sexta-feira, 26 de março de 2010

Veneza

Paparazzis. rsrs

Olá queridos!
Tenho andado um pouco distante, e ocupada pelo meu novo empenho de fazer exercícios! E com isso, diminui o tempo para escrever aqui. Tenho vários projetos para futuros posts que sei que vocês vão adorar! Realmente março foi um mês bem devagar...

Mas para tirar o atraso, quero leva-los a uma das cidades mais lindas do mundo. Na verdade, no meu Top 10 Cities, ela estará em 2o lugar...

Ah, Veneza. É isso mesmo, começa com um suspiro...
Primeiro: Esqueça tudo aquilo que você ouve da cidade cheirar a peixe. Não vou negar, deve ter em um beco ou outro, onde a água do canal não se mexe muito, um cheirinho diferente. E do lado do mercado de peixe também. E só!
Gôndolas.

Vista fantástica.

Veneza é maravilhosa. Acho que fomos numa época boa, pois no calor não sei como deve ser. Mas no outono é demais. (Pausa pra lembranças, ai ai) Não peguei chuva, como a , mas estava bem frio. Como ela fica lá em cima, na Itália, e é cercada pelos belos canais, alguns agasalhos extras foram necessários. E não se engane por estar sol, é frio do mesmo jeito.

Chegamos nela depois de passar por Florença. É uma viagem que não demora muito, umas 3 horas, mas a estrada é fantástica. Na minha Lua de Mel, tive a oportunidade de ir de carro, e cansa BEM MENOS do que viajar de trem e etc. Aliás, uma curiosidade... 5 meses depois, recebemos uma multa de 30 euros em algum lugar de Florença. Não faço idéia o que tenha sido!

Enfim, se você for para a Itália, TEM que passar em Roma e Veneza. Florença eu acho até dispensável, mas a região ao redor com Assis, Siena e San Gimignano é linda. Bem medieval. Mas isso é história para outro dia.

 
Ai ai, romântico.


A Ponte do Rialto.

Primeiro dia

Você não tem que passar muito tempo em Veneza. Ficamos 1 dia e meio e foi mais do que o suficiente. Nosso hotel, perfeito. Chegamos no hotel a tarde, umas 14h, e descansamos um pouco e fomos para a cidade. Ficamos em Veneza Mestre, que é a parte térrea de Veneza, em um hotel que beira a auto estrada e o mais barato da viagem toda. Pagamos 177 euros por 2 dias, o casal, com café da manhã e você se sentia hospedado no Hitz ou algo parecido. Inclusive vendia já tickets do ônibus municipal, 1,20 ou 2,20 euros por pessoa (não lembro ao certo). Eles possuiam um shuttle mas era pago, também não lembro o valor, mas compensava ir de ônibus. Ele ficava de um lado do parque onde você atravessa uma ponte e chega no ponto de ônibus que demora cerca de 10min pra chegar a parte principal de Veneza onde saem os vaporettos. Pegamos um mapa e fomos passear.

O saguão do hotel.

Breakfeast.

Vaporettos são barcos "ônibus". Tipo um catamarã, a viagem é cara, custa 6,50 euros por pessoa, então decidimos ir só dessa vez e depois explorar tudo a pé. Ele vai da estação à Piazza San Marco parando em todos os pontos do Gran Canale - o canal prinicipal de Veneza.
Ah é, então você precisa de um mapa, e siga ele a risca porque se perder é a coisa mais fácil que tem!!! Você acha que está indo reto e quando percebe, desviou do caminho!

No primeiro dia, descobrimos que o tal do passeio de gôndola era uma facada. Coisa de 80 euros o casal. Até fomos abordados por um outro casal, que perguntou se queríamos ir juntos pois é 80 euros independente do número de pessoas. Até topava, mas a gente queria ir no dia seguinte.

Paisagem vista do Vaporetto.


Na gôndola.

A Piazza San Marco.

Anygiven street.



Nesse dia queríamos passear, nos perder, olhar a Piazza San Marco cheia de pombas (risos). E é verdade, você
tem que se perder por lá. As lojinhas são lindas, as máscaras você fica louca pra comprar todas. Tem as originais de papel machê, que são as mais caras - e a mais difícil de carregar, imagina? Papel machê na mala ou mochila?? - tem as de cerâmica, que são lindas e eu trouxe três. Você tem que olhar na feirinha perto da Ponte Rialto, que é onde a maioria fica e as máscaras são fantásticas de você ficar na dúvida qual você quer. As que eu trouxe tinha o selo de autenticidade de Veneza, pois soube que eles estavam sendo "invadidos" pelas cópias chinesas principalmente na praça... Ainda vou voltar lá e comprar uma de gato, uma verde água estampada e uma bem pink. Minha cunhada voltou agora e ganhei uma preta chiquéeeeeeerrima! Já está pendurada! E tudo em Veneza é lindo, trouxe postais muito legais que já coloquei em quadrinhos, tem jogos de xadrez onde as peças são cavaleiros medievais, é muito muito legal. Vá com bastante dinheiro pois a nossa cota estourou todos os dias!


Segundo dia

No outro dia, fomos na Basilica de San Marco, e ela é maravilhosa. Nem lembro se a gente pagou, acho que era de graça. Dizia que não poderia entrar com mochilas, mas tinham muitos turistas e eles não conseguiam dar conta de tanta gente com bolsas. Eu estava com uma e se fosse um dia mais calmo, até deixaria ela de lado, mas várias pessoas estavam entrando com, então fingi que não sabia, e não deu em nada.

Nós, com Emiliano no fundo cantando "Descobri que te amo demais..."

 Nossos pés.

Casinhas venezianas.

Comer em Veneza não é tão bom assim. Aquele esquema da Itália, pizzas são em pedaços, sanduíches são secos e tudo caro. Belsicávamos alguma coisa, mas não víamos a hora de uma refeição decente!
Mas que é uma delícia sentar em um canal mais reservado e comer um lanchinho olhando pro nada, é maravilhoso! Mas tomamos um café e comíamos em Mestre a noite.

E por mais que seja caro, ande sim de gôndola. Se eu voltar lá, não pretendo faze-lo, mas você tem que andar uma vez na vida. E seguindo o conselho da minha irmã, coloque sua roupa mais linda pra sair nas fotos! Você vai até se sentir uma celebridade pois toda vez que a gôndola passa embaixo de uma pontinha e se tem gente, eles tiram a nossa foto!!! Acabamos pagando a "bagatela" de 60 euros por meia hora. Mas é bom você chorar desconto pois eles dão. Se um não der, vai andando pois gondoleros é o que tem demais lá, parece uma praga, tipo flanelinhas! E o mais legal, foi nosso gondolero, um autêntico italiano chamado Emilano, que quando descobre que somos brasileiros, começa a cantar e assoviar sem nenhum sotaque "Descobri que te amo demais... descobri em você minha paz..." e essa foi a trilha sonora de Veneza!
 A Basílica San Marco.

 
(*suspiro*)


Em um dos canais, com o guia da mão.

A famosa "Ponte do Suspiro" estava sendo restaurada. Consegui tirar só foto dela mesmo.
Não fomos na Ilha do Murano, que é do lado e tem aqueles trabalhos em murano, que na Cleusa Presentes custa uma fortuna. Mas se você quiser comprar, em Veneza o que não falta é lojinhas com esse material!
Preferimos andar, sem rumo, fomos no mercado de peixe que eu acho a coisa mais nojenta e o Gio amando ver os polvos, lulas, mariscos, peixes, ostras e camarões expostos nas barraquinhas.

Uma curiosidade: quando você vai pra Veneza, você a reconhece instantaneamente, e até me surpreendi de ver o clip da Madonna, Like a Virgin, foi filmado lá!!! Tem também os fimes, Indiana Jones e a última Cruzada e The Italian Job, que adoro, com Mini Coopers e muita ação nos canais!

Espero que todos possam ir uma vez na vida nessa cidade mágica!

Arrivederci!

2 comentários:

  1. Ai, adorei também! Uma colega me falou para ir para Murano que é lindo e com as suas dicas, já vou fazer meu roteiro aqui... rs Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Liv, pelo que citou sobre a mulat que levaram...tbm eu e meu marido tomamos umazinha,rsrsr...como meu marido é muito sistemático, curioso e inteligenterrimo, soubemos que pelo menos a nossa foi devido a uma rua que estavámos havia duas mãos porém de um lado até meia quadra só pode circular onibus e taxi, como não sabíamos nada sobre leis de transito, uma coisa importante para quem vai há europa e aluga um carro, mais que saber dirigir e saber as leis de transito, que são super diferentes da nossa...e por algumas coisa banais depois pagamos o preço,rsrsr...

    Beijos, adoro seu blog e seu geitinho meigo Liv, espero um dia poder conhecê-la pessoalmente.

    Beijos,

    Li Spina.
    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir