domingo, 13 de fevereiro de 2011

Torta cítrica de limão siciliano e nectarina



Sexta feira fui ao cinema com o marido, assistir "Black Swan" e a atuação da Natalie Portman é sensacional. Ela é minha aposta para o Oscar 2011! Quem ainda não viu, se prepare, o filme é bem insano - nada surpresa por ser do mesmo diretor dos fantásticos "Réquiem para um sonho" e "O Lutador". Saí do cinema eufórica. =D

Agora sobre a receita:  torinha simples de fazer e uma delícia! Apesar de ter dado um certo trabalho pois os livrinhos da União (malditos) não especificam nada, ela ficou saborosa e uma sobremesa geladinha para esse calor.
Beijos!



Torta cítrica de limão siciliano e nectarina

Ingredientes:

-xícara medidora de 240ml

Massa
50g de manteiga sem sal, gelada e em quadradinhos
1/4 de xícara (45g) de açúcar
2 gemas grandes
1 xícara menos 3 colheres (sopa) - 110g - de farinha de trigo
1 pitada de sal

Recheio
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
Suco e raspas de 1 limão siciliano médio

Cobertura
4 nectarinas frescas
1/2 xícara (100g) de açúcar

Método:

- Pré aqueça o forno em 180°C.

1. Comece pela massa*: em uma tigela, misture com um fuê as gemas, o açúcar. Adicione a farinha e o sal, e com as pontas dos dedos incorpore a manteiga gelada até formar uma massa homgênea. Enrole com um filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos. 
2. Passado o tempo, abra a massa com um rolo, e forre uma fôrma (fundo e laterais) de 26cm com fundo removível. Fure com um garfo para não estufar e asse no forno por 25 minutos ou até dourar.
3. O recheio é simples: misture todos os ingredientes e reserve.
4. Corte as nectarinas bem finas - sem o caroço óbvio - reserve em um prato e polvilhe o açúcar em cima delas, deixando descansar por 15 minutos.
5. Para montar a torta, despeje o recheio na massa morna, leve à geladeira por 30 minutos para firmar, escorra qualquer líquido do prato com nectarinas, enrole as fatias e disponha por cima. Sirva geladinha.

Rend. 10 pedaços.
* o livrinho não dizia a temperatura da manteiga... usei em ambiente, consequentemente a massa ficou muito mole,  deixei ela meia hora na geladeira, e não acho que ela caberia em uma fôrma de 26cm, usei uma de 18cm, demorou beeeeem mais do que 25 minutos no forno, mas ficou uma delícia! Adaptei e não enrolei as fatias - as minhas nectarinas estavam beeem maduras e usei pedaços generosos. Rendeu 6 pedaços.

4 comentários:

  1. Eu quero ver esse filme. A receita parece ser deliciosa.

    ResponderExcluir
  2. Liv,
    Cada vez que venho aqui fico me "deliciando" com essas imagens. Eu adoooooro tortas, rsrsrs
    Olha só, eu não resisti e baixei o filme Cisne Negro, daí assisti com o maridinho bem tarde da noite, depois que o Arthur dormiu, mas o filme dá uma adrenalina né? Fiquei agitada! Foi uma boa desculpa para ganhar uma massagem do marido e dormir melhor, ahahaha
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. To DOIDA pra ver Black Swan mas ainda não consegui pq o cinema que eu ia ontem está em reforma então vai ficar para semana que vem.
    E ontem comi uma bolachinha amanteigada de limão siciliano e lembrei MASTER de vc!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  4. Uhnn Liv, totalmente sugestiva essa torta. Parece deliciosa. Anotada aqui ;)

    bjs

    ResponderExcluir