domingo, 11 de abril de 2010

A Odisséia: Pudim de Leite Condensado



Olá queridos!Durante toda a semana estava querendo fazer algo doce. Um outro brownie, uma sobremesa com amoras, mas resolvi fazer algo que já estava na minha lista faz tempo.Nessa sexta decidi fazer tchan nan, a sobremesa clássica, o tal do Pudim. A receita, passada pela *Ju* (minha amiga linda, e agora, casada!!) é simples. Simples, eu disse?
Sim, fazer o pudim é muito fácil. É só juntar tudo no liquidificador. Então... és que acontece o seguinte...Um pequeno contratempo... o que? A tal da calda!!! Quem disse que é fácil fazer calda de caramelo? Hein? Hã? Hã? (momento Dory) >/ Juro, fiquei revoltada. Faço Brownies, tortas, risottos, até Crème Brûlée e não consigo acertar na maldita! Depois de perder 1 xícara de açúcar, na segunda tentativa, nada como minha sogrinha no telefone pra me ajudar a acertar o "tal do ponto".
E voilá, eis que surge meu pudim! Com direito a chama-lo de "Pudinho" - o filho de uma amiga da minha irmã chama assim!!! - ou um grito de "PUDIIIIIIM" de Dean Winchester no episódio 5.11 "Sam, interrupted". Ficou curioso? Assista então, rsrsrs.
Beijos e boa semana!


Pudim de Leite Condensado
receita da Ju

xícara medidora de 240ml

Caramelo
1 xícara de açúcar refinado
1/2 xícara de água bem quente

Pudim
1 lata de leite condensado
2 vezes a medida da lata de leite desnatado
1/2 colher chá de essência de baunilha
2 ovos

Faça a cobertura: Aí que entra a parte da Odisséia. Em uma panela média, derreta todo o açúcar sem deixar queimar, até ele ficar dourado. Adicione a água aos poucos - ele vai fazer um barulhão, sair fumaça gritar "socorro!!" etc. Continue a mexer. Aí eis que você vai achar que está tudo perdido - o açúcar vai juntar tudo, formando gominhos, ou um só no meu caso, um torrão só, parecendo balas puxa-puxa ou um doce de leite meio duro. Continue a mexer, até entrar em fervura e calma, os gominhos irão dissolver. Continue mexendo, até a calda engrossar - a fervura vai parecer bolhas de óleo, várias juntinhas.(unidos venceremos!!). O ponto certo - que nenhum site fala isso na internet, believe me I googled e graças a minha sogra consegui- será quando você mexer e no cantinho da panela ficar um resquício da calda. Ela grudar de levinho. Você ver um brilhante na panela. Transfira bem rápido - senão ele endurece - para uma forma com um buraco central - a minha é a de sempre.

Pré aqueça o forno a 180°C.

Faça o pudim: no liquidificador adicione todos os ingredientes e bata. Despeje toda a mistura na forma, já com a calda e asse em banho maria por 1h e 30. Deixe esfriar, leve a geladeira por 6 horas.
Desenforme e sirva!

Rend. Servem 4 pessoas.

2 comentários:

  1. Aeeeeeee agora você sabe fazer pudim!!!
    Qdo a gnete for passar o findi aí co vocês, levamos o pudime vc faz uma comidinha gostosa, qdo tiver receitinha boa, me manda, pa agora que casei, num posso mais ficar só no pão e sucrilhos.
    Amo vc. e morro de saudades.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a primeira foto!1 ficou otima! Tenho certeza que o pudim também ficou demais! E vc que nem sabia nem fazer feijão antes de casar está se saindo muito bem!!

    ResponderExcluir