terça-feira, 30 de março de 2010

Bolo de Limão Siciliano com Cobertura Streusel


Sexta feira fui ao supermercado fazer umas comprinhas e finalmente achei meus queridos limões sicilianos. Comecei uma busca implacável no site da Martha pra ver o que vou fazer com eles. Achei essa receita linda e fácil!

Enquanto isso, estou tentando descobrir como melhorar minhas fotos e usar todos os recursos da minha máquina. Não está sendo muito fácil, pois na sobremesa que fiz quarta, todas as fotos que tirei com a opção "cenário" e em "1° plano" com o macro on, sem flash, na câmera saiu ótima e quando fui descarregar, todas estavam sem foco. Preciso comprar pilhas recarregáveis e voltar pra minha Sony! Engraçado que as fotos que tirei da Lua de Mel ficaram ótimas, e eu ainda peguei o manual e não fala nada! Nunca vi um manual tão inútil!

A Carol está me dando umas dicas também, ela é um amor! Ganhei uma nova amiga!! E tirando essas fotos percebi que o problema é a luz. Não sei como trabalhar com uma luz melhor! No cantinho que tinha montado pra bater as fotos não tem uma janela decente. Essas eu tirei na minha mesa de jantar... Carol, help me!

Beijos

Bolo de limão siciliano com cobertura streusel
adaptada daqui

-xícara medidora de 240ml.

Streusel
1 3/4 xícaras (245g) de farinha de trigo
3/4 de açúcar mascavo claro - aperte-o na xícara na hora de medir
1 pitada de sal
3/4 xícara (170g) de manteiga sem sal, fria

Bolo:
2 xícaras (280g) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
¼ colher (chá) de sal
½ xícara (113g) de manteiga sem sal, em temperatura ambiente + um pouquinho extra para untar a forma
1 xícara (200g) de açúcar granulado
3 colheres (sopa) de raspas de casca de limão siciliano (cerca de 4-5 limões)
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 xícara (260g) de iogurte natural

Calda:
1 xícara (140g) de açúcar de confeiteiro, peneirado
3 a 4 colheres (sopa) de suco de limão siciliano
10 nozes para enfeitar

Prepare o streusel***: misture a farinha, o açúcar mascavo e o sal numa tigela média. Usando a ponta dos dedos, vá unindo a manteiga aos ingredientes secos, até obter uma farofa grossa. Cubra e leve à geladeira até o momento de usar (pode ser guardado por até 3 dias).
Agora, o bolo: pré-aqueça o forno a 180ºC. Unte com manteiga uma forma para angel food cake** de 22,5cm de diâmetro.
Numa tigela, peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Na tigela grande da batedeira, em velocidade média, bata a manteiga, o açúcar granulado e as raspas de limão até obter um creme claro, cerca de 2 minutos. Com a batedeira ligada, adicione os ovos, 1 a 1, e a baunilha. Reduza para a velocidade baixa e junte os ingredientes secos em três adições, alternando com o iogurte.
Transfira a massa para a forma preparada e espalhe o streusel por cima de maneira homogênea.
Asse até o bolo dourar (faça o teste do palito), cerca de 50 minutos. Coloque numa gradinha e deixe esfriar por 15 minutos. Passe uma faquinha nas beiradas para soltar o bolo da forma e retire o anel exterior. Deixe esfriar mais 15 minutos e então passe a faquinha no tubo central. Insira duas espátulas entre a forma e a parte inferior do bolo e remova-o com cuidado. Deixe esfriar completamente sobre uma gradinha.

Calda: antes de servir, misture o açúcar de confeiteiro e o suco de limão numa tigela média. Regue o bolo frio com a calda, deixando o excesso escorrer pelas laterais. Deixe a calda firmar antes de fatiar o bolo (cerca de 5 minutos)
O bolo pode ser guardado por 3 dias. O sabor do limão se intensifica com o tempo.


Obs: * usei açúcar mascavo escuro.
** Fiz metade da recieta acima, usei a forma com furo no meio comum e deixei o bolo esfrial completamente antes de desenformá-lo
*** Para o Streusel coloquei mais 1/3 de xícara de farinha de trigo, pois ele ficou muito úmido. Ao assar, o bolo ficou desigual mesmo colocando o streusel uniforme, isso é normal e ficou di-vi-no. Acho que ele passou um cisco do ponto, a receita pedia 55 min e eu assei por 50! Você sente o gosto do limão, o streusel ficou perfeito, juro acho que foi a melhor receita que já fiz!

Rend: 10 porções.

4 comentários:

  1. Liv, que bom que gostou do bolo, querida! Tá lindão, hein? Adorei a decoração de nozes!

    Se você estava com o macro on e as fotos ficaram desfocadas provavelmente faltou luz no ambiente...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Li, uma coisa que pode ajudar a tirar as fotos quando estiver sem muita luz, como estão a maioria das suas fotos, é usar um um tripé e colocar no automatico por 2seg, pois quando estiver sem luz, a camera vai expor por mais tempo, para conseguir captar mais luz do ambiente, então qualquer mexidinha, vai deixar a foto sem foco. Se vc não quiser usar o flash, vc pode tentar coloca um abajur, ou colocar o objeto perto da janela. Talvez na sua câmera tenha a opção de diminuir a intensidade do flash, veja lá! Outro truqye é mexer na intensidade no photoshop ou em outro programa que eu prefiro que chama lightroom (sugestivo o nome hein!) que é da Adobe também. Espero que ajude!

    ResponderExcluir
  3. Queridas vcs são demais! Obrigada pelas dicas!
    Tentarei tudo isso nos próximos posts de receitas!

    Paty, eu limpei um lugar aqui no escritório mas não tem luz o suficiente! A janela é minúscula e na sala ainda to me ajeitando pra não aparecer as cadeiras e sofás etc... o problema lá é o fundo!

    Rô eu ainda não tenho tripé - quero comprar aqueles pequeninos pq o grande é o preço de um olho + o fígado - e eu não faço idéia como mexer no photoshop etc...Minha câmera é Samsung SL202 com zoom de 3X. Acho q já melhorei nas fotos desse post, mas vc ve a diferença de luz, a última foi no escritório e as primeiras na sala!

    Continuarei para para o alto e avante! rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Hummmm, que água na boca de olhar suas receitas!! =)

    E vamos aos comentários, rs..
    - Adorei essa última foto, MESMO, está com uma luz linda!!!
    - Amei ver meu nominho aqui no se Blog!!! ;)
    - Suas amigas já deram dicas ótimas lindona, procure sempre ambientes com bastante luz, logo pela manhã, isso ajuda bastante... sua camera tem ajuste manual?? Precisamos bater um papão sobre isso, rs... quando vamos nos encontrar hein???

    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir