terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quindim


Obrigada pelas palavras lindas no dia do meu niver. Vocês são muito especiais!
Aaaai como eu a-do-ro quindim. E como sobrou muuuuitas gemas do meu bolo fracassado, usei todas e ficou uma de-lí-cia. É muito fácil de fazer mas demora um pouquinho no forno. Mas valeu toda a espera!
Beijos

Quindim

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

10 gemas grandes - ou 12 gemas médias peneiradas
1 1/2 xícara de coco em flocos sem açúcar, hidratado em 2/3 de xícara -160ml - de água morna
 1 2/3 de xícara - 300g - de açúcar
1 colher de sopa (14g) de manteiga em temperatura ambiente e mais um pouco pra untar 

Método:

- unte com manteiga uma fôrma redonda de 23cm de diâmentro com um furo no meio. E tem que ser manteiga, nada de margarina.

1. Em uma tigela refratária ou inox, despeje o açúcar, o coco hidratado, a manteiga e as gemas peneiradas. Misture com uma espátula de silicone até obter uma massa homogênea - a minha não teve nada de homogênea ficou bem líquida mesmo.
2. Deite a mistura na fôrma untada e deixe descansar por 1 hora. Faltando uns 20 minutos pro tempo acabar, pré aqueça o forno em 180°C e coloque 1 litro de água pra ferver.
3. Com cuidado, encha uma assadeira retangular com água fervente até a metade, e asse o quindim por 1 hora em banho maria ou até o palito sair limpo. Atenção: depois de 15 minutos no forno, vá diminuindo a temperatura dele até ficar no ponto*. Desenforme frio e mantenha na geladeira até servir.

Rend. 8 porções.

*deixei 1 hora e acho que ainda precisava de mais tempo. Era muito tarde e retirei o quindim assim mesmo... ele ficou mais molinho, mas uma delícia mesmo assim! Gosto de quindim de padaria! Huuuum....

Um comentário:

  1. que lindo seu quindim. Eu nao gosto muito não, na verdade tenho medo de tanto acucar e de tanto ovo! heheeh

    ResponderExcluir