terça-feira, 2 de março de 2010

Roma



Ah, Vecchia Roma!
Nosso primeiro destino de Lua de Mel!
Depois de uma noite mal dormida no avião, chegamos. Dia 06.10.09.
O aeroporto Leonardo Da Vinci é bem afastado e precisamos pegar um trem até a estação Termini que era em Roma mesmo. Meia horinha. A viagem foi tranquila, viemos com um casal que era dos EUA. Ficaram superfelizes de saber que estávamos em lua de mel! Bem gentis, acabamos topando com eles de novo no meio da rua no dia seguinte!

Pega mala daqui, dali e fomos tentar pegar um ônibus. Não sabia onde era o ponto, tentei perguntar em uma das lojinhas da Estação, mas lóooogico que os italianos não falam inglês. Eles são piores que os franceses! Bem piores! Ô povinho mal educado. No final fomos de táxi para o Hotel. Ele fica do lado da Piazza Fiume, e realmente o táxi não foi caro.


Piazza del Colosseo






Chegamos no quarto - achei bem ruinzinho para um hotel 4 estrelas, mas me disseram que esse lance de estrela não funciona mais. O hotel mais caro de toda a viagem... o banheiro era novo, mas o quarto você via que era antigo. Tem no site uma foto de um terraço que eu não vi. Mas o café era ótimo, o recepcionista também, bem simpático. Daquele jeito italiano que parece que tá gritando com todo mundo... Até recomendo, pela localização, mas talvez pesquisaria mais pelo preço. Apesar de tudo ser caro por lá.

Primeira parada: Coliseu! Lógico!!! O Clássico de Roma! Ou, Anfiteatro Flávio que descobrimos depois. Fomos de metrô, o que eu classificaria como o pior metrô de todas as cidades que já conheci. Cheio, pichado, demorado. Mas, era uma aventura! Tentar entrar e sair de dentro de uma lata de sardinha! Uhuuu


Piazza Barbernini com a fonte de Netuno


Bocca de la veritá

 Assim que saímos das estação.... UAU. Não tenho palavras pra descrever o tamanho daquele negócio. Você fica de queixo caído assim como quando sai do metrô em Barcelona e vê a igreja de Gaudí (ah, sim, um parênteses. Quando for a Barcelona, se for a primeira vez, vá de METRÔ ver a Sagrada Família. A emoção não tem igual em você subir as escadas e dar de cara com aquilo tudo...) É lindo, é grande, é descomunal! E um dos símbolos mais notáveis de Roma!

Outro monumento de tirar o fôlego - e talvez, mais bonito que o Coliseu - é a Fontana di Trevi. Aquilo é espetacular. E antes que perguntem, não, não joguei a moeda. Não queria disperdiçar euros! Mas fiquei lá, junto com aquele mundarel de gente, apreciando essa paisagem fenomenal. Ela é magnífica! Linda! E consegui sim, tirar uma foto que parecia que só tinha eu hehehehhe. E você tem que ver duas vezes, uma de dia e outra de noite.


Fontana di Trevi


 
tem que tirar foto a noite também

Uma das informações mais legais que tivemos nessa viagem, foi graças ao nosso guia visitando o interior do Coliseu. Não dá pra não contar. Nosso guia disse "Ficção é ficção e realidade é realidade." Portanto, esqueçam tudo do filme "O Gladiador". Eu digo tudo. MESMO. Tá, não precisa exagerar. Menos o Russel Crowe. 

Para você se tornar um gladiador, você estudava e treinava por 2 anos. Como uma faculdade. "Gladiador" significa portador de armas, e somente eles e a guarda imperial que tinham esse direito. Durante finais de semana, os imperadores promoviam jogos, lutas, enfim, entretenimento. Começavam desde a manhã até a noite. Pão e circo lembram?


Vista do Colosseo pelo Forum Romano


Dentro do Colosseo



Cada andar do Coliseu era destinado a uma classe social. As pessoas comuns, plebes, no térreo, os ricos porém não nobres, no segundo, e os bam bam bans, lá em cima. Cada andar tinha uma entrada separada, com portas numeradas afim de ninguém se misturar.

Nesses jogos, aconteciam várias batalhas, mas nada de morte. Como um "vale tudo". Você subjulga seu oponente, mas não o mata. Afinal, você não estudou 2 anos para morrer no primeiro combate! Existiam sim execuções de pena de morte. Prisioneiros eram mortos na arena, pelo gladiador que vence a batalha. Talvez aí começa a fama de gladiadores sanguinários. E a "Arena" possui esse nome, pois o palco onde se passava tudo isso, era coberto de "areia". Era mais fácil para manter, e entre uma luta e outra vinha a equipe de limpeza - nessa hora eu imaginava pessoas com rodinho como na quadra de vôlei - e era só jogar mais areia por cima. Viu? Mais prático que o rodinho!


O metrô, nojento como eu disse.

 Para uma amiga especial, muito bem lembrada!

Eu disse que era uma zona.

 Outra história - não tão legal na minha opinião - é a dos animais. Igual o filme, sempre vimos eles lutarem com tigres e leões. E sabemos que por baixo da arena, havia verdadeiros labirintos, com elevadores, jaulas, enfim. Isso realmente existia, mas afim do gladiador não morrer por um ataque de leão - o que é impossível - eles tinham uma técnica. De deixar o animal preso lá em baixo, no escuro, sem comida, por dias.E na hora da batalha, a porta se abre e o elevador traz um leão atordoado com a luz do dia repentina, desnorteado por causa da fome e... aí que é possível um gladiador matar o leão. Achei um absurdo! Mas, enfim eles tinham um bom argumento. Mesma história, você estuda 2 anos, luta várias vezes e antes de atingir sua glória... morre comido por um leão. Chega até ser engraçado! 


Panteon 
Vaticano



Para circular em Roma eu recomendaria pegar o ônibus turístico. Mesmo esquema de Barcelona. Pague por 2 dias e no restante do período faz um repeteco do que você mais gostou. Além de ter detestado o metrô, lá você anda muito, e as calçadas são cobertas de motos. Os carros estacionam em fila dupla. Os ônibus normais, são cheios. De repende sentar-se num bus turistic pode ser mais relaxante do que aguentar a bagunça dos italianos. Sim, porque Roma, é uma zona! Mas ainda sim, a pé é bem melhor do que de carro. Lá pra estacionar é pior ainda. A não ser que você tenha um Smart. Ou um Cinquecento. Como a cidade é antiga, assim como Florença, os Parcheggios na rua são para residentes. Então tudo é pago. Se você mora lá, você tem uma carteirinha que põe no carro e mostra que você é daquela região. Senão, se vira e estacione onde couber, e pague por isso...


Na fila e dentro do museu
 

 Piazza san Pietro

 Ande pelas redondezas. Vimos a Piazza Navona, a Bocca della Verità, Pantheon, Piazza Barbernini, Piazza di Venezzia. Todos lindos. E também, recomendo super assistir antes de ir é "Anjos & Demônios". É mil vezes melhor que o "Código daVinci" e mostra uma visão maravilhosa de Roma. Você vai querer ir em todos os lugares mostrados!

 Recomendo também, uma visita guiada pelo Forum Romano. Você literalmente se perde lá dentro. Era um conjunto de palácios, como o centro de uma cidade mesmo. Mas como agora tudo está em ruínas, você perde o sentido da coisa. Vá com sapatos confortáveis, e se for no Verão, leve um protetor solar. Fiquei com a marca da camiseta! Aliás, vá primeiro no Coliseu. Normalmente eles organizam tours em inglês - pagamos 8 euros, fora o ingresso - e fazem primeiro o Coliseu depois o Forum. Como já tinhamos andando um monte, não aguentamos. No Forum, a fila é menor e você consegue comprar um ticket integrado dos dois. A fila do Coliseu é gigantesca e foi sorte termos entrado nesse grupo porque passamos por ela rapidinho! 


Para os fãs de SPN, direto do Musei Vaticani: Miguel x Lucifer!
Olha esse teto! oO
Tomando o melhor gelato do mundo.


Agora a parte religiosa de Roma. Vaticano! Lindo! Demoramos um pouco pra chegar lá - metrô cheio, hora do rush... Realmente eu tiro o chapéu para os italianos. É tudo deslumbrantemente lindo. O Musei Vaticani é maravilhoso. Aliás, ficamos tanto tempo lá que não tinha forças para subir a escada da Basilica di San Pietro. Fica para uma próxima! Capela Sistina: Demora 1 ano pra chegar nela, não tem como tirar fotos, mas vale todo o trabalho. Falando em trabalho, se você procura um bico em Roma, leve seu currículo no museu, e você pode candidatar-se a "fazer shhhh na Capela Sistina". Eles dizem que é um lugar Sagrado, e pede-se silêncio. O burburinho começa, e não tem como porque aquele teto é fabuloso! E a gente - e mais várias pessoas - começa a sussurrar "é lindo, olha os detalhes etc..." e não é que do nada a gente ouve "Shhhhhh. No talking. No photos." 

A outra parte boa de Roma: compras. Lá tem uma rua - Via del Corso que tem tuuuuuuudo. Sephora, H&M, Disney Store, fora as marcas italianas Diesel, Miss Sixty. Enfim, ela é a 5th Avenue de Roma. Vale muito a pena fuçar. Ela é longa e termina na Piazza Venezzia. 


Forum Romano.

O Balanço de Roma 

- Realmente, a parte histórica e linda faz você esquecer que lá é uma bagunça.
- Aprendi um italiano beeeeem básico como Buon Giorno, Buonna Sera, Caldo, Freddo...
- O metrô deles é o pior, mesmo.
- Por mais lindo que o Vaticano é, ainda não acredito na Igreja Católica.
- Os italianos não tem muita paciência. Os franceses são um doce perto deles!
- O Forum Romano é um monte de pedras empilhadas.
- O sorvete de lá, realmente é o melhor do mundo!!
- Tem que conhecer. Aquelas ruínas fazem parecer que a queda de Roma foi ... ano passado.


Recomendo: Guia Turístico Itália 

E a pérola da viagem:
- "O que você faz aqui no Musei Vaticani?"
- "Eu faço Shhhhh na Capela Sistina"

Com essa anedota, encerro meu post!

Arrivederci!

5 comentários:

  1. Hey adorei tudo... E sim ele parece a Cate Blanchet!! kkkkkkkk

    Liv meu marido e eu vamos pra Itália em maio (talvez junho, eu prefiro maio, mas vamos ver).. Acho que vou pegar umas dicas com vc!

    Valeu pela dica.. Realmente parece ter sido uma viagem ótima.. Claro que seria né?? Lua De Mel?? A minha foi inesquecível tb.. E agora que vamos viajar, na verdade é pra fazer uma segunda lua de mel.. hehehe

    Um beijo..

    ResponderExcluir
  2. Li, adorei o post!! realmente Roma é uma zona, mas nao sei se a italia toda é mal educada, talvez porque seja cidade grande. Em Berlin tbm as pessoas sao mal educadas.
    Obrigada pela homenagem!! heheheh adorei vc ter lembrado de mim!
    Ficamos num apartamento super bom, novissimo e barato em Roma,pois da ultima vez fiquei num hostel nojentíssimo d nao queria repetir com minha mae! hahahaha Nao pegamos visita guiada no coliseu e no Forum, só andamos no meio das pedras mesmo, mas foi otimo tbm! Adorei saber a história dos gladiadores!Eu tiha a historia do filme na cabeça.
    To escrevendo meu post de Roma Tbm! talvez eu post essa semana, mas nao sei se via dar.
    Beijos Li

    ResponderExcluir
  3. aiii que saudades ..... tudo mais que lindooooo ... aiifiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez, obrigada pelas dicas!! Já anotei tudo aqui no meu guia... rs

    ResponderExcluir
  5. Realmente...que saudade da Europa toda!!!
    Estive por muito lugares lá, mas Roma é surpreendente mesmo.

    Beijos.
    Li Spina.

    elimattoso@uol.com.br

    ResponderExcluir