sábado, 25 de dezembro de 2010

Bolo clássico de Natal da família W.



Não tenho muito o que dizer hoje, apenas FELIZ NATAL!!! Obrigada pelas visitas, pelos comentários e desejo a todos um ótimo fim de ano! Amigas, leitores, blogueiras, família que sejam todos abençoados! Presenteio vocês com uma receita que está na família a anos e eu tive a honra de prepará-la especialmente pra noite de ontem. Hoje também seria aniver do meu querido avô, patriarca do lado do meu pai. Parabéns querido e comemore muito onde estiver!

Beijos cheios de floquinhos de neve! 


Bolo clássico de Natal da família W.
receita da vovó Ida*

Ingredientes:

Massa
300g de manteiga
350g de açúcar
250g de farinha de trigo
6 ovos - separadas gemas e claras
100g de avelãs
100g de nozes
100g de uvas passas brancas
100g de abacaxi cristalizado
100g de laranja cristalizada
250g de ameixa em calda sem caroço
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio/Cobertura
250g de ameixa em calda sem caroço picada
300ml da calda da lata da ameixa
8 gemas
150g de nozes moídas

Nozes, cerejas e fios de ovos para decorar - a quantidade vai depender de você!

Método:

1. Você vai preparar o bolo um dia antes do recheio/cobertura. Use uma fôrma redonda com fundo removível de 23cm de diâmetro. Unte o fundo com maneiga, encaixe o fundo dela com o papel manteiga grudado (ou você pode recortar, mas eu preferi assim, afinal fica mais fácil pra desenformar) e unte o papel + resto da fôrma com manteiga e farinha.
2. Todas as nozes/nuts são cruas. Antes de começar o processo, piquei grosseiramente as frutas cristalizadas e moí no processador as nozes e as avelãs.
3. Não recomendo fazer esse bolo sem uma batedeira planetária/Kitchen Aid pois a quantidade da massa é enorme e muito pesada devido aos ingredientes secos. Com relação as medidas, se você não tem uma balancinha, aqui no TK tem umas dicas boas da quantidade peso/xícara enquanto ainda não tive tempo de fazer minha página sobre isso.
4. Vamos lá: na tigela grande da batedeira, com o batedor em formato de pá, bata em velocidade média a manteiga com o açúcar** até obter um creme claro e fofo. Adicione as gemas uma a uma - se der, uma das minhas quebrou e levava outra junto, mas divida essa adição - e bata bem até incorporar até adicionar outra.
5. Com a batederia ligada, adicione aos poucos as nozes, as avelãs, as frutas cruistalizadas, as passas e as ameixas até incorporar os ingredientes.
6. Por último adicione a farinha e o fermento peneirados aos poucos - fiz em 3 adições - e bata até obter uma massa homogênea - mais ou menos pois nesse estágio a massa está pesada e seca, você talvez tenha até que aumentar a velocidade da batedeira. Eu aumentei. Reserve essa massa e aproveite e pré aqueça o forno a 180°C.
7. Em uma outra tigela, bata as claras em neve até obter picos firmes e adicione na massa com uma colher de pau e com movimentos envolventes - a massa é pesada. 
8. Ditribua a massa na fôrma preparada e asse em forno pré aquecido durante 1 hora ou até que, com o teste do palito o centro do bolo esteja seco. Ele é um bolo pesado, e por mais que a 30 minutos de forno você ache que ele esteja pronto, ele demora isso mesmo. Tive que ajustar a temperatura por várias vezes com medo de queimar, na dúvida após uns 40 minutos, fique de olho - fiz uns 4 testes de palito e meu bolo demorou 1 hora e 15 mais ou menos.
9. Quando estiver pronto - você vai achar que o bolo passou do ponto, mas não, ele é um bolo escuro, denso, não se preocupe - espere esfriar um pouco (cerca de 1 hora) e desenforme, coloque numa gradinha, espere esfriar completamente. Transfira para um prato, cubra com papel filme e reserve até o dia seguinte. Minha vó recomenda a geladeira, mas eu deixei em cima do fogão, afinal não está tão calor esses dias.
10. Se estiver ainda no pique, moa as nozes e pique as ameixas - eu as joguei no processador - e reserve pra usar no recheio.
11. Prepare o recheio/cobertura: em uma panelinha coloque a calda, as gemas e as ameixas e cozinhe até os incorporar, misturando sempre em fogo médio/baixo. Coloque por último as nozes moídas e mexa até engrossar e cobrir as costas de uma colher de pau. Ele fica gorsso, cor de brigadeiro.
12. Monte o bolo: com uma faca serrada, corte o bolo no meio, coloque metade do creme de nozes como recheio (usei cerca de 1/3) e use o resto para cobrir o bolo e as laterais.

Rend. 10 porções generosas

*como vocês perceberam, ele é um bolo um pouco chato de fazer, por isso quis um post detalhado ao máximo. Leva muitos ingredientes e reservei um dia inteiro para prepara-lo com calma. Minha irmã estava aqui e nos divertimos muito na cozinha. Se você não tem a batedeira planetária, vai ter uma hora que você tem que bater na mão ou misturar com a colher de pau. Força pra queimar as calorias de quando você for comer essa delicia! Minha vó trouxe de São Paulo as frutas cristalizadas pois aqui em Campinas só achei aquele mix com todas, e só vão a laranja e o abacaxi. E todos aprovaram o gosto! Eeeeeeeeee!!! A única coisa ruim foi não conseguir tirar uma foto decente do pedaço. Enfim, logo meu sonho de máquina terá chegado! =D

Um comentário:

  1. FELIZ NATAL!!!
    Tudo de ótimo nesse ano que inicia para vc e para o Gio! Que nós possamos estar cada vez mais unidas!
    Bjus, amiga!

    ResponderExcluir