quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Friands de cereja



Não reparem pois eu acho que o bichinho dos bolos, cupcakes, muffins e friands me mordeu. 
Adoro! =D
Essas foram meus primeiros friands e são extremamente fáceis de fazer. Não precisa nem de batedeira! =P

E para quem está perguntando (todo mundo eu acho): os muffins são bolinhos simples que os norte americanos normalmente comem  no café da manhã até com manteiga - eles têm frutas no meio como blueberries, framboesas, banana, maçã e até chocolate. A massa é um pouco mais leve e úmida. Lembram daqueles Bebezinhos da Panco? Eu acho a definição perfeita de muffins aqui no Brasil. Os cupcakes são bolos individuais (cup = xícara, cake= bolo) às vezes com recheio (eu nunca fiz). A massa é um pouco mais pesada e sempre vai manteiga (ou óleo - alguma gordura), açúcar, farinha e ovos. Aqui no Brasil eu falaria que eram aqueles bolos que a gente comia no papel alumínio.... hoje está muito em alta e ganharam um super upgrade. O friand também é um bolinho mas feito com farinha de amêndoas, açúcar, manteiga e claras. Ele fica bem úmido e "elástico" (meio stick ) vamos dizer assim...

Foi o motivo perfeito de testar minhas novas forminhas de silicone, e deram bem conta do recado. Untei-as normalmente.

Beijos!

Friands de cereja
adaptada daqui

Ingredientes:

- xícara medidora de 240ml

1 1/3 xícaras (134g) de farinha de amêndoa (amêndoas moídas)
1 ½ xícaras + 1 colher (sopa) - 218g - de açúcar de confeiteiro, peneirado, e um pouquinho extra para polvilhar
½ xícara + 1 ½ colheres (sopa) - 85g - de farinha de trigo, peneirada
8 claras
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, derretida e fria
210g de cerejas

Método:

- Pré-aqueça o forno a 180°C. 
- Unte e enfarinhe uma forma antiaderente com capacidade para 12 friands*.
1. Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e a farinha. Junte as claras e misture só até incorporar. Misture a manteiga derretida.
2. Despeje a massa nas forminhas preparadas. Retire os caroços das cerejas e corte-as ao meio. Coloque algumas metades de cereja sobre cada friand.
3. Asse por 25-30 minutos ou até dourar – os friands devem “voltar” ao serem levemente pressionados com as pontas dos dedos. Retire de forno e deixe nas forminhas por 5 minutos; desenforme e transfira para uma gradinha. Deixe esfriar completamente.
4. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e guarde num recipiente hermético.

* fiz meia receita, usei forminhas de muffin de silicone com capacidade para 1/3 xícara (80ml) e consegui 7 friands.
Rend.: 12 unidades

2 comentários:

  1. Liv,
    Parece delicioso :)
    Ontem assisti Top Chef (tem reality show melhor que esse?) e me lembrei de você!
    Primeiro é uma crueldade passar tão tarde, dá vontade de correr pra cozinha e preparar qualquer coisa que encontrar. Mas alguns ingredientes, pratos e expressões culinárias eu nunca vi ou ouvi na vida. Eu aprendo e me divirto muito assistindo, rsrsrs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as explicações! A gente sempre confunde mesmo, hahaha...
    Esse parece delicioso! Mais leve né?! Hmmm...
    E suas fotos cada vez melhores! Como faz os fundos coloridos? Cartolina? =) Beijocas!

    ResponderExcluir