terça-feira, 20 de abril de 2010

Mousse de Chocolate com Creme de Limão e um presente especial



Olá meus queridos leitores! Espero que tenham tido um ótimo final de semana!
O meu foi ótimo, recebi em casa duas amigas maravilhosas e ganhei mais um complemento para minha cozinha! Sim, um presente de casamento atrasado mas sei que foi comprado com todo o carinho e não poderia ter sido mais bem vindo! Cyssa, o livro é ma-ra-vi-lho-so, fiquei horas lendo e admirando cada centímetro dele! As medidas são perfeitas e os ingredientes muito fáceis de achar por aqui. Não vejo a hora de estreia-lo! Junto com minha forma para Muffins e Cupcakes chiquérrima.
Outra novidade é que ontem fomos eu e Gio para Taubaté, e adivinha quem pegou o carro pela primeira vez na estrada? Euzinha!! Antes precisamos ajudar um amigo do meu pai na polícia rodoviária e eu tive que dirigir o carro do Gio pelos arredores de Itatiba e depois do almoço quando o Gio estava cansado, peguei uma meia hora... lógico que toda vez que eu mudava a marcha o carro ia pra direita ou esquerda, mas foi divertido! Medo: zero! Agora vou começar a pegar de verdade!
Beijos

Mousse de Chocolate com Creme de Limão

Na verdade é uma junção de duas receitas e que deu muito certo!
Faça primeiro o Creme de Limão

Creme de Limão


2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
½ xícara (100g) de açúcar refinado
1 colher (sopa) de raspas de casca de limão taiti
¼ xícara (60ml) de suco de limão taiti espremido na hora
Junte o creme de leite e o açúcar numa panela e leve ao fogo médio, mexendo para dissolver o açúcar. Deixe ferver e cozinhe por 3 minutos. Retire do fogo, acrescente as raspas e suco de limão siciliano e misture. Deixe esfriar por 5 minutos. Despeje em um bowl refratário e leve a geladeira por 3 horas até firmar.
Retire da geladeira e faça o mousse.

Mousse de Chocolate ao Leite

150g de chocolate ao leite - usei uma barra Nestlé
4 colheres (sopa) ou 80g de manteiga sem sal em pedacinhos
4 gemas
4 claras
5 colheres (sopa) ou 60g de açúcar refinado
Corte o chocolate em pedacinhos e derreta-o em banho maria - nunca em contato direto com o fogo. A seguir acrescente a manteiga aos poucos e misture bem. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e adicione as gemas, mexendo bastante a fim delas não cozinharem até obter uma preparação lisa, sem grumos. Na batedeira, em velocidade máxima, bata as claras em neve e quando elas chegarem no ponto de merengue firme acrescente o açúcar aos poucos até parar de bater. Coloque uma colher de sopa à preparação do chocolate e integre com movimentos envolventes. Acrescente mais 2 ou 3 colheres de sopa , sempre mexendo de baixo pra cima. Por último, adicione o restante do merengue e mexa até obter uma mistura uniforme.
Coloque o mousse em cima do preparado de limão e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Sirva a seguir.

Rend. 15 porções*

*estávamos em 5 pessoas, cada um comeu 2 vezes uma porção pequena e ainda sobrou bastante! Sugiro que sirva umas 10 pessoas!

4 comentários:

  1. Que delícia essa sobremesa, juntar chocolate com limão, Liv! Yum!

    E o livro, que fofo? Parece ter tanta coisa gostosa lá!

    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  2. Ai Paty que honra ter você aqui!!
    A sobremesa ficou ma-ra-vi-lho-sa, geladinha uma delícia! Amo as combinações de chocolate com limão e com maracujá. E o livro é mto fofo, tem até "Halloween cupcakes" com desenho de aranhas na cobertura! Não vejo a hora de fazer esse de natal!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Pois eu vou copiar as receitas que vc postar aqui e fazer tb, minha irmã ama cupcakes!
    xx

    ResponderExcluir
  4. OI, Li!!!
    Finalmente consigo visitar seu blog!!!! Estou amando!!!! E amei tbm seu agradecimento!!!!
    Eu adorei a tarde de domingo que passamos juntas e sua sobremesa...hum... delícia!!!!
    Bjsss
    Cy

    ResponderExcluir