sexta-feira, 6 de maio de 2011

Semana dia das mães: a verdade seja dita

Queridos! Em semana de dia das mães - e falta de tempo pra fazer receitas - achei esse post super útil no mais novo blog que eu sigo, o Vaquinha Gertrudes. Os tempos são outros, os valores se modificam cada vez mais... cada um pensa, acha uma coisa, muda sempre de opinião e na verdade quando se trata de criar um filho, algumas verdades devem ser ditas. Primeiro, criar filho não é igual brincar de boneca. Exige dedicação, tempo, e pulso firme. Disciplina e amor são duas coisas que andam juntas, e disciplinar seu filho não é deixar de amá-lo ou se sentir culpada por dar uma punição.

Não tenho ideia de quando vou me tornar mãe - o Gio tem mais ansiedade em se tornar pai do que eu. Essa é uma daquelas "verdades" impostas pela sociedade. Você deve casar, ter filhos.  De preferência um casal. Um bom emprego, um bom carro, uma boa casa. E quando você, huum não tem? Ou não quer agora? Já tive que ouvir "já que vocês está em casa Livia, por que não tem um filho?"  Contei até 10. Não, não levo nenhum jeito com crianças e sei que devo ainda aprender muito. E isso às vezes é interpretado como "ódio por crianças". Eu não gosto de criança mal educada, aliás quem gosta? Tive que lidar com várias quando trabalhava no shopping e ainda teve uma mãe (minha chará inclusive) que quase me bateu por (segundo ela) dar bronca na filha (pirralha-que-vai-onde-quer) dela. Na minha família , meus primos e irmã, "as crianças" são todas da mesma faixa etária - 20 e poucos anos. Ou seja - eu não convivi com crianças e bebês na minha vida. Estou aprendendo muito agora com a nova leva de sobrinhos. Quanto mais os vejo, juro, mais difícil é o caminho pra aprender. E que não estou nem um pouco pronta. E tenho menos vontade de ser mãe. Mas eu sei que chego lá!  =) Minha sogra diz q quem leva menos jeito são as melhores mães. E eu acho cômico q onde eu vou crianças sempre vem atrás de mim! kkkkk Parece perseguição, morro de rir! Nesse futuro aprendizado tentarei pelo menos manter minhas opiniões, meus valores e o que eu acho certo PRO MEU filho. Independente do que os outros ACHEM. Vendo o blog da recém mamãe Ana Elisa, "se filho fosse tudo igual seria mamão com açúcar".  Ser mãe dá trabalho e pra ser a mãe perfeita para os outros... aaaaaaaai que desespero. O ser humano nunca está satisfeito, e sempre insiste em dar opinião. E lógico, a outra pessoa está certa e você errada. É incrível. O povo adora se meter na vida dos outros. Dar pitacos. opiniões e críticas. Então resta ser pulso firme e ligar a tecla do f*da-se.

Pra encerrar e ilustrando todo esse meu ponto de vista, o post da Clau.

Beijos!

PS update: No almoço eu e Gio conversamos e acho que estamos bem em sintonia do que queremos pro nosso (daqui a uns 2 anos viu?) baby.



" Como ser a mãe exemplar para o olhar alheio.

Gravidez: a gravidez te prepara para como será sua vida até sua morte. Durante esse período mágico no qual você deve relaxar, passar boas virações pro serzinho na sua barriga, e se acostumar com o fato de que em meses uma vida humana vai depender inteiramente de você, você vai começar a escutar que sua barriga está grande demais ou pequena demais. Se está grande, vão dizer que seu bebê será enorme, que você está gorda, ou que serão gêmeos. Se está pequena, irão sutilmente te fazer acreditar que seu bebê já morreu (e você não vai dormir até um médico no pronto-socorro as 3 da manhã te diga que está tudo bem). As tias irão tirar mil truques da manga para adivinhar o sexo do bebê. Especulações absurdas sobre o que você pode ou não comer e beber serão assunto sempre que você tentar ingerir alguma coisa. E claro, tem as outras coisinhas...se você tem azia, seu filho será cabeludo, e assim por diante.

Alimentação: se seu filho é magro, você não o alimenta corretamente e sendo assim, ele provavelmente ficará doente por sua causa. Se seu filho é gordinho, você dá muitos doces para ele e ele está fadado a ser um obeso mórbido com diabetes. Se você escolhe não dar besteiras ou refrigerantes para seus filhos, então eles, coitados, passam vontade e são muito tristes. Se você deixa que comam besteiras a vontade e tomar refrigerantes, você não se preocupa com a saúde deles e irá para o inferno.

Vestimenta: se você acha que para a festa de 3 anos da priminha seu filho deve ir com uma roupa confortável para brincar e correr a vontade, seu filho é mal vestido porque você é pobre (pode esperar receber meias, calcinha e cuecas infantis no Natal). Se você arruma seu filho todo engomadinho, com roupas caras e gel no cabelo, então você é uma pessoa metida que usa sua própria cria para mostrar que tem dinheiro, e coitado do menino que nem consegue brincar direito.

Educação: se o seu filho faz uma mega zona na casa dos outros, no supermercado, no shopping, etc, é porque você não dá educação. Se você briga com seu filho quando ele está se comportando mal na casa dos outros, vai escutar "deixa o menino, ele é criança!". Se sua filha acabou de fazer algo macabro como jogar macarrão na cara da bisavó catatônica e você dá um tapa na criança, no dia seguinte a família inteira comenta que você é uma mãe violenta e deveria perder a guarda dos filhos. Manter os filhos por perto e se preocupar com eles é sinal de que você é neurótica e protetora demais, e que ainda vai estar limpando a bunda deles quando tiverem na faculdade. Mas se você solta a criançada, deixa cair, colocar comida do chão na boca, bom...você é uma péssima mãe e vai pro inferno.

Saúde: se seus filhos são super saudáveis, é porque você teve sorte. Se estão doentes com frequência, bom, esperava o quê, você não cuida direito deles. Se você deixa seu bebê sempre limpinho e cheiroso, com tudo fervido e desinfetado, você é inexperiente e assustada demais. Se você deixa a cirança se acostumar com anticorpos, bom...a história termina com você indo para o inferno de novo. E adianta explicar que quando uma criança está com febre não é para agasalhar? Não, não adianta. O fato é que 99% das vezes, você SABE quando o seu filho tem algo sério ou só um resfriadozinho. Mas todos ao seu redor vão encontrar teorias: "é uma virose"; "ele estava sem casaco semana passada, então deve estar com pneumonia" "seu filho é alérgico" e mais mil opiniões absurdas sobre algo que você sabe não ser verdade. Se você cede e leva a um médico- a família inteira fica sabendo que seu filho "foi pro hospital" em questão de minutos. Se você não leva...nossa, que mãe desnaturada, que não tem nem interesse em descobrir a "doença" do próprio filho (e no final das contas, era gripe mesmo).

E todas nós sabemos que isso é só uma pequena parte do stress pelo qual uma mulher passa, quase que diariamente, quando decide fazer algo lindo, como colocar uma criança no mundo e cuidar dela da melhor forma possível. Então, qual é o segredo para ser uma mãe exemplar para os outros?...não ter filhos...

...ou que tal viver essa alegria abençoada e mágica? Que tal ser mãe, do seu jeito, mandona ou relaxada, amiga ou autoritária, mas abraçar, curtir, beijar, ler histórias, ensinar sobre o mundo, as artes, as pessoas, brincar de pega-pega, dar muitas risadas com seu filho, ensinar a cozinhar, dar banho junto com você, desenhar e brincar de massinha? E deixar que essas pessoas invejosas, amargas, vazias e infelizes comentem o que elas quiserem a seu respeito, mas que sintam silenciosamente como são sujas e maldosas, quando olharem para você junto com seus filhotes e ver o amor estampado nos olhos de ambos."

2 comentários:

  1. Linda! Adorei o que vc escreveu, eu era que nem você- não me dava bem com criança, e nem pensava em ter filhos. E lógico que o amor entre pais e filhos é a melhor coisa que vc pode sentir nessa vida, e por isso não me arrependo de tudo o que perdi, de toda a abnegação, de todas as noites mal-dormidas. Mas acho que a verdade, como vc disse, deve ser dita, e sinceramente, como a Paulinha disse no blog dela, se você não sabe se está pronta(a) para se doar 1oo% para um ser que nunca vai valorizar isso- não tenha filhos. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi querida! Obrigada pelas palavras! Vc é uma fofa! Eu sei q tenho salvação kkkkk bju

    ResponderExcluir