terça-feira, 6 de abril de 2010

Brownies de Nozes



Bom dia queridos!

Ontem eu e Gio fizemos uma boa ação! Meu marido achou um filhotinho pequenininho de cachorro na pracinha aqui em frente de casa, abandonado tadinho, a coisa mais linda e superbonzinho. Achamos um lar pra ele! Por mais que adoraria ficar com Tobias - sim, já tinha dado até nome! - não tinha como ele ficar aqui no apartamento. Pela carinha dele, ele devia ser mistura de boxer. Era marrom, com manchinhas brancas no rostinho, luvinhas e meinhas brancas também, e o rabinho dele tinha a ponta branca. Estava indo almoçar na minha mãe, levamos ele pra lá, demos leite e água e logo logo ele já estava andando por todo lugar. Era sapeca, queria brincar, me mordiscar e quando bateu o sono ele dormiu no meu colo! Capotou!!! Levamos ele no veterinário que disse que ele devia ter 1 ou 2 meses. Como alguém tem coragem de fazer isso com um bichinho? Que absurdo!

Demos vermífogo e aí deixamos ele passar a tarde num petshop perto da casa da minha mãe. No fim da tarde, deveríamos busca-lo e quando chegamos... ele foi adotado! A dona disse que ele não poderia ter ido para uma família melhor! A moça era de Curitiba e mudou pra cá com 2 poodles, e quando foram lá, a filha não resisitu a carinha linda dele, e levaram!! Ficamos muito, mas muito felizes!

Essa receita dedico a Tobias, pois é marrom por causa do chocolate e tem pontos brancos devido ao Cream Cheese.

Beijos!


Brownies de Nozes*
daqui

200g de Cream Cheese light - usei o normal, Polengui, em temperatura ambiente
1/2 colher de essência de baunilha
250g de açúcar refinado
2 ovos
100g de manteiga sem sal
3 colheres (sopa) de cacau em pó sem adição de açúcar
100g de farinha de trigo com fermento, peneirada
50g de nozes

Glacê
55g de manteiga sem sal
1 colher (sopa) de leite - usei 2
100g de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de cacau em pó - sem adição de açúcar - usei 1 e 1/2
Nozes para decorar

Unte ligeiramente uma forma retangular de 20cm. Coloque um papel manteiga e deixe as beiradas de fora, assim você consegue desenforma-lo.

Em uma tigela média, bata 25g de açúcar, o Cream Cheese e a essência de baunilha. Reserve - bati na mão, não demora muito. Em outra tigela, bata os ovos com o restante do açúcar até obter uma consistência leve e fofa. Em uma panela pequena, derreta a manteiga com o chocolate em pó em fogo baixo, até que eles fiquem bem incorporados. Adicione essa mistura na tigela com o creme de ovos/açúcar. Agora, adicione aos poucos a farinha e as nozes, até formar uma consistência de um bolo leve.

Pré aqueça o forno a 180°C.

Na forma, coloque metade do preparado do brownie e alise a superfície. Espalhe cuidadosamente o cream cheese por cima, depois cubra-o com o restante da massa. Leve ao forno, durante 40-45 minutos - o meu precisou de 40. Deixe esfriar completamente e desenforme.

Glacê
Para fazer o glacê, em uma panela pequena, derreta a manteiga junto com o leite. Adicione o açúcar de confeiteiro e o cacau em pó. Achei que a mistura ficou muito grossa e adicionei 1 colher de sopa de leite a mais. Usando uma espátula, espalhe a cobertura sobre os brownies, e decore-os com nozes. Depois do glacê se solidificar, corte em pedaços e sirva.

Rend. 12 pedaços.

*a receita original, é com noz-pecã, mas eu só tinha nozes normal, e ficou muito bom mesmo assim!

2 comentários:

  1. Ahhhhhhhhh meus olhos encheram de lágrimas!!
    Parabens pela atitude, Liv!
    Parabens por mais um doce que me fez babar!
    E que o Tobias cresça cercado de toda a proteção que quiseram tirar dele!! ;)
    Bjo bjo!
    Mix!

    ResponderExcluir
  2. Li, suas fotos estão ótimas!! E parabens pela atitude! beijos

    ResponderExcluir