quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Crème Brûlée de Canela com Chocolate Branco



Gente! É hoje que eu estréio meu maçarico!!! Quero dizer, EU vou estreia-lo porque meu marido já tomou as rédeas e descobriu um novo jeito de fazer pão na chapa. É simples. Compre um maçarico culinário, passe a manteiga no pão e use o maçarico. Pronto! Pães quentinhos na hora e sem sujeira na frigideira!

Brincadeiras a parte, esse post é dedicado a minha querida amiga Taty que me ajudou a peneirar meu creminho! Amiga vou guardar um pra você comer tá?
Adorei fazer essa receita. Realmente ela dá um pouco de trabalho mas não vejo a hora de degusta-la! Me senti super Amélie Poulain agora...

Beijos

Crème Brûlée de Canela com Chocolate Branco

daqui

- xícara medidora de 240ml

1 xícara (240ml) de creme de leite fresco
¾ xícara (180ml) de leite
1 pau de canela
4 gemas
¼ xícara + ½ colher (sopa) - 56g - de açúcar refinado
85g de chocolate branco, derretido
4 colheres (sopa) de açúcar refinado, extra

Misture o creme de leite, o leite e a canela numa panelinha e leve ao fogo baixo até começar a ferver. Retire do fogo, tampe e deixe em infusão por 20 minutos.

Pré-aqueça o forno a 160°C; reaqueça a misture de leite.
Numa tigela média, bata as gemas e o açúcar até obter um creme claro e espesso. Despeje a mistura de leite morna sobre as gemas, misturando sempre para evitar que elas cozinhem. Volte tudo à panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até o creme engrossar e cobrir as costas de uma colher (6-8 minutos). Retire do fogo e adicione o creme ao chocolate derretido, misturando bem. Passe o creme por uma peneira e transfira para 4 potinhos refratários com capacidade para ½ xícara (120ml) cada. Coloque-os numa assadeira funda. Despeje água fervente na assadeira o suficiente para que esta chegue à metade dos potinhos. Leve ao forno por 25-30 minutos ou até firmar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 3 horas ou até firmar ainda mais.

Polvilhe cada brûlée com o açúcar extra. Com o auxílio de um maçarico culinário, caramelize a cobertura de açúcar.

Rend.: 4 porções
*Fiz duas receitas que renderam 5 ramequins de 10 cm de diâmetro, cheios.



5 comentários:

  1. Oi Paty bem vinda! hahahahah
    Olha, gostoso ficou, mas eu não senti mto o gosto do chocolate... vou por mais da próxima vez! E como foi a primeira vez q fiz, não sei a consistência como deve ficar... tipo pudim? pq eu deixei mais do q 30 min no forno e passou a noite toda na geladeira e depois de caramelar ele ainda ficou meio aguado. Não sei se firmou direito, maaaaas foram so elogios! O meu marido quer q eu faça uma produção em massa hahahah! Adorei, ficou mto gostoso mas ainda estou com essa dúvida! Se vc me ajudar, fico mto mto feliz! Ah, e a Zoe q comentou no seu blog é uma das minhas melhores amigas! Tem fotos dela num post ai embaixo... beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaa... Amei o Crème Brûlée... ESTAVA DIVINOOOOOOOO... Quero repeteco... Vc disse que talvez precisasse de mais chocolate branco, mas acho que independete da quantidade o sabor da canela sempre será mais atenuante... ADOROOOOO...
    BEIJOOOOS

    ResponderExcluir
  3. Oi, querida!
    Você tem que cozinhar o creme (custard) até que ele engrosse, mas sem deixar ferver, senão talha - faça o teste da colher de pau. E o creme fica parecendo um pudim, sim, mas mais aveludado.
    Tente outras receitas, quem sabe você não gosta mais?
    Beijoca!

    ResponderExcluir
  4. olhaaaaaaaaaa o maridinho gosta disso, vou copiar tbm! e experimentar, pq nunca provei! =)

    ResponderExcluir