terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Confissões de uma mente culinária: tem horas que só uma salada cai bem



Com esse calor do cão aqui no Brasil - adoraria trocar de lugar com uma amiga que está muito (bem) acompanhada de neve - não consigo nem comer direito. Minha nutrí que me desculpe... mas não tenho apetite nenhum no café da manhã e muito menos no almoço. Frutas geladinhas são o que me salva também. Manga, uva e abacaxi... huuum. Até meu santo chocolate do dia a dia foi pra geladeira. Sair pra jantar ou comer se resume em trocar o lanche pesado cheio de queijos, molhos e coisas mega calóricas por saladas leves e refrescantes.

E foi o que fiz hoje: uma falsa salada caeser. Simplesmente piquei uma alface, 1/2 cebola, ralei um queijinho parmesão fresco, reguei com um molhinho - azeite de oliva, óleo de canola, água gelada, sal e cheiro verde - e cobrindo tudo torradinhas integrais picadas grosseiramente.

Desde que comecei a gostar mesmo de cozinhar, comecei a prestar bem atenção em rótulos, no que comprar, o que é natural ou não - quer me matar é fazer um macarrão com molho de tomate com qualquer sachê pronto cheio de porcarias e glutomato monossódico com gosto péssimo - só compro o Knorr Natural, indicação expressa da nutrí. Ou faço com tomates enlatados italianos - mais agridoce e com um sabor único! E sim, meu paladar começou a mudar! =D

Também comecei a aderir a produtos orgânicos, principalmente ovos. Se você puder comprar só um produto orgânico, compre ovos. É incrível a diferença em saboooooooor!  E sim, a maneira como são criadas as galinhas influenciam diretamente nos ovos que produzem. Vocês não tem ideia da diferença! Aqui em Campinas na rua da minha mãe toda terça feira o caminhãozinho da Yamaguishi e vou começar experimentar outras coisas como hortaliças, verduras e algumas frutas. 

Por último - pra começar o mês bem filosoficamente - estou a um passo de cortar toda a carne. Não tenho problema em almoçar arroz + feijão + salada, mas só de pensar em cortar  de vez meu strogonoff, lasagnas, pastéis, lanches, pizzas de frango/catupiry me dá calafrios. Não acho que a solução de tudo no mundo está no vegetarianismo; mas ver minha sobrinha linda falar "cáine" me dá um certo nojinho.  Ela não tem nenhuma ideia do que o pobre do boi passou pra chegar ali. E ver minha geladeira cheia de filé mignon e gelo é outra coisa que me revira o estômago...

Beijos!

3 comentários:

  1. Concordo em gênero, número e grau com o título desse post. Por mais viciada em comida que eu seja, ultimamente trocaria fácil uma caixa de chocolate por uma salada do Ragazzo.
    Estou tentando parar de comer carne há algum tempo e como é muito difícil, as vezes ainda me permito um frango, mas sempre que possível opto por um peixinho que eu adoro.
    Boa sorte por ai que eu vou me mantendo por aqui... rs

    Bjus!

    ResponderExcluir
  2. Ai Fidida, cortar a carne, sem chance. Nós comemos algumas coisas orgânicas, tentamos até comprar carne orgânica, mas aí, é caro DEMAIS! E tamos nos jogando nas saladinhas tb.
    Ó a minha: http://twitpic.com/3tpkrb
    Ó a da Déia: http://twitpic.com/3tpkws

    Amamos vc e tamos com saudades ♥

    ResponderExcluir
  3. Liv, concordo que com esse calor todo, só substituindo alguns alimentos mesmo!
    Nos dias de maior calor acrescente uma agua de coco bem gelado recompões as energias, e é tudo de bom!!
    Quanto aos ovos, antes sentia nojo de ovo caipira, mas depois que passei a utilizar, vejo a enorme diferença, sem contar que pego fresquinho e de graça na chacára do meu pai,rs...
    Se vc quiser, pode passar todo sabado em meu trabalho que levarei uma duzia para vc, quer??

    Te escrevo um mail,ok.

    Beijos no coração,
    Lilica.
    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir