quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Mousse de chocolate branco e licor de damasco



Terça feira foi um dia diferente! Recebi visitinhas das minhas Crime Fighters @Lari_Padovan e da @Kat_Scully já que era feriado em sampa! Passamos o dia conversando de tudo: seriados, filmes, sapatos, comida... ou seja um belo girls day out!
E eu fiz essa sobremesa fácil fácil - só não sei se acertei o ponto pois o meu creme de leite fresco estava um pouco empelotado e rapidinho atingiu o ponto do chantilly e era antes disso... mas ficou deliciosa! Receita debut também do Bittersweet da Alice Medrich. Di-vi-no!

Beijos

Mousse de chocolate branco com licor de damasco

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

250g de chocolate branco picadinho
4 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de licor de damasco ou outro de sua preferência
1 1/2 xícara (360ml) de creme de leite fresco

Método:

1. Coloque os 3 primeiros ingredientes em uma tigelinha e derreta em banho maria . Atenção: coloque 2 dedos de água em uma panelinha (ou frigideira até) e leve quase a fervura. Desligue o fogo. Espere meio minuto e coloque a tigela com os igredientes em contato direto com a água e mexa com uma espátula de silcone até derreter. Segundo Alice, esse método do banho maria desligado evita de queimar o chocolate. Outra opção (que eu fiz) é colocar tudo na mesma tigelinha refratária e derreter no microondas, em potência BAIXA (30%) por 3 minutos. Quando tirei o chocolate estava um pouco aerado e bati com um fuê até incorporar.
2. Enquanto isso, na tigela da batedeira resfriada junto com os batedores (coloque tudo no freezer 15 minutos antes) bata o creme de leite em velocidade baixa, aumentando conforme ele engrossar - mas não deixe chegar ao ponto do chantilly. Ele deve ficar com picos suaves mas líquido o suficiente para escorrer da tigela. 
3. Junte o creme de leite batido no chocolate ainda morno - se estiver frio, aqueça alguns segundinhos no microondas senão a mousse fica granulosa - e misture delicadamente com uma espátula de silicone. Distribua em taças individuais e deixe na geladeira por 1 hora.

Rend. Usei taças com capacidade para 150ml e consegui 5. Recomendo usar potinhos com capacidade para 1/3 de xícara (80ml), pois ele fica bem doce mesmo com o licor e quase não consegui comer tudo. Não ficou fofo como o da Ana Elisa mas ficou muito bom!

4 comentários:

  1. Ai que cara boa Liv!!!!
    Sofro com essa dieta que entrei viu! Preciso fazer exercícios pra poder comer essas coisas hahaha =)

    ResponderExcluir
  2. Aprovadíssimooooooooooooooooooooooooooooooooo!!!
    Adorei ter ido te visitar, amiga! Agora espero sua visita aqui na minha humilde residência... rs

    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Oi Li!!!

    Que delicia amiga!!!
    So vc mesmo, né?! Super prendada!

    Bjos
    Juliana

    ResponderExcluir
  4. Camila não é tão engordativo assim! Divide em porções pequenas e dá pra comer uma sem problemas pois é mto refrescante! Bju!

    Lari - quero marcar o mais rápido possível com o Gio! Que bom que gostou... e o Strogonoff???? Bju!

    Juuuuu q pena q não consegui ver vc... queria tanto! Mas tenta fazer aí é mto bom... maridão vai gostar tb! Saudades!

    ResponderExcluir