pra você terminar a mistura e fritar. Se ele ficar muito tempo reservado, a massa solta um líquido e precisei pôr mais farinha pra dar a liga de novo e daí que eu acho que ficou o gosto pois eu não temperei novamente. Cozinhando e aprendendo! =D

6 comentários:

  1. Liv, que delícia... experimenta colocar uma colher de chá de fermento químico na receita... os bolinhos ficam bem fofinhos =)
    Fiquei com vontande... nhac...

    ResponderExcluir
  2. Liv, eu AMO bolinho de arroz! E com parmesão, então... HUM!

    ResponderExcluir
  3. Adóóóóro bolinhos!!! Super positivo evitar o desperdicio!!!! ;)

    ResponderExcluir
  4. Oi Cá, eu tb! Pena q o Gio não e essa história de disperdício virou contra mim porque no final tive que jogar metade fora... afff

    Le, eu acho q eles ficaram com um tamanho bom... mas vou testar depois te conto! Bju

    Oi Paty! Com parmesão fica bom mesmo hein?

    Carol! Minha mãe tb fazia de espinafre, ainda vou tentar! Bju

    ResponderExcluir
  5. eu fiz esteeeeeeee!!!!!! só coloquei um pouquinhooo de pimentão pq eu adoro! =) que delícia!!!

    ResponderExcluir