terça-feira, 7 de setembro de 2010

Bolo de Castanha de Cajú meio light para o niver de mamãe!



Como semana passada foi bem corrida - postei também várias receitas rápidas - não tive tempo de fazer o bolo que gostaria para o aniver de mamãe.


Queria um bolo digno de aniversário com recheios e coberturas...

Mas como ela e meu pai estão com restrições no açúcar e tudo mais, adorei essa receita que achei em uma revista Mais do Pão de Açúcar enquanto esperava uma consulta... e ela me chamou a atenção por duas coisas: uma foi o paninho de fundo que eu tenho igual (mas não achei pra bater a foto! =/) e não vai farinha! Que ótimo! Fiz umas adaptações e no final ficou muito bom, ainda tem dele na casa da minha mãe!

E um desejo de feliz niver atrasado aqui - pois comemoramos muito bem! Mãe! Tudo de bom! Muita saúde, alegrias, sucesso, paciência - porque agora eu saí de casa hehehe - você merece! Best Mom Ever! Happy B-day! Te amo! Beijos enormes!



Bolo de Castanha de Cajú meio light

Ingredientes

400g de castanha de cajú moídas e torradas
5 ovos separados
125g de margarina - usei manteiga
250g de açúcar demerara orgânico
50g de açúcar mascavo (aperte-o na hora de medir)
2 colheres de chá de fermento em pó

Para cobrir: açúcar de confeiteiro e canela até que baste.

Método

1. Pré aqueça o forno em 180°C.
2. Unte generosamente com manteiga e farinha uma fôrma de bolo inglês média 27x13x7 de altura.
3. Bata as claras em neve até obter picos firmes e reserve. Derreta a manteiga e deixe esfriando um pouco antes de usar.
4. Em uma tigela grande, misture o açúcar demerara com as gemas até incorporar bem - não usei batedeira. Depois adicione a manteiga e metade das castanhas, ainda misturando.
5. Você vai perceber que a mistura ainda está meio seca. Adicione o açúcar mascavo, o resto das castanhas e à colheiradas as claras em neve com o fermento. O bolo vai tomando forma.
6. Não estranhe que a massa vai encher quase toda a fôrma. Como não vai farinha, ele não cresce muito. Asse por 30-40 minutos ou até que firmar BEM.
7. Espere esfriar, desenforme, pouvilhe o açúcar com canela e sirva.

Rend. 10 porções.

Obs. Como troquei a margarina por manteiga, acho que essa foi a razão do bolo não firmar. Adorei a receita mas a revista tem falhas de não fornecer o tamanho da fôrma por exemplo. Em 30 minutos meu bolo continuava mole - parecia gelatina! - e com cara de crú. Deixei mais 10 minutos no forno um pouco mais alto 220°C e ele dourou mas mesmo assim quando tirei do forno, afundou. Como ia desenformar, o "afundado" ficou embaixo então nem deu tanto problema pra servir. Mas, se alguém fizer com margarina me avisa?

Um comentário:

  1. Oi Li aqui é mami, adorei o bolo, todos amaram, vai muito bem com chás e cafés. Não canso de agradecer suas palavras de carinho pelo meu niver...
    ...fotos lindas nesse seu blog...
    ah!!e que pavê do Gio!! deve ter ficado mucho baumm! ahahah bjos

    ResponderExcluir