segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O cupcake preferido do marido =P



Na semana passada disse que completei dois anos de casada, e após um jantar romântico servi cupcakes, mas não era qualquer cupcake e sim o preferido do marido! Ontem também, foi uma data especial, niversário de 30 do maridão, e de novo, mas dessa vez com a família dele e a pedido do mesmo, fiz o digníssimo cupcake novamente. 

Eu digo bolo preferido pois toda vez que vou fazer um bolo e pergunto a opinião dele tipo "que bolo eu faço amor?", a resposta é sempre a mesma: ele faz questão de 1) massa branca de baunilha (porque ele não gosta de bolo de chocolate oO), 2) recheio de doce de leite e 3) cobertura de merengue. Lembram do bolo do ano passado? Como eu estava com problemas em achar o ponto do merengue, na primeira receita fiz uma experiência com aquele Chantilly Amélia (não tinha dado certo da outra vez, mas armada com minha Kitchen Aid eu tive uma chance!) e na segunda me entreguei às claras e fiz um bowl cheião do merengue, acertado graças as dicas da Flavia Pantoja do Simplesmente Delícia. Hoje vou passar a primeira receita, o capítulo do merengue fica pra outra vez! =P

Um beijo



Cupcakes de baunilha com doce de leite e chantilly


Ingredientes:

Massa
3/4 de xíc. (180ml) de óleo de milho
3/4 de xíc. (135g) de açúcar orgânico
3 ovos, grandes e orgânicos de preferência
2 c. chá de extrato natural de baunilha
1 c. sopa de fermento
1 e 3/4 de xíc. rasas (225g) de farinha de trigo
6 c. sopa de leite morno

Recheio
Doce de Leite, o quanto baste para rechear os cupcakes

Cobertura
1 cx de Chantilly Amélia 
Cerejas, jabuticabas, amoras, a fruta que quiser para decorar.

Método:

- Pré aqueça o forno em 180°C. Coloque 12 forminhas de papel em uma assadeira para muffins.

Massa
1. Em um bowl, peneire o fermento e a farinha. Reserve.
2. Na tigela da batedeira em velocidade média bata os ovos e o açúcar até dobrar de volume e ficar um creme claro. Adicione o extrato de baunilha e o óleo e bata só para incorporar. Desligue a batedeira, adicione os secos e o leite, bata em velocidade mínima ou com uma espátula, delicadamente até formar uma massa lisa e homogênea e a farinha estiver integrada à mistura. Cuidado para não bater demais.
3. Encha as forminhas em 2/3 da sua capacidade e asse no forno por 20 minutos ou até dourarem ligeiramente. Quando estiver pronto, transfira os bolinhos para uma grade para esfriar. Enquanto isso, faça a cobertura.

Cobertura
1. Para o Chantilly Amélia siga as instruções da embalagem. Refrigere por pelo menos 12 horas, agite e bata em velocidade média alta até formar picos formes. Cuidado para não bater demais e ele virar manteiga. Eu fiquei preocupada com esses picos e acho que a consistência dele poderia ser um pouco mais firme... mas o que importa é que o Gio amou!

Para rechear
1. Espere os cupcakes esfriarem. Com um faquinha, corte o miolo do bolinho fazendo um círculo - cuidado pra não cortar ele inteiro! (ou use um boleador, eu fui na faca mesmo) retire um pouco da massa (vai ser em formato de cone), corte o excesso deixando só a "tampinha", coloque 1 c. chá aprox. de doce de leite no buraquinho, tampe e cubra com o chantilly. Difícil? A Sam explica bem!
Termine decorando com a fruta (eu usei jaboticaba que pegamos direto de um pé recheado!) e confeitos se desejar. Eu salpiquei com chá de Vanilla trazido direto das Zoropas pela minha querida Larissa de presente!

Rend. 12 cupcakes

Um comentário: