sábado, 13 de março de 2010

Mousse au Chocolat



Hoje é niver da minha querida amiga Cynthia - Parabéns!!! - e nada como uma receita do livro que ela me deu de aniversário para fazer esse post especial!
Esse mousse é muito fácil, mas muito! Acredite, apanhei pra fazer a clara em neve, mas agora já sei!
A receita pedia para ir adicionando o açúcar aos poucos e aí que eu comecei a bater, o negócio não deu certo. Aí tive que usar mais 4 claras. Ficou bem doce, mas muito bom. Misturei tudo no final.

Um beijo e bom final de semana!






 
Mousse au Chocolat
daqui

150g de chocolate meio amargo - com teor de cacau não inferior a 70% - usei uma barra Nestlé
4 colheres (sopa) ou 80g de manteiga sem sal em pedacinhos*
4 gemas
4 claras
5 colheres (sopa) ou 60g de açúcar refinado

Corte o chocolate em pedacinhos e derreta-o em banho maria** - nunca em contato direto com o fogo. A seguir acrescente a manteiga aos poucos e misture bem. Retire do fogo, espere esfriar um pouco e adicione as gemas, mexendo bastante a fim delas não cozinharem até obter uma preparação lisa, sem grumos.
Na batedeira, em velocidade máxima, bata as claras em neve e quando elas chegarem no ponto de merengue firme acrescente o açúcar aos poucos até parar de bater. Coloque uma colher de sopa à preparação do chocolate e integre com movimentos envolventes. Acrescente mais 2 ou 3 colheres de sopa , sempre mexendo de baixo pra cima.Por último, adicione o restante do merengue e mexa até obter uma mistura uniforme. Coloque o mousse em taças e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Pode ser decorada com lâminas ou pedacinhos de chocolate, ou com nozes partidas ao meio.

Rendimento: Serve 4 pessoas. Usei taças de sorvete. E essa sobremesa é rápida mesmo, preparei em 15 minutos contados!

* o livro não indica a temperatura da manteiga, usei em temperatura ambiente
**o livro indica também o microondas, em temperatura máxima com intervalos de 30 segundos para evitar que queime, mas eu acho mais fácil essa opção. Se optar pelo microondas, mexa em cada intervalo, até que fique homogêneo.

2 comentários: