domingo, 25 de abril de 2010

Maionese


Oi gente!
Estou aqui sem sono e resolvi dar um up no meu blog. Essa maionese é especial pois a receita é da minha sogra! Muito fácil e não dá trabalho nenhum! Sucesso garantido em churrascos. Esse post vai dedicado à turma que adora um barulho... sim vocês, noivinhas! Lindas, da comú do orkut ao qual eu (ainda) faço parte!

Amigas pro resto da vida! Valeu pelos momentos especiais - e barulhentos!
E um porém: não sei o que acontece quando vou postar que esse computador do Gio não aceita espaço entre parágrafos e um espaçamento maior entre as fotos e o texto. Peço desculpas por tudo ficar juntinho como "unidos venceremos" mas assim que meu note voltar, vou reformular tudo!
Beijos

Maionese
receita da sogrinha!

- xícara medidora de 240ml

10 batatas médias
1 cenoura grande
1 lata de ervilha
5 ovos cozidos
1 cebola grande
50g de azeitonas verdes picadinhas
1/2 xícara de azeite
1 colher (sopa) de sal*
1/2 colher (sopa) pimenta
1 limão taiti espremido na hora
250g (1/2 vidro) de maionese

Comece pelos ovos. Em uma panela pequena, encha de água até cobrir-los. Cozinhe por meia hora em fogo médio, ou até a casquinha começar a estourar. Quando estiver pronto, rale-os e reserve. Descasque as batatas e a cenoura. Em uma panela de pressão, cozinhe-os seguindo as intruções do fabricante da panela - o tempo depende do tamanho da panela. Se preferir, utilize em uma panela normal grande, com água suficiente para cobrir todos ingredientes e faça o teste com um garfo para verificar se já estão bem macios.

Em uma vasilha, rale a cebola. Aqui uma dica fashion: óculos escuros diminui a vontade de chorar se ela estiver muito ardida! Pique as azeitonas também, retirando o caroço - hoje em dia você já acha no mercado sem, e picar é rapidinho. Quando as batatas e a cenoura estiverem prontas, transfira-os aos poucos para um bowl ou um tappewear bem grande, amassando sempre com um garfo até desmancha-los. Adicione a cebola, a ervilha, a azeitona e o azeite. Misture bem. (*)Agora vem o tempero: sal, pimenta e o limão. Essa parte vai a gosto. Fiz duas receitas e utilizei 1 colher (sopa) e meia de sal, 1 de pimenta e 2 limões. Mas quem preferir põe menos ou mais. Por último, coloque a maionese e misture até incorporar. Coloque na geladeira por 1 hora pelo menos. Se preferir, sirva a temperatura ambiente - eu prefiro geladinha.

Rend. 10 porções.
Obs. Fiz 2 vezes essa receita para um churrasco com 40 pessoas. Como o pessoal é de falar muito, e comer pouco serviu, mas eu acho que em um ambiente mais calmo e com um pessoal com mais fome o rendimento seja diferente...

Um comentário: