sexta-feira, 13 de maio de 2011

Odisséia: receita em dobro de rocambole com doce de leite



Pois é. Mais uma odisséia. Segunda tentativa - e última. Não, não levo nenhum jeito pra enrolar rocambole. Testei duas receitas - ambas deliciosas. Vou passar as duas com as respectivas observações! E se testarem me contam se deu certo! =D

Agora vocês perguntam: odisséia por que? A massa não tem segredo, o problema é enrolar mesmo. Essa história de paninho de prato... esquece. Meu paninho lindo ficou com metade do 'pandeló' e com certeza não vai sair a mancha engordurada - porque meus paninhos não são mais branquinhos e esse foi unir-se aos demais.

Pra enrolar- ou tentar - usei a técnica dos livros da União (essa deu certo!) de colocar a massa em um papel alúminio untado e polvilhado com açúcar. Batata. Mas a odisséia também se diz respeito ao dia começar todo errado. Parece comédia!



A receita diz pra separar as claras das gemas. Juro que odeio fazer isso. Na 1a vez que fiz, ótimo! Na segunda... o primeiro ovo - ok. O segundo... só por Deus...a gema quebrou um pouquinho, vazou na clara e eu ainda corri e coloquei a gema (escorrendo) no potinho com a outra clara - do primeiro ovo, - LIMPA, ao invés de colocar a gema com a outra gema! #Fail. Decidi fazer o que? Seguir minha intuição. Bater os ovos com o açúcar até dobrar de tamanho. E não é que deu certo? Ela não fica firme como clara em neve, mas rendeu. Em parte essa segunda massa ficou mais elástica e quebradiça, e a primeira (receita da Paula) um pouco mais densa. Mas densa não significa seca! Ambas as massas estavam leves com suas texturas diferentes. O processo é o mesmo, a quantidade quase, o que muda são os ingredientes.

Por último na hora da foto as duas baterias da minha Alpha tinham acabado... e espera uma meia hora pra recarregar.... =(

Segue a receita em dobro!

Beijos

PS: fiquei orgulhosa das minhas fotos! Não processei-as de nenhum jeito! Acho que vou trocar meu "cenário" - da mesa de jantar para a mesinha de centro! =D


Receita de rocambole 1
um cisco adaptado do de Salto Alto na Cozinha

- xícara medidora de 240ml

Ingredientes

Massa
6 ovos - separados
1 xícara (140g) de farinha de trigo
1 xícara (180g) de açúcar
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de extrato natural de baunilha

Recheio
1 lata de leite condensado cozido ou 1 pote de doce de leite cremoso (usei La Serenissima trazido especialmente por mamãe de BsAs!)

Método

Recheio
Se for cozinhar o leite condensado para o recheio, faça-o antes da massa. Se não, descarte esse processo.
1. Cozinhe a lata de leite condensado em uma panela de pressão, coberta por água, por 30 minutos. Retire a lata da panela e deixe esfriar enquanto prepara a massa.

Massa
- Pré aqueça o forno em 180°C e unte e forre uma assadeira de alúminio grande (32x22) com papel manteiga. Unte o papel também com manteiga+farinha.

1. Na batedeira, em velocidade média/alta se usar uma planetária ou velocidade máxima se usar uma batedeira comum, bata as claras com a pitada de sal até atingir o ponto de neve. Adicione a baunilha e bata mais um pouco só pra incorporar.
2. Adicione as gemas (peneiradas) e o açúcar e bata em velocidade baixa até incorporar e virar um creme claro. Certifique-se de não ter açúcar no fundo da tigela.
3. Peneire a farinha e adicione aos poucos misturando com uma espátula de silicone delicadamente para não empelotar.
4. Deite a massa na assadeira e asse por no máximo 15 minutos no forno. Retire, desenforme em um papel alumínio untado com manteiga + açúcar. Enrole e espere esfriar. Com cuidado, desenrole o rocambole e espalhe o doce e leite. Enrole novamente e tranfira para um prato de rocambole. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e sirva.

Essa massa é leve mas um pouco mais densa e menos elástica. 

Receita de rocambole 2
da minha tia Ivete.

Ingredientes

Massa
4 ovos
1 xícara e 1/4 (175g) de farinha
1 xícara e 1/4 (225g) de açúcar
1/2 colher (chá) de extrato natural de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó
1/3 de xícara (60ml) de leite morno

Método

Siga os mesmos passos da receita anterior. No 3, peneire a farinha com o fermento e intercale com o leite em 3 adições. Prossiga como indicado. Essa massa precisou de 20 minutos no forno.

Essa massa é mais porosa e elástica, quebrou com mais facilidade mas achei mais ideal para a textura do rocambole.

3 comentários:

  1. Hum, que amiga prendada...
    Liv, faz tempo que estou para te pedir...posso mostrar seu casamento lá no e-Noivas? Adorei os tons violetas que vc escolheu pro buque e a decoração (vc tb...super charmosa...)

    ResponderExcluir
  2. Opa... não tinha visto o post...

    Preciso falar que comi o rocambole e estava uma delícia, bom demais mesmo.

    E apesar de você falar, dona Liv, não estava tão feio... até que ficou bonitinho, meio "descascado" concordo, mas delicioooosooo.

    Bjokas

    ResponderExcluir
  3. Van- te mandei outro recadinho!

    Le - vc é uma fofa! To vendo seu blog sim, mas corrida pra comentar! Bem vinda novamente! bju bju

    ResponderExcluir