quarta-feira, 28 de abril de 2010

Panquecas Americanas



Desde que vi essa receita no meu livro preferido me abriu um apetite e resolvi fazer essas panquecas agora a noite mesmo - depois da academia dá uma fome...

E que delícia fazer aniversário né? Hoje é niver da minha irmã, e como ela está em Miami dedico esse post pra ela! Parabéns Ci!!!! Mesmo longe quero que você aproveite! E essa receitinha é pra você! Pára de comer por aí e faça suas próprias panquequinhas de café da manhã! Um beijo da sua irmã que te ama muito!

Panquecas Americanas 
daqui


65g de manteiga sem sal
450ml de leite em temperatura ambiente
2 colheres (chá) de suco de limão siciliano - usei o taiti*
1 ovo a temperatura ambiente
275g de farinha de trigo
3 colheres (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
25g de açúcar de refinado**
1 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de essência de baunilha


Calda de maracujá
daqui
Livro: Bolos

1/2 colher (sopa) de açúcar refinado
1/4 de xícara de suco de maracujá concentrado
1 colher (chá) de maisena

Antes de tudo: derreta a manteiga em uma frigideira - usei uma antiaderente. Deixe uma fina camada nela, e reserve o resto da manteiga derretida para fazer a massa.
Para a massa: em uma tigela média, misture o leite e o suco de limão. Acrescente o ovo, e mexa bem até incorporar. Adicione a manteiga derretida e misture novamente. Em uma tigela grande, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato, o açúcar e o sal. Faça um buraco no meio da tigela e coloque os ingredientes líquidos e misture com um fuê. Pare de bater imediatamente assim que a mistura ficar lisa, cremosa - bater demais faz a panqueca ficar seca.

Faça a calda: em uma panela pequena, misture os ingredientes até ferver e espessar ligeralmente. Achei que ficou muito grossa e coloquei um fiozinho de água (cerca de 1/2 colher - sopa) pra diluir.
Na frigideira, aumente o fogo para médio e derrame porções de 1/4 de xícara de massa (80ml). Usei uma frigideira pequena e fritei 1 panqueca de cada vez. Frite até pequenas bolhas aparecerem na superfície. O lado de baixo estará com uma cor marrom-dourado. Vire-as e cozinhe até obter a mesma cor do outro lado. Repita com a massa restante.

Sirva com a calda de maracujá ou algum complemento de sua preferência como maple syrup, mel, doce de leite ou salpicar um pouco de Toddy por cima.
  

Rend. 16 panquecas - fiz meia receita da que postei, e consegui 7 panquecas e 1 mini.

*descobri que em qualquer livro em inglês, o "lemon" se refere ao limão siciliano. O meu acabou, então fiz com o taiti. Em inglês nosso limão é conhecido como "lime"

3 comentários:

  1. By the way, esse "toalha" também é linda!!

    ResponderExcluir
  2. Boa ideia ese de fazer calda de maracujá!pena que aqui nao tem :(
    Quando faço essas panquecas coloco apenas manteiga, por causa da pressa e da preguiça, mas a minha receita é com calda de maça!! fica uma delicia também. Nao sei se a sua ficou assim, mas a minha fica bem fofinha e com furinhos, onde penetra mais a calda!! humm, me deu fome!!

    ResponderExcluir
  3. Querida, caster sugar é açúcar refinado, tá?
    Beijo!

    ResponderExcluir