quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O meu Tiramissú



Adoro receber gente em casa, adoro! E sempre penso no que fazer de sobremesa primeiro! rs Afinal, acho que é a recompensa de uma refeição entre amigos, momentos inesquecíveis e muito papo jogado fora.

Estava intrigada com a receita do tiramissú. De origem italiana, aqui em casa tenho 3 a 4 receitas diferentes - variações do mesmo tema rs. O  tiramissú nada mais é do que um pavê com camadas de creme de queijo mascarpone, onde as bolachinhas são umidecidas no café e tudo isso é salpicado com cacau em pó. Até aí tudo bem. Até ler uma das receitas no meu livro de Chocolate, em que tinha essa versão (óbvio) com chocolate. Mas confesso que a mistura de queijo mascarpone com ganache (chocolate + creme de leite fresco) não me deixou muito animada. Não pra esse jantar. Talvez um dia pra mim, sozinha provar essa combinação inusitada.

Então resolvi fazer a minha versão - já que estava afim de adaptar. Bom... ficou magnífico. Não tem como não ter ficado bom, pois fiz o melhor dos brigadeiros, e montei a sobremesa! Também não sou boba né? E aos apressadinhos, em 10 minutos eu fiz o brigadeiro. Espera esfriar um pouco e em mais 10-15 você monta e aí é só levar na geladeira pra firmar. Preguiça pra que?

Beijos!

O meu Tiramissú

Ingredientes:

36 bolachas champagne - comprei 3 pacotes e sobra um pouco
2 latas de leite condensado + 1 barra de chocolate e 2 c. (sopa) de manteiga para fazer: 2 receitas do melhor brigadeiro do mundo acrescidas de 2 doses de Licor de Cacau
1 xícara de leite integral + 1 c. (sopa) de cacau em pó dissolvidos
1 dose de Frangélico
Cacau em pó o quanto baste para polvilhar

Método:

1. Faça as receitas do brigadeiro até quase dar o ponto de enrolar. Adicione as duas doses do licor, e mexa até incorporar. Assim que soltar da panela o doce está pronto, transfira para um prato bem fundo e espere uns 30 minutos para esfriar ligeiramente.
2. Em uma tigelinha para sopa, misture o leite com o cacau. Pegue um prato de sobremesa. Umideça 3 bolachas no leite, e coloque-as uma ao lado da outra no prato. Cubra com o brigadeiro. Repita o processo mais uma vez e finalize com a última camada de bolacha regada com um pouco do Frangélico - lembre que essa dose é pra ser dividida em 4! 
3. Repita este processo com os outros 3 pratinhos. São 9 bolachas por prato, 2 camadas de brigadeiro. Dá pra brincar e mudar o sentido da bolacha quando for fazer a segunda camada! =)
4. Cubra os pratinhos com papel filme e leve para geladeira por 1 hora. Na hora de servir, polvilhe cacau em pó.

Rend. 4 unidades. Pra quem come menos, um pratinho é o suficiente pra duas pessoas dividirem! ;)

3 comentários:

  1. Livinha me diz... Como você não engorda flor? Hahaha Que delícia!

    ResponderExcluir
  2. Como assim tiramisú sem café, menina? Hehe Mas parece delicioso de qualquer maneira!

    ResponderExcluir
  3. Que perdição!!!
    Vou já compartilhar no FB pq minha mãe tem que ver sua receita fácil fácil ! rs
    Um beijo e uma ótima semana

    ResponderExcluir