sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Barrinhas de chocolate, caramelo e amêndoas




Bom dia queridos!
Segue a primeira receitinha de 2011! Essas barrinhas ficaram deliciosas e são muito fáceis de fazer! E finalmente estou aprimorando minhas fotos, não vejo a hora de comprar minha máquina nova! =D

Beijos




Barrinhas de chocolate, caramelo e amêndoas

Ingredientes:

Massa
100g de manteiga sem sal amolecida
4 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro - aperte-o bem na colher
125g de farinha de trigo
40g de aveia em flocos

Recheio de caramelo*
3/4 de xícara (180ml) de leite condensado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo claro
2 colheres (sopa) - 25g - de manteiga sem sal

Cobertura
100g de chocolate amargo - usei um Lindt noir que tinha aqui desde a lua de mel =S
70g de amêndoas em lascas
Açúcar de confeiteiro pra polvilhar

Método:

- Pré aqueça o forno a 180°C
- Cubra com papel manteiga uma fôrma quadrada de 20cm e deixe um pouco de papel para fora, formando "alças" - não é necessário untar.

1. Na tigela da batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo em velocidade média até obter um creme fofo e claro.
2. Diminua a velocidade e adicione aos poucos a farinha de trigo peneirada e a aveia. A massa vai ficar pesada e se quiser, termine de incorporar os ingredientes com as mãos.
3. Coloque a massa na assadeira, alisando com as mãos para unificar. Leve ao forno pré aquecido por 35 minutos ou até dourar. Deixe que a massa esfrie dentro da fôrma. Aproveite o forno ligado e depois de pronta, disponha as lascas de amêndoas em outra assadeira e torre-as por 10 minutos ou até dourarem ligeiramente. Mexa a assadeira na metade do tempo para evitar queima-las.
4. Enquanto isso, prepare o recheio: em uma panelinha grossa, misture todos os ingredientes e cozinhe em fogo médio/baixo até os ingredientes estiverem bem combinados. Depois de ferver, cozinhe por 3-4 minutos até ele engrossar. Reserve.
5. No microondas - em intervalos de 30 segundos e mexendo bem entre eles - ou, em banho maria derreta o chocolate amargo.
6. Monte as barrinhas: em cima da massa, deite o recheio de caramelo, e alise com uma espátula. Deite o chocolate derreitido, e alise também. Salpique as amêndoas por cima.
7. Deixe na geladeira até servir - só o tempo do chocolate firmar um pouco, meia hora ou 40 minutinhos. Antes de servir, polvilhe com açúcar de confeiteiro. Retire a massa com a ajuda das alças do papel manteiga, e corte os quadradinhos com uma faca grande de lâmina lisa.

Rend. 16 quadradinhos - usei uma fôrma quadrada de 22cm (faria um tico mais da mais da receita da massa, mais 1/4 de receita) e consegui 12 maiores.

*não é bem um caramelo, fica uma consistência de doce de leite e recomendo o uso do chocolate amargo mesmo pois é uma sobremesa bem doce.

2 comentários:

  1. Parece uma delícia Liv! Mas vou demorar pra fazer alguma coisinha assim engordativa lá em casa hahaha... Festas de fim de ano acabam com nossa dieta né!? =(
    Beijocas flor!

    ResponderExcluir
  2. Liv que saudades do seu blog, que saudades de vc.
    Adorei a msg que vc me mandou no dia do meu casamento. Vc é muito querida.
    Sou sua fã!!
    Feliz 2011 pra vc. Que seja um ano replato de realizações e novas receitas, pq agora sou D. de casa tb...hehe
    Bjs

    ResponderExcluir