quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Muffins de limão siciliano + geléia de uva e um desabafo



Ultimamente tenho andado meio aflita, impaciente e com tolerância zero. Qualquer coisinha está me irritando absurdamente. Não sei o que está acontecendo, se percebi que mais 1 ano passou e estou em casa, ainda perdida no que fazer da vida, querendo abrir a Liv Baum Pâtisserie com macarons, cupcakes e mini bolos mas não sabendo por onde começar, como cobrar e quanto cobrar, aonde fazer - pois minha cozinha é minúscula. 

E nesses períodos de stress, meu consumo desenfreado aflora mais ainda: não sei se compro uma máquina fotográfica ou uma batedeira. Se pago um outro instrutor pra eu dirigir de uma vez por todas - é agora ou nunca -  ou se invisto num curso mais profissional pra dar um start na carreira de Cake Designer. Pois realmente é a única coisa que eu tenho PAIXÃO por fazer... não me entra na cabeça quem não gosta de cozinhar! Cozinhar é uma arte, deve ser feita por paixão, não por obrigação!

Estava com lombrigas pra usar os lindos limões sicilianos que o Gio me comprou, 1 semana quase pensando no que fazer. Pega livro daqui, dali. Olha um, olha outro. Tinha uns cupcakes lindos, mas não tava com saco de fazer cobertura nem nada. Néh. Fui no final no meu blog preferido, mas como ando sem paciência, cometi o sacrilégio de pular etapas - NUNCA faço isso! - e o resultado final não me agradou. Não ficou mesclado do jeito que eu queria... pelo fato de ter misturado duas e receitas e feito ainda metade dela, a massa ficou bem molinha, úmida. O Gio amou por sinal... eu? Credo. Odiei. Tentarei de novo uma próxima vez! 

Muffins de limão siciliano + geléia de uva
adaptados dessa receita aqui misturada com essa (só a quantia da geléia aliás) ambas do TK.

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes:

2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 ½ colheres (chá) de fermento em pó
½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
1 ovo
½ xícara + 2 colheres (sopa) - 124g - de açúcar
2 colheres (sopa) de raspas de casca de limão siciliano
¼ xícara (57g) de manteiga sem sal, derretida e fria
1 ¼ xícaras (300ml) de buttermilk
1 ½ colheres (chá) de suco de limão siciliano
1 colher (chá) de extrato de baunilha
2/3 xícara de geléia da sua preferência – se estiver muito espessa, adicione um pouquinho de suco de limão
Açúcar de confeiteiro pra polvilhar (opcional)

Método:

1.Pré-aqueça o forno a 180ºC.
2.Numa tigela grande, peneire e misture os ingredientes secos (farinha, fermento, bicarbonato, sal).
3. Numa tigela menor, junte o açúcar e as raspas da casca de limão. Esfregue-os usando as pontas dos dedos até o açúcar ficar úmido e perfumado. Acrescente o ovo, a manteiga, o buttermilk, o suco de limão e a baunilha, misturando bem.
4. Adicione esta mistura aos ingredientes secos, misturando ligeiramente com um garfo – não mexa demais ou os seus muffins ficarão duros; a massa não deve ficar homogênea.
5. Junte a geléia e misture ligeiramente, para não perder o efeito marmorizado.
6.. Divida a massa entre 12 forminhas de muffins, bem untadas ou forradas com forminhas de papel, e asse na grade do meio do forno por 20-25 minutos ou até que dourem – faça o teste do palito para saber se estão assados.

Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos e então transfira para uma gradinha.

Rend.: 12 muffins – fiz meia receita e consegui 8; minhas forminhas têm capacidade para 1/3 xícara (80ml) cada

7 comentários:

  1. Ah faltou dizer que ameiiii o layout natalino! =D ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi lindinha do meu ♥!!!! =)
    Primeiro quero registrar aqui que AMEI conhecer vocês! Você é engraçadíssima Liv! E os dois juntos formam um casal lindo e muito divertido! =) ♥ Depois quero dizer que eu vi essas fotinhos antes de todo mundo eee! Só não comi os cupcakes aaahhh.... Hahahaha... Deve ter ficado uma delícia! Sou formiguinha igual o Gio! =)))) Um beijo, linda!

    ResponderExcluir
  3. Li, quando eu entrei no seu blog achei que tinha entrado em blog errado! adorei o tema natalino!! Viu, estou fazendo um curso pela internet do Sebrae sobre empreendedorismo, talvez te ajude a clarear as ideas de abrir Liv Baum Cakes Disign, acho que valeria a pena vc fazer li, é de graça e super bom! bjs

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que mudança radical no blog. ADOREI!!!
    E não fique encucada com as suas dpuvidas (ou melhor, certezas). Vc tem que fazer o que seu coração manda e nesse caso é cozinhar, fazer cupcakes, macarons, etc.
    Qd a gente segue o que o coração manda, nunca vai para o caminho errado pq, por mais perdidas que estejamos, sabemos que é lá que nossa alma se encontra.
    Espero comer alguma das suas famosas receitas segunda... rs
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Adoooorei o layout natalino, assim a gente já vai entrando no clima :)
    Liv, você tem um dom que é sua verdadeira paixão, eu acho que você deve sim investir nesse dom e abrir seu próprio negócio SIM!
    Quando a gente descobre o que quer fazer na vida e isso é o que ama fazer, não devemos pensar 2 vezes. Essa sua inquietação quer te dizer isso: invista em você!!!
    Com certeza você vai ser bem sucedida :)
    O Thomas vai nascer em Jundiaí, pois o hospital de lá é melhor e mais bem equipado que aqui em Itatiba.
    Mas eu adoraria novas visitinhas, rsrsrsrs
    bjs. e boa sorte no seu novo desafio!

    ResponderExcluir
  6. Oi Li!!!

    O blog ta lindo endeitado pro Natal! hihihi
    Bom amiga, primeiramente, acho que quem nao arrisca,nao petisca...Compra a batedeira (ao menos vc vai usar muito no seu novo negocio) e comece aos poucos!!! Se a sua cozinha é pequena, mas a sua vontade de fazer a Liv Baum Pâtisserie é grande, vai em frete que um dia a cozinha cresce!!!

    Eu tb tenho um sonho de ter uma loja linda, cheia de produtos mara!!! Uma Sephora...mas como ainda nao da, resolvi começar pequena com a La Santa Store...E ta sendo um sucesso!

    Bom, qto a receita, fiquei com agua na boca!!!!!

    E passa la no blog que ta rolando mais um sorteio!!!

    Bjosssss

    ResponderExcluir
  7. Queridas que bom que gostaram do novo visú natalino! Eu confesso q já enjoei, e se achar um fundo melhor, colocarei com certeza!

    Cá vc tb é um amor! Espero q nos tornemos grandes amigas!

    Rô me fala melhor desse curso! Bju

    Lari vc é uma fofa! Adorei ler o q vc escreveu! Pensarei com carinho! Mil beijos

    Elzinha Jundiaí é "dois palito" kkkk Adoraria te conhecer e o seus pequenos também! Um beijo!

    Ju obrigada pelo incentivo! Vc é um amor! E leu o recadinho q escrevi pra vc no teste? Passa lá depois! Bjão

    ResponderExcluir