terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Trufas de limão siciliano



Lógico que eu preciso começar com algo de limão siciliano! E nunca pensei que fazer trufas era tão, mas tão fácil. Ontem dei uma de louca no supermercado e comprei 2 dúzias de ovos, mais nozes e avelãs, 3 pacotinhos de manteiga e 1 litro de creme de leite fresco... já viram né? Só estou abismada com o sumiço do senhor blanquet de peru... fui já em 3 supermercados e não tem! Só porque eu não consigo comer o normal pois me dá azia - pelo fato de se defumado! Ai que raiva! Bom, chega de falar de dieta: segue a receita desse docinho maravilhoso!

Beijos



Foto da Déia... só pra ver a diferença! =S


Trufas de limão siciliano

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes:  

500g de chocolate branco picadinho
raspas da casca de 1 limão siciliano
¼ xícara (60ml) de suco de limão siciliano
1/3 xícara cheia de creme de leite de caixinha*
cacau em pó, sem adição de açúcar, o quanto baste

Método:

1. Coloque o creme de leite em uma panela e adicione as raspas de limão. Leve ao fogo médio até esquentar – não deixe ferver. Desligue o fogo e junte o chocolate de uma só vez, mexendo bem até derreter; a idéia aqui é conseguir creme liso e brilhante. 
2. Adicione o suco de limão, misture bem, transfira para uma tigela de vidro e cubra com filme plástico. Leve à geladeira de um dia para o outro.
3. Faça bolinhas com a massa – não devem ser perfeitamente redondas, e sim irregulares, para lembrar trufas - e passe-as pelo cacau em pó. Coloque em forminhas para docinhos ou num prato e mantenha na geladeira.

Rend.: cerca de 60 trufas de 10g cada

Fiz meia receita e consegui umas 23 trufinhas um pouco maiores.

* usei o creme de leite de caixinha pois não queria ficar com uma garrafinha quase cheia de creme de leite fresco zanzando na geladeira – ia acabar não usando e não gosto nada de jogar comida fora...

5 comentários:

  1. Deu água na boca Liv!!! Adoro trufa de limão.... E adorei saber que é fácil de fazer eee! Ah, e sua foto ficou lindona viu!!! =D Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Humm, essa imagem me deixou com desejos, rsrsrs
    Eu adoro tudo que seja de limão, torta de limão, mousse de limão, limonada, tudo! Só falta experimentar trufa de limão. Que bom que é fácil de fazer :)
    bjs.

    ResponderExcluir
  3. Li, adorei a sua foto, sério, a iluminacao está boa, as coisas estão em foco e a composição está perfeita. A diferença para a outra foto é que ela mudou de ângulo. Ela abaixou um pouco para tirar a foto das trufas, a lente que ela usou deve ter um f-stop/2.5 ou menos, pois o fundo e a frente ficou embaçado. A sua tbm está ótima!!! Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cá e Elza, façam sim pq não dá trabalho nenhum e vc ainda suja pouca louça! e fica uma delícia pra comer depois do almoço um docinho heheheh

    Rô obrigada pelos elogios! tive q dar um tapa na luz no Picasa, mas o resto ficou tudo bom. Ao invés de bater direto com o Macro eu ajusto tudo na parte de "programas" agora. Ajusto o tipo de luz, de foco e o Iso. Beeem melhor!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Isso ai lí!!
    E outra coisa, agora com a tecnologia, não existe foto sem retoques no computador, seja photoshop, lightroom (o que eu uso), picada, Iphoto, qualquer coisa!!

    ResponderExcluir