quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bolo de Cenoura





Esse post eu dedico totalmente à MIX - amiga, adorei te conhecer! Tá aqui a receitinha!!

Acredite ou não, estava tudo conspirando contra mim quando resolvi fazer esse bolo. Fui no mercado, comprei as cenouras, separei todos os ingredientes... quando coloquei no liquidificador, a trava embaixo não estava tão bem travada e ... vazou ovo e óleo pela pia inteira. Contei até 10 - já estava de TPM e dor de cabeça - fui tirar uma soneca depois de limpar tudo e falei..."Fica pra depois". Nada como meia hora de sono pesado pra você se renovar! Enfim, deu tudo certo e o bolo ficou uma delícia!

Beijos



Bolo de Cenoura com Cobertura de Chocolate

- Xícara medidora de 240ml

Massa
2 cenouras médias cruas
1/2 xícara de óleo
2 ovos
2 xícaras de açúcar refinado
2 xícaras de farinha de trigo
1/2 colher (sopa) + 1/4 colher (sopa) de fermento em pó*

Cobertura
2 colheres (sopa) de margarina sem sal à temperatura ambiente
2 colheres (sopa) de leite
5 colheres (sopa) de açúcar refinado
5 colheres (sopa) de chocolate em pó (usei Toddy)

Pré aqueça o forno a 160°C/180°C

Massa
Corte as cenouras em rodelinhas. No liquidificador, bata os ovos, o óleo e a cenoura até ficar um creme laranja homogêneo. Em uma tigela grande, coloque a mistura e adicione o açúcar, a farinha e o fermento. Bata até incorporar - bati tudo na mão, não é difícil.
Unte generosamente uma assadeira funda, de 28cm** coloque a mistura preparada e deixe no forno por 35min. Se necessário, aumente um pouco o forno nos 10 últimos minutos. Faça o teste do palito. Quando estiver pronto, desenforme e espere esfriar um pouco.

Cobertura
Em uma panela pequena, acrescente a margarina, o açúcar, o chocolate e misture até engrossar um pouco. Adicione o leite, continue mexendo até ferver. Desligue o fogo, e ainda quente, espalhe a cobertura sobre o bolo. Ela vai cristalizar e ficar sequinha.

* Fiz meia receita, que é essa postada e a receita original ia 1 + 1/2 colher (sopa) de fermento, para uma assadeira grande. Tirei metade disso.

** Usei essa assadeira média, mas o bolo ficou fino. Nao acho que foi por causa do fermento, e sim da forma. Então, 2 opções -ou eu acrescentaria 1 colher (sopa) de fermento - um pouco mais do que indiquei - e manteria a forma média, ou tentaria usar uma assadeira menor ainda, a de 20cm.

Infelizmente não sei medir o rendimento. Tem meio bolo ainda e eu e o Gio sempre pegamos vários pedaços faz 2 dias! Talvez para 6 pessoas, bem servidas, num lanche da tarde!

3 comentários:

  1. Ai um bolinho so pra mimmmmmm! uhuuuuuuu! rs pena que não comi, mas vou fazer!
    já falei q vc tem coisinhas lindas de usar na cozinha!? bjo bjo - MiX!

    ResponderExcluir
  2. Oi Li, sexta a noite estávamos vendo suas fotos do orkut, e me deu uma vontade de comer esse bolo! ontem a noite eu fiz um, minha receita varia um pouco, mas é a mesma coisa no final. Sabe o que vc pode fazer a repeito da forma? Use uma forma redonda. Como meu forno é pequeno e só cabe forma redonda, foi lá que eu assei, e ficou numa altura boa, fofinho e com a cobertura de casquinha!delicia! bjs

    ResponderExcluir
  3. Roooo, valeu pela dica! Eu não tenho forma redonda, sem ser com o buraco no meio. Está na minha lista de desejos. Vou tentar na menor retangular primeiro. Farei qdo minha irmã vier! Vamos ver.
    Beijos!

    ResponderExcluir