sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Confissões (de novo) de uma mente culinária: o dia em que finalmente eu acertei o feijão



 Nesse tempo que estive fora, tentei me aprimorar na cozinha. Por mais que eu acho ultimamente - e com tudo que eu tenho feito - que "agora eu acerto a mão" não... realmente: a perfeição que requer a prática, está longinha...
Por incrível que pareça eu não consigo acertar o feijão. O problema não é quantidade, tempero. O problema é o maldito caldinho. Que eu gosto mais grossinho! Sim, o método que minha mãe ensinou, não funciona mais. E teve um dia - semana passada - em que eu acertei! Mas acredite: só foi nesse dia. Fiz de novo exatamente igual e... nada. Já perguntei pra um monte de gente e:

-"Deixa o feijão de molho de um dia pro outro!" - Néh. Eu lá vou lembrar de tirar o feijão e por de molho um dia antes? Minha vó fazia isso!
- "Guarde o feijão no congelador!" - ele tá lá, mas não faz a mínima diferença.
- "Frita o caldinho com o tempero numa frigideirinha" - método da mãe. Check. Néh. Não vai.

E vocês se perguntam então como eu acertei? Até eu me pergunto!

O que eu fiz na verdade foi largar esquecer ele lá cozinhando, com a panela aberta até ele quase secar. Aí saí correndo e adicionei de novo um pouco de água e até que deu certo, mas ainda não ficou bem no ponto... estou aberta a sugestões! Porque realmente eu ADORO aquele feijão mineiro com muito caldinho e liguicinha... droga, quero fazer o meu aqui em casa!

Beijos =*

5 comentários:

  1. Oi Liv!!!
    Olha só fiz feijão uma vez na vida rsrsrs mas ficou bom eee!
    Tirei um dia antes e deixei de molho, depois cozinhei ele sem tempero na panela de pressão, depois refoguei a linguiça e o tempero e quando o feijão estava pronto joguei tudo dentro! Pro caldo grossinho bati um pouco na panela com o mixer!!! Alguma coisa diferente? rsrsrs
    Beijo flor! (deu fome!)

    ResponderExcluir
  2. Oi Liv, saudadesss!!
    Tenho um segredinho que é pegar um pouco dos grãos cozidos e colocar na frigideira (ao invés de jogar o tempero na panela, coloque algumas conchas dos grãos pra fritar junto com o alho, e tals)... eles dão uma engrossadinha. Depois junte tudo na panela de pressão e deixe fervendo até o caldo reduzir!!
    Bjinho

    ResponderExcluir
  3. Meninas obrigada! Testarei os métodos e aviso! Eba! Bju

    ResponderExcluir
  4. Liv, o que eu faço pro feijão ficar com o caldinho espesso é deixar apurando bastante tempo, no fogo mínimo, panela semi-tampada. Sempre dá certo!

    ResponderExcluir
  5. Liv, lá vai o segredinho de minha mãezinha diretamente para vc!!!

    Faço naturalmente sem deixar de molho e nada...quando está cozido, após colocar o tempero acrescente uma colher de POMAROLA (o tradicional mesmo), fica um caldo grossinho e uma corzinha, huummm deu agua na boca...

    tente depois me conte,ok!

    Super beijo.
    Lilica.

    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir