quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Antepasto de berinjela



Olá! Primeiro post no blog novo! - escrito pela segunda vez pois sei lá porque diabos eu perdi tudo...

Saibam que não era isso que eu ia escrever hoje... o post anterior dizia da estréia da batedeira... mas o bolo não saiu. Minha sogrinha fez niver ontem e era pra ser o bolo dela... na verdade o bolo em si ficou ótimo, o que estragou meu dia, piorou demais meu humor foi a maldita cobertura/recheio. Mas isso é assunto pra outro post de odisséias culinárias!

Sobre a troca do nome do blog, foi em busca de patricidade. Quem aqui fala francês? Malemá o povo aqui fala inglês! Quando ia falar o nome do blog todo mundo me achava metida e eu até ficava sem graça falando "lê têmp de má ví". Sou meio sem criatividades com nomes - por incrível que pareça - e a ideia surgiu dos constantes "confissões de uma mente culinária" então adaptei pro inglês surgindo o "Confessions of a baker".




Depois conto toda a história de como fazer pra transferir um blog, e ainda tenho muita coisa pra fazer - como por exemplo, o sumiço das minhas fotos. Como cancelei a outra conta, provavelmente as fotos que estavam no picasa linkada àquela conta foram pras cucuias. Pois é, mais um atraso pra minha semana. Não é a toa que inferno astral tem esse nome... enfim, to repostando aos poucos de trás pra frente, vou começar pelas receitas e só depois vou pros posts pessoais. Só de pensar no de Barcelona que tinha umas 50 fotos ai ai ai.... e aí irei fazer o índice de novo e o link within - o bagulhinho que relacionava posts. Ufa!

Sobre a receita: muito fácil. E descobri que eu amo berinjela. Na verdade adorava frita, empanadinha =P mas na atual circunstância de regime comer saudavelmente, descobri essa versão. Maravilhosa.

Beijos!



Antepasto de berinjela

Ingredientes:

1 berinjela média
1 cebola pequena 
1 pimentão pequeno - tanto faz se vermelho ou amarelo
1 colher (sopa) orégano - não usei, não gosto
Sal a gosto
Azeite e vinagre pra regrar

Método:

1.  Corte a berinjela em fatias de mais ou menos 1 cm no sentido do comprimento. Deixe-as de molho em água com um pouco de sal por pelo menos 30 min. Depois desse tempo escorra bem.
2. Pique o pimentão e a cebola em pedaços generosos. Reserve.
3. Em uma assadeira média (20x30 mais ou menos) coloque os ingredientes, tempere com o sal e o orégano - se usar - e regue com o azeite e vinagre. Regue bem, para a mistura ficar bem úmida, mas não a ponto de boiar pois tanto a cebola como a berinjela soltam água.
4. Cubra com um papel alumínio e assem em forno pré aquecido (pode ser uns 10 minutinhos antes) a 200°C  por 40 minutos. Passado o tempo, tire do forno para dar uma mexida e se necessário regar com um pouco mais de azeite. Repita isso de tempos até a berinjela escurecer bem e ficar bem molinha - eu deixei depois dos 40, mais 15 minutos.
5.Retire, espere esfriar - eu coloquei na geladeira e sirva como salada ou como acompanhamento com torradas e pães.

Rend. 2 porções generosas - fiz o dobro da receita, usei pimentões das duas cores (1 de cada), uma assadeirona gigante e rendeu 4 cocottes.

6 comentários:

  1. Amooo demais isso, minha mãe fez anteontem acredita??? E fica bom demais mesmo!!! =)

    ResponderExcluir
  2. Liiiv, minha mãe fez memso, e é delicioso!!! Adoro!!!
    Bjinhus!!

    ResponderExcluir
  3. Liv, primeiramente amava o nome de seu blog anterior, e achava chiquérrimooo!!!
    Mas como amo ser sua seguidora, e creio termos muitas coisas em comum, este novo está MARAVILHO!!!
    vc é maravilhosa!

    AMOOO beringela sempre quis aprender fazer este antepasto, mas acho difícil??!!

    Pela sua receita creio ser prático, fácil e delicioso...vou tentar, depois te conto,ok!

    Beijos com carinho,
    lilica.

    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, esse antepasto é uma delícia. Minha família sempre faz e eu sou viciadérrima em beringela então adoro para comer com um pãozinho, colocar como salada, comer com o arroz na churrascada, uma delícia.

    E parabéns pelo blog "novo". Adorei o nome!
    Bjus!

    ResponderExcluir
  5. Olá Liv td bem? Libaneses adoram beringela, e este antepasto é "carne-de-vaca" em casa...uma sugestão para quem gosta de misturar doce com salgado, é acrescentar umas passas (a branca fica melhor), e castanhas picadas.
    Um beijooooo

    ResponderExcluir
  6. Adoro beringela!! sempre gostei e ultimante estou inventando várias delicias!! costumava a fazer a milanesa, colocava em um forma, carne moida por cima e queijo e forno para gratinar! hum delicia! fiz muitas pessoas que não comiam beringelas adorarem!!Hoje faço lazanha de beringela, delicia, e uma entradinha que aprendi com a tati (fritinhas levemente no azeite, tomate picado, um pouco de molho de tomate, azeitonas,manjericão, cebola, alho, mozzarella de bufalla, mas com toques da Roberta, com macadâmia ralada!! Ideia boa da Gisele, uvas passas!! ai que delicia! Cada dia invento um pouco! um dia, qdo tiver minha casa eu faço para vc!!

    ResponderExcluir